primeiro desafio: fazer o blog!
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
de 1800 a 25 de março
Passeamos pelos labirintos de lojinhas de antiguidades....muito interessante! me senti em 1800...tem maquina fotograficas antiguissimas, moveis, fotos, cartoes postais escritos! Lojas de roupas com pessoas vestidadas da época....uma viagem ao passado! Como máquina do tempo!
Logo ao sair dessa mundo, vc cai direto a nossa conhecida 25 de março!! Pessoas vendendos produtos ilegais, correndo da policia, tudo baratinho e sem muita qualidade, barracas e barracas....ai, sim, me senti em casa!!!
Dia curto
Hoje fui patinar no gelo! é gostoso!! começo eu estava com medo, depois curti! Agora to com dores nas pernas.....
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Está estragado?
No Brasil quando abrimos a geladeira e sentimos um cheiro forte e ruim, sabemos: "Hum, tem algo estragado na geladeira..." Começamos a caça de cheiros e potes.....Mas aqui não funciona isso.....Quando vc abre a geladeira e o cheiro está horrível, sabemos: "Hum, ela comprou varios queijos gostososos!!".
Aproveitando Paris
Para mim uma das coisas que mais me fascina em Paris é encontrar seus pequenos segredos pelas ruas...adoro andar sem destino! As vezes fico de mal com Paris, temos uma relação complicada, de altos e baixos.....Então, o que me restabelece é aproveitar o que ela pode me oferecer de bom, já que ela me cansa bastante no dia a dia!! No primeiro domingo do mês, os museus são gratuitos, gosto de aproveita-los! Adorooooooooo isso da Europa! da França: os lindos museus!!! Fui ao Musée de l'Orangerie, onde estão as Ninfas de Monet. E fiquei impressionada!!! é realmente muito bonito, transmite algo diferente, forte, vc entra na obra. Adoro impressionismo! Sinto que para ir a esses museus precisa estar com o estado de espirito para isso.....não é todo dia que nos sintonizamos com as obras de artes! Descobri um artista espanhol que adorei! O artista éEliseo Maifrén y Roig e a obra é Paysage nocturne. (vejam: aprimorei minha capacidade tecnologica!!!)
Depois fui comer FEIJOADA!! Isso tb me ajuda a suportar a Saudades!!!
Depois ver o filme INTOUCHABLE, filme frances muito bom! Adorei! Boa historia, bons atores, sensivel e simples!
Ontem fui ao Centre Pompidou. É arte moderna, não é muito meu estilo, mas tinham coisas muito muito legais! O mais lindo é a vista de Paris! A cidade é realmente bonita! Intrigante! Fui a exposição temporaria de Yayoi Kusama et Edvard Munch. Gostei bastante de tudo!! E a tarde fui a uma exposição no Grand Palais: Des jouets et des Hommes. (os brinquedos e os homens). Adorei!! Ver brinquedos desde 1800, 1900, tinham coisas de antes de Cristo, até os brinquedos atuais, os da minha infancia! adorei! E tinha um comentario super interessante sobre a preparação da mulher para o mundo da maternagem e lar pelos brinquedos....nem precisa comentar....Muitos brinquedos que estavam expostos surgiram na Alemanha....achei interessante! Para fechar o dia cultural, assisti a uma boa peça de teatro!E um jantar bem farnces! Frois gras, pato, pao e qeijo roquefort e salada!!Hummmm delicia!! E uma tacinha de vinho...claro!!
Assim, eu gosto de morar em Paris!
Eu consigui fazer tudo isso, pois como cuido de crianças, agora as levo para passear onde eu quero!!! hahaha mas nem sempre da certo! Ja assisti gato de botas com uma das crianças que acompanho e não gostei muito.... e agora preciso sair para levar minhas outras 3 crianças ao cinema....Mas é melhor que ficar em casa, catando roupa do chão e olhando para traz para ver se o pequeno não vai pular nas minhas costas!!
Fête de la Lumière
Esgrima na chuva
Bom, depois de passar 20 minutos so me equipando de roupas:, meia 1 calça termica, calça jeans, meia 2, bota de lã e impermeavél até o joelho, blusa de manga comprida, blusa de la gola alta, casaco de lã grosso, sobretudo, cachecol, luva e gorro....pronto ja nao consigo me mecher....putz, como faz a bolsa ficar no ombro....ela cai.....so falta pegar o guarda-chuva...putz....preciso tirar o lixo....Ok! Deu tudo certo!! Consigo sair de casa, trancar a porta (lembra to de luva...). Consegui!!! Viva to na rua!!! Chuva forte, não da para ignorar....abro meu guarda-chuva e começo meu novo esporte: Esgrima! Não é assim, apenas segurar o guarda-chuva, vc precisa ser rapida, perceber de onde vem o vento dessa vez, virar o guarda-chuva rapidamente na boa direção para que ele nao se vire todo o contrario e va mais um para o lixo....e assim, vou observando a mudança de vento constante virando e revirando minha espada....e lembre-se a bolsa não fica no ombro....por isso digo: o frio me cansa.....chego no trabalho e já to exausta!!! E claro que molhada tb! Afinal não tenho muitos anos de pratica de esgrima....
(preciso escrever esse parenteses: eu chego no metro quase sem movimentos de tantas roupas, passo o dia me sentindo numa aula de musculação para aguentar o peso de tudo e as francesas estão so de meia calça fina e saia......dá até raiva.....devemos ser feitas de tecidos epiteliais diferentes....)
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
O valor de uma porta
Nao deve ser muito assim, mas e a moral da historia que me marcou. Ou seja, tudo depende do seu parametro, do ponto de comparação. A moral era também sobre a pessoa que fica sempre reclamando. As vezes as coisas mais simples e importantes estao ao nosso lado todos os dias e nao sabemos valorizar.
Voces ja viram como uma porta faz diferenca em nossas vidas?!
Eu descobri que adoro portas! Morar num lugar sem portas de divisão é como viver na epoca do feudalismo, idade média, onde toda a familia dividia um só comodo. Ou então numa favela no Brasil.
Eu ja contei que onde moro, era a baia de UM cavalo?! Então, moro em DUAS MULHERES!!!
Quando perdemos as coisas boas e que passamos a valoriza-las. Estou valorizando muito muito meus olhos e minha visão! Quero observar, olhar, ver, enxergar tudo!!!
Assim, como sinto saudades de portas!!
Portas são parte de grandes cenas de novela, de cinema, da vida de todo dia! Uma grande briga quando termina com uma forte batida de porta! Essa batida, o grande CLACK pode significar tantas coisas....o abrir uma porta....olhar pela fechadura da porta....passar algo por debaixo da porta....viu como uma porta é algo especial! Valorizem suas portas!!!
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
As voltas da vida
Tudo na vida é muito muito relativo, tudo depende dos sesu parametros anteriores....acho isso tão interessante!!! Por exemplo, tem momentos que tenho certeza que um minuto tem 120 segundos....principalmente quando vc trabalha numa loja de relogio e nao tem nenhum cliente para atender.....e todos aqueles relogios ficam no seu ouvido: Tic-Tac Tic-Tac......
E uma grande volta que sinto que deu minha vida, foi o fato, de eu, quando pequena, ter sido uma menina mimada (não insuportavel, birrenta, isso acho que nunca fui...mas podem confirmar com minha familia!). Mas alguem que sempre teve alguem para arrumar minha cama, fazer suquinho de fruta natural, e tantas outras mordomias.....hoje sou eu que faço isso para as crianças que cuido......todos os dias, quando estou lá, fazendo o que faziam por mim: preparar lanchinho, passar geleia no pao, recolher as roupas jogadas por todos os cantos da casa, secar o banheiro todo molhado, etc. Logo penso em todas elas que sempre cuidaram de mim! Penso nelas com carinho, com respeito, com vergonha em alguns momentos, em que com certeza eu devo as ter tratado mal.....quando por exemplo, as crianças me pedem as coisas sem pedir por favor, ou agradecer, eu me sinto mal, como uma maquina de servir e realizar pequenos desejos, e certamente eu devo ter feito isso com elas! Queria fazer uma grande homenagem para: Geni, Rubia, Edna, Marli, Maria, Terezinha, Cida,Graça e tantas outras que nem o nome lembro....
cartas
Cena de Teatro
Não parece cena de teatro? Ate procurei a camera, certeza que parecia uma pegadinha....
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Hospital na França
O que sinto aqui (e me irrita) é que os defeitos não podem ser ditos (claro, que estou falando a partir da minha pequena vivencia de 11 meses, nao estou dizendo que toda a população francesa é assim). Então, se vc diz: "Nossa, mas a burocracia é enorme, é inutil, improdutiva....."Eles dizem: "A é assim mesmo, é a burocracia francesa". Como se fosse normal, e precisasse ser aceitado. Por outro lado, eles tem um lado de lutar pelos "direitos".
Bom, tudo isso, para contar que estive no Hospital é foi horrível!!!!Tive uma super alergia nos olhos devido a lente. Começou de repente e em 2 horas eu estava "cega", não abria mais os olhos! Foi horrorosso!!! Tive muita angustia, medo, nao sabia o que estava acontecendo....tinha medo de ficar cega de verdade!! (ainda por cima sofro de um mal, minha cabeça nunca para de pensar, não me deixa em paz.....e eu sou psicologa.....ficava pensando um monte de bobagem....sera que estou tendo uma crise de histeria de conversao, sera que tudo isso é psicossomatico, o que sera que não estou querendo ver.....). Bom, fui a emergencia/URGENCIA de um hospital especializado em olhos. E esperei 4 horas para ser atendida. Repito: QUATRO horas!!! Imaginem!!!!! fiquei indignada!!! Eu estava morrendo de dor, chorando de dor...ninguem veio nem fazer uma triagem!!! mesmo "cega" fui brigar duas vezes com a secretaria, é só me irritei mais!!!! Povo grosso!!! (nao todos, mas é facil encontra-los por aqui....). Alem do mais eu pago um monte de imposto nesse pais. 30% do meu salario é para impostos. Mas quando vc vai atras dos seus "direitos" ai entra a burocracia francesa......E vc chega no hospital publico e paga para ser atendida! Como assim??? Como disse minha amiga: "pagar serviço publico é como dizer subir para cima".
O pior a medica foi uma estupida comigo, eu disse que estava com muita dor, ela disse que sabia, pois minha infecção era muito grande e que eu continuaria com dor, ela não poderia fazer nada....e depois fez uma lista de remedios e deu para eu LER!!! nãoooooooo, espera!!! Vou explicar de novo!!! Eu estava num hospital de olhos e eu não enxergava!!! Como vou LER???!!!!
Enfim, foi um pesadelo!!! Graças a Deus tenho minhas queridas amigas que estiveram ao meu lado o tempo todo!! a Ju foi minha enfermeira e meus OLHOs!!
E o pesadelo so estava começando....quem me conhece sabe que sou um pouco....agitada, dinamica....e tive que passar uma semana em casa sem fazer NADA!!!!! Sem olhos vc nao pode LER, nao pode usar o computador, nao pode ver filme...nao faz NADA!!! So dormi e comi! Claro, engordei mais......As pessoas diziam, aproveita, ta frio, chovendo....vc ta em casa tranquila, descança.....desculpe, isso consigo fazer em 2 maximo 3 dias...depois virou inferno!!! Dormi tanto, tive tantos sonhos que ja nao aguentava mais.....Vi que ja estava passando dos limites quando comecei a sonhar que cuidava do Cascao. (sim o Cascao da Turma da Monica!). Viu ja nem tinha mais com o que sonhar!!
Bom, agora estou bem melhor! Ate por isso que consigo escrever no computador.....mas nao posso abusar.....se nao fico com dor de novo.....ai meu Deus!!!Mais um grande teste da vida!!!
Esses dias so pensava no Brasil, em mandioca frita, em escondidinho de carne seca, em suco de laranja, etc!!! Eu sou muito brasileira para ficar tanto tempo longe.....gosto tanto do Brasil que fico feliz de acordar e escutar musica brasileira na radio, mesmo que a musica seja podre: "Ai se eu te pego!".
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
J en ai mare
J en ai mare do frio, da falta de sol....
Como podem ser felizes se brincam com tantas roupas, gorro, cachecol, luvas, casacos e mais casacos?!?!
Os bebes nao tem nem movimento dos bracos....
Na verdade deve ser tb por isso q no geral nao ha um clima de felicidade por aqui....
Tem outras expressoes frances que me marcam
je suis desole: quer dizer que pena, sinto muito, mas eu escuto assim: pena mas o problema e seu!
Tu te depeches: vai rapido
tu te debrouilles: se vira
ça coute cher: isso custa caro
J'ai le droit: eu tenho o direito
Essa ultima frase é muito muito usada, no começo eu achava lindo. Até escrevi sobre ela no começo do ano. Como é lindo uma criança saber de seus "direitos". Mas depois de passar 11 meses ouvindo isso da boca de varias crianças que deturbam seu verdadeiro significado.....j'en ai mare dessa frase também!!!
voila!!
Depois lembro de outras....
O pior e qdo me chamam de madame! Detesto!
Ja to comecando a entrar em crise dos 30; ja tenho cabelo branco e ainda me chamam de madame. E pra acabar!!
Perguntei: mas pq me chamam de madame. Pq eu ja estou na idade de estar casada.....affeeee....socorrro!!
Bom, to aqui congelando no Square!!!
terça-feira, 22 de novembro de 2011
porta de escola
Acho um maximo observar a relação entre irmaos, nossa essa vida é mesmo complexa!! Acho que ter irmaos e fundamental! Talvez possa ser tema do meu doutorado!!!
Observar as crianças no parque, square, aqui fala s-qua-re nao como em ingles! è bem bizarro como eles falam!!!
Mas na verdade, sentei aqui para contar uma cena que achei linda. Estava eu, na porta da escola, esperando meus anjinhos/diabinhos e olhando o Re-encontro dos pequenos com seus pais ou babas (muitosssssss tem babas! todas estrangeiras!!!). Vi uma mae que veio buscar dois menininhos bem pequenos, tipo 3 anos. E o menino diz: (em frances claro!) "Oi Mamae, como foi seu dia? Vc esta bem?"Aiiiiii que lindo!!!!!! ja apaixonei por ele. Agora ele é meu foco de observação na porta da escola!! e na semana seguinte, no reencontro ele diz: "mamae, vc esta tao bonita hoje!" Aiiiiii ganhou mais pontinhos comigo!! assim sim da vontade de ter filhos.....
pena que essas cenas duram segundos, no geral as crianças ficam mais tempo aprontando, gritando, chorando, testando, reclamando, disputando, infernizando....ops empolguei!!! Mas fica aqui com 3!!!
Ontem teve uma cena que achei fofa. O menos de 4 anos me perguntou: Vc vai dormir aqui? Disse que nao, ele responde: "Ah! nao!!! Ficamos ficar sozinhos!!" E se mostra bem preocupado! Expliquei que esperaria a mae chegar, nao deixaria eles sozinhos....mas por via das duvidas, ele me fez dormir de maos dadas com ele!! fofo!!!
Bom, estou aqui, na casa deles, fazendo babysitting....ja sao quase 2h da manha!!
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Friooooooo!!!
O mais bizarro é que consigo suar e sentir frio! Isso é muitoooooo estranho! é assim, todas as partes que estao protegidas ficam quentes e como ando rapido fico com calor, mas sinto um frio congelante no rosto, na orelha, meu nariz arde de frio! meus olhos ficam lagrimejando!! Viu como é serio meu frio!!!
E eu estou tentando me fazer de "forte" ainda nao estou usando todas as minhas "armas" contra o frio! Sabado ate sai de vestido (de lã!) com meia calça (grossas e duas!!). Pq enquanto eu ja to com meu super casacao, encontro francesas de meia calça fina!!! como conseguem!!!!
Bom, era isso, um desabafo, de alguem que se sente morando num gigante frezer!
domingo, 13 de novembro de 2011
Nova fase
sábado, 5 de novembro de 2011
Outono e outros
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Minha pequena comunidade
Bom, voltando ao assunto, adoro essa pequena grande comunidade! Ela me é fundamental para suportar os desafios de morar num lugar onde me sinto como um E.T!
Veja, mesmo com 9 meses e meio de França ainda tem coisas simples que demoro uma eternidade para entender....me sinto uma burra! Hoje pela primeira vez fui nadar na psicina publica aqui em Paris.
(adoro isso de psicina aquecida, limpinha e boa e barata para todos! nisso consigo ver o fraternite, igualite, liberte, porque na maioria do tempo acho que essas palabras sao bonitas de ler....e no dia a dia acho que esses valores estão bem escondidos...precisa procura-los!)
Bom, cheguei na psicina, segui a plaquinha e......não achei a psicina!!!! Como??? É algo simples certo?!! Bom, procurei...procurei....achei homens pelados....nada de psicina...Ok, não custa perguntar. "Descupa, por favor, onde entro na psicina??", a respsota é simples: "só abrir aquela porta!". Claro, a única que não tentei!
Antes já tinha tentado colocar minha mochilinha no armario automatico, li as instruções...fácil! aperta os botoes, clicka nao sei onde e.....não deu certo!! Obvio!! bom, deixa fora do armario mesmo!!!
na verdade, antes já tinha me perdido no meu proprio bairro, eu moro aqui há um mês e meio. e a psicina é bem pertinho! So queria fazer um caminho diferente....mas as ruas em Paris não sao paralelas....sao sei la o que...diagnais, com becos sem saida, com passagens secretas....sei que nem sei onde fui parar....
Enfim, algo que era para durar maximo uma hora, contando com 45 min de natação, durou 2 horas sendo so 30 min de natação....
Tem muitos outros exemplos de desafios do cotidiano! Eu me irrito quando não consigo sair da estação de metro!!! Tem estações que tem tipo 15 saídas, tipo a perto da minha casa (eu nem desço mais nessa estação, porque nao sei sair dela!!!) e vou seguindo as flechas e não da certo!!!
Ou quando não sei usar o elevador...o elevador tb merece um capitulo a parte, muitos mal cabe uma pessoa (ta vendo como eu preciso emagrecer logo, daqui a pouco não vou caber nos poucos elevadores existentes em Paris).
E alguém pode me explicar porque tanta falta de imaginção de colocar o mesmo nome em ruas diferentes? Na verdade muda, umas chamam Rue blabla, outra boulevard blabla, outra Chemin blabla....So muda o tipo da rua...o nome é o mesmo!!!já é dificil achar as ruas, agora com nome igual, ninguém merece!!
Bom, tudo isso era para contar um pouco de como minha pequena grande familia na França me é importante, sinto um lugar de muitos e profundos aprendizados!
Filosofando sobre curiosidades
O que me faz gostar de morar "fora", (humm...essa expressão me faz pensar varias coisas...fora do que exatamente? Do país? da cultura?...deixa pra lá...isso é coisa de quem trabalha com associação livre....).
Bom, uma das coisas que me faz gostar de morar em outro país, é justamente o encontro com o diferente! Por exemplo, mesmo estando aqui há 9 meses e meio!! Ainda me surpreendo com a quantidade de objetos jogados no lixo, ou seja, colocados na calçada sem que ninguém os pegue!!! isso mesmo, fica dias e dias e semanas, coisas do tipo: computador, geladeira, fogao, microondas, colchão, cama, sofa, mesa, aramario....e o mais legal é que as pessoas colocam bilhetes sobre as coisas. Exemplo: computador de memoria tal, do ano tal, com defeito apenas em X. Assim, caso alguém queira pegar já sabe extamente pq a pessoa dispensou o objeto!
Acho isso curioso...tão diferente da gente! Fico pensando que temos muitos problemas no Brasil, e agora, mais do do que antes, acredito que as grandes causas sejam: a gritante diferença social e a corrupção. A educação e a saúde, podemos arrumar diminuindo a corrupção e a enorme diferença entre milhionarios e extramamente pobres. Corrupção falo da nossa tb, a do dia a dia, não só dos grandes escandalos dos cofres públicos. Digo, a de "pegar" pequenas coisinhas "achadas" por ai, desviar só um detalhe da lei...etc.
Aqui os mendigos leem na rua! Pois é! é INCRIVEL!!! Eles deitados, sentados, nas praças, pedindo dinheiro e lendo enormes livros!!! Acho isso encantador!! pq temos tantos analfabetos? A vontade de entender o mundo que nos cerca é natural do ser humano, a escrita faz parte do dia a dia, como podemos ter tantas pessoas que não sabem ler???!!!
Adoro o encontro com outras culturas que são mais diferentes ainda da nossa. Ex. Adoro encontrar as africanas negras altas, grandes no metro, na rua, com seus vestidos e turbantes lindos, enormes, e super coloridos de cores vivas e vibrantes! As indianas com suas roupas transpassadas, também coloridas, (mas em tons mais sobrios comparados com as africanas), com suas tatuagens na mão e o "terceiro olho", bolinha vermelha pintada entre as sombrancelha.
As mulçumanas com seus longos véus, ainda me causam sentimentos variados....tento não ser pre-conceituosa, ou seja, tento não pensar com meu "pensamento de brasileira ocidental de biquine na praia", tento pensar que pode ser uma escolha delas também. Sei que tem muitos livros, filmes, documentarios que contam dos maus tratos que elas passam, da submissão, etc. Mas se eu pensar só por esse angulo, vou pensar de acordo com meus valores....sim, existem aquelas que concordam com a cultura que foram criadas.....Mas sempre olho elas com mais profundidade, como se eu quisesse tentar "ler" em seus olhos, se elas estão felizes dessa forma ou não. Me intrigo, fico curiosa, tenho vontade de perguntar: olá! tudo bem? Sera que vc poderia me contar se de verdade verdadeira vc já se questionou sobre seu véu, sua cultura? Vc realmente gosta disso? Calma, sou cara de pau, mas tento preservar o respeito! Não fiz essa pergunta para ninguém (pelo menos por enquanto!!)
Ainda mais aqui na França que é proibido o véu que cobre todo o rosto, e elas levam multa se o usarem....é um tema bem polêmico.
Quado trabalhei na galeria Lafayette, ficava olhando todos que passavam, lá era bem divertido de reparar as diferenças de nacionalidade (acho que quero estudar antropologia!!). E as de véu me intrigavam muito!!! As vezes achava "hipocrita"(não é bem esse o termo, quero dizer contraditorio, no meu pensamento ocidental de brasileira), tem umas que são mais modernas, que usam calça bem justinha, salto alto, um kilo de maquiagem, esmaltes vermelhos em unhas super compridas, e um véu para cobrir o cabelo....hum....isso dá é mais curiosidade.....
Outras que cobriam o corpo todo, mas com cada birdado lindo naquelas burkas.....
Os judeos também já sei reconhecer, não só os homens, que isso é facil, mas as mulheres pelo estilo de roupa.
Adoro ver também as diferenças dos traços físicos: cor de pele, formato dos olhos, nariz, boca, dentes, tipo de cabelo....é engraçado, como somos todos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes!!!
Adoro reparar também na relação dos pais com seus filhos, as africanas com seus bebes enrolados nos lenços, pendurados em suas costas.....nossa! que habilidade, dentro do onibus, elas fazem aqueles "nós" nos panos e colocam seus microbebes com muita facilidade em suas costas....
Tenho a impressão que grande parte das mães francesas, estão com seus filhos, pq a vida é assim: crescer, casar e ter filhos. Vejo que eles fazem muitas coisas que para mim seriam ideais: ex. levar no parque, ir ao zoo, dar lanchinho da tarde, mas a imprssão que tenho é que fazem isso de obrigação, não vejo muitos sorisos, muitos afetos, vejo olhares vazios, longes...longe daquela situação!
Bom, ainda tem muitas outras coisas...mas preciso parar agora....outro dia continuo.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
um dia feliz a paris
Trabalhei de manhã como psicóloga!!!
Almocei no restaurante universitário (nem contei disso ainda! Adoroooooooo almoçar lá! A comida é boa, sem salitra, em enorme quantidade e com mais de 3 elementos - o que é raro na França!- e só paga 3,05 euros!), comi espinafre que amo, beterraba, cenoura, frango e salada de fruta e capuccino!!! Hummmm uma delicia!!
Depois fui estudar na biblioteca! A biblioteca tb adorooooo muitooooo livros bons!!! Cheio de alunos, todos em silencio estudando! é lindo de ver! A janela é grande e da para ver o rio!
estava estudando e começou a chover, uma tempestade bonita de ver, logo depois volta o sol, resultado: um maravilhoso arco-iris!
Depois fui ao supermercado comprar os ingredientes para meu curso de culinaria a noite. Fui corrir com minha amiga e depois cozinhei por uma hora! Ficou muito gostoso! Saumon com legumes! Claro que acompanhado de uma taça de vinho, senão não tem motivos de morar na França!
Bom, agora que estou feliz, vou estudar mais um pouco!
escrevi escutando: La seine de vanessa paradis. Filme: Monstro à Paris.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Um dia do cotidiano
Agora estou tentando encontrar uma rotina, para mim ela é importante!!
embora goste de sair da rotina!!!mas para isso precisa te-la! é como férias, se vc nao faz nada, nao tem férias....
Bom, voila, ja comecei a viajar nos pensamentos!!!
Hoje esta friooooo e chovendo!!! bem vindos a Paris!!!
Estou me tentando fazer de forte, nao posso sentir muito frio com 12 graus, pois afinal isso é so o outono....
Fui para a universidade de manha e na terça tenho aula das 10h As 18h com duas pequenas pausas de 30 min...imagina no final do dia to bem cansada!!! Ainda é bem dificil fazer aula de psicanalise el frances!!!
é dificil manter a concentraçao...fico observando tudo...os profs, os alunos, a sala, o teto, as janelas...cada sala tem uma decoracao de arte na parede; tem uma sala que é uma arvore feita de durex e papelao, mas é tao linda que fico admirando a simplicidade daquela arte e seu encanto!!!
Depois ainda tenho a dificuldade com minhas anotaces: escrever em frances ou portugues? começo em frances de manha, a tarde ja é metade metade, depois quando consigo anotar algo ja é tudo em portugues....ta meio confuso...Ainda para ajudar, até o caderno aqui é diferente!! é cheio de quadradinho...as vezes nao consigo nem me acertar com as linhas....
Bom, sai de la (no frio e chuva) e fui para uma pequena reuniao com a prof da escola do menino que faço acompanhamento terapeutico. quero me aproximar da realidade escolar francesa...
Depois um babysitting! onde estou até agora!! Adoroooo este trabalho!! é o melhor do mundo!!
as crianças dormem e eu fico aqui usando a internet e estudando!!
hoje era uma nova familia, descobri que adoro conhecer as familias francesas...e a meninha dehoje é uma fofa!! Filha unica (caso raro na frança atual!) de 8 anos, super culta, curiosa, educada,calminha e carinhosa!! Me mostrou livros de arte da idade media, desenhamos, jogamos, jantamos, dançamos, mostrei Brasil: bandeira, pantanal, sao paulo, rio, capoeira, samba, etc!
Adoro ser embaixadora do Br, meu objetivo e mostrar as crianças francesas a beleza do nosso pais!!! quem sabe sao futuros investidores!! isso é que e trabalhar na prevençao!!! haha
Bom, no meio do desenho ela me diz: "na verdade vc ainda tem alma de criança"; Adoreiii!!seim, quero sempre ter alma de criança!!hahaha
par contre, ontem como nounou, nao foi muito facil....o irmao do meio resolveu torrar a paciencia do pequeno (que geralmente é meio pestinha, mas as crianças tem um sistema de regulaçao dos nervos de suas babas, entao quando um esta uma peste o outro se controla, assim evitasse os suicidios de babas!!!). Entao, o do meio resolver jogar uma pedra na cabeça do pequeno...Ai Meu Deus, Jesus, Maria e Jose!!! socorro!!! essas crianças sabem me deixar louca tb!!mas nao aconteceu nada grave....em pouco tempo eles ja estavam rindo juntos ....e eu com o coraçao na mao!
por hoje é isso....vou estudar enquanto os pais se divertem numa festa por ai!!!
aos poucos vou colocando minhas noticias em dia!!!
domingo, 16 de outubro de 2011
voltei!!! resumo dos ultimos meses
Tantas coisas aconteceram nesses meses que parecem até que ja foi um ano! Vou fazer um resumo, depois se der tavez posso contar os detalhes....
Bom, as ultimas noticias que dei foi quando eu estava de ferias com a familia que eu trabalhava e morava. Eu passei um mes viajando com eles, ficamos bastante tempo na praia. Para mim praia é como um lugar especial, guardado com as lembranças doces da minha infancia. Um lugar de encontro comigo mesma, como um colo de mamae! Adoroooooo praia! A praia que estive era linda, agua transparente, mas fria....nao tem areia, tem pedras...nao é muito confortavel....nao tem camarao, nao tem agua de coco, nao tem rede e o sol do meio dia ou uma da tarde parecia nosso sol de 8h da manha....mas tinha vinho rose todas as noites!!!Todos usavam havainas do Brasil!! Os biquines sao pavorosos, umas calcinhas enormes, como calçola de tataravo, mas top less.
Trabalhei muitoooooooo la!! tipo 24h durante mais de duas semanas, mas pareceram 8 meses!!!! Se as crianças acordavam a noite era eu quem acordva para ficar com eles....descobri que nao gosto que me qcordem no meio da noite!!!
As crianças cresceram muito durante as ferias, mudaram bastante! A minha pequena estava cada dia mais linda e apaixonante!!! O menino estava bem chatinho e me torrando a paciencia...mas crescendo, aprendeu a nadar!
Fui para Saint Tropez....passei um dia la sozinha!! Foi meu unico dia de folga!! Saint Tropez nao tem muito minha cara....é um lugar de mostrar dinheiro, carros, motos, marcas de luxo, barcos mostruosos de grande, gente de maquiagem e salto alto na praia.....cada dia gosto menos desse tipo de coisa....
Depois quando voltei para Lyon, recebi o resultado do mestrado. Entrei na Sorbonne! Bom, vim aqui para isso....na verdade nao era so para isso, é pelo pacote todo: viajar, conhecer outra cultura, ter outras experiencias, aprender a lingua e fazer o mestrado.
Eu tinha tentado mais de uma Universidade...nao sabia qual queria fazer...passei em todas que tentei....tinha que escolher...foi bem angustiante....Decidi vir para Paris!
Pois é, faz um mes e meio que moro em Paris!
Sair da casa da familia foi extremamente dificil!! Muitas coisas fortes e intensas se passaram quando morei com eles. Para descreve-las precisaria de um livro todo e nao sei se eu seria capaz de explicar o que vivi la. Foi algo entre amor e odio bem forte. Foi maravilhoso e horrivel. me apaixonei pela pequena. Chorei muito por ter que me separar dela....a familia ficou muito chateada comigo por eu querer ir embora....La aprendi muitaaaaaaaaaa coisa!! Aprendi principalmente a ser humilde. cada dia que passa tenho mais certeza de que a humildade é algo essencial na vida. Minha paciencia com gente arrogante esta quase no fim....
Depois tive ferias de 2 semanas que viajei com minha mae e meu irmao. Foi muito muito maravilhoso!!! Estivemos na Italia, amei a Italia!!! Eles falam alto, sao expressivos, podem ser grossos as vezes, mas depois de morar na França, isso nao me assusta mais....e perto dos franceses, achei os italianos muito simpaticos!!!adorei a lingua!Quero aprender italiano antes de voltar ao Brasil! Fizemos tudo em trem desde Paris-Roma. Fomos Roma, Florença, Bolonha, Veneza, Milao. Depois passamos visitar minha amiga em Genebra e retornamos a Paris.
Foi tudo muito agradavel, demos muitas risadas! Apaixonei total pela Italia! Quero morar um pouco em Milao....
Agora moro num estudio de 15m² com minha amiga Julia. Pago uma fortuna para morar num cubiculo de teto de isopor e paredes tao finas que sei ate quando o vizinho faz xixi....Mas tudo mudou muito! Como tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, agora tem vantagens e desvantagens! Acabaram minhas ferias....afinal, considero meu tempo como au-pairs como ferias. Morava no campo, tinha conforto, so viajava e estudava frances...cuidava das crianças, mas na verdade isso nao é tao cansativo assim, pois fazia com prazer! So quando o menino me enchia muito que era mais dificil, mas no geral era mais facil que muitas outras coisas na vida. O mais dificil la, era nao ter a liberdade para certas coisas simples pelo fato de morar na casa dos outros.
Quando cheguei aqui, passei maus bocados....criei um odio gigante pelos franceses, algo que tento trabalhar dentro de mim, afinal nao é porque uma rosa te espeta que todas as rosas sao feias....
Agora ja fiz amigos franceses que sao simpaticos! Mas no geral as pessoas sao extremamente dificeis!!! Depois conto com detalhes....
Quando eu estava na Italia minha amiga me ligou e me falou de uma vaga de trabalho como vendedora, mandei meu CV e no mesmo dia que voltei de viagem fiz entrevista e fui contratada! Cheguei quinta na hora do almoço, sexta de manhã estava assinando contrato! Eles precisavam de alguem que falasse portugues, ingles e frances. Trabalhei por 3 semanas na Galeria Lafayette, como vendedora de malas Roncato, uma marca italiana. Foi interessante a experiencia, trabalhei de segunda a sexta 7h por dia. Conheci franceses legais! 80% dos clientes sao brasileiros e chineses! Foi maravilhoso estar em contato com os brasileiros! Adoro nossa cultura mesmo com todos os defeitos....depois aprofundarei esse tema! E adquiri certo medo por chineses!! eles chegam em bandos, onibus e onibus, logo quando abre a loja!! A maioria nao fala ingles....dificil se comunicar....eles ficavam gritando em chines comigo....ou mostravam os mapas escrito em chines e queriam que eu desse informacoes....mas eu nem leio e nem falo chines.....
Eu ja tinha trabalhado como vendedora, fazia 6 anos que nao trabalhava mais, e lembrei que gosto disso tambem. Na verdade gosto de pessoas, gosto de me comunicar, gosto de trocar, de conhecer pessoas!!Mas tenho medo da humanidade!!! tem cada gente muito louca nesse mundo!!! Meu Deus do céu!!!!Criava meus jogos de passatempo, o meu preferido é advinhar de que pais a pessoa vem. Ja sei reconhecer Brasileiro de longe!!! (explicarei sobre isso...)
Ao mesmo tempo comecei a trabalhar como acompanhante terapeuta de uma criança com disturbio grave. Fiquei bem feliz! Afinal, sou psicologa!!! Essa é a minha primeira profissao (depois professora! Adoro dar aula e sinto muita falta disso!!!) E tb procurava outro trabalho para quando acabasse o contrato de 3 semanas da Galeria Lafayette. Achei! Agora trabalho como vendedora na Swatch, la falo mais portugues do que qualquer outra lingua!! Gosto mais de vender relogio que mala!!!Trabalho no Carrosel do Louvre. La é muito lindo!! E tambem faço sorti d´école duas vezes na semana. Isso quer dizer busco 3 irmaos na escola, levo para casa, dou banho, faço liçao de casa e jantar. Adoro as 3 crianças! É uma menina de 9 anos, um menino de 7 anos e outro de 5 anos. Sao crianças normais!!!Alegres, curiosas, inteligentes, carinhosos!
Bom, resumindo: tenho 3 trabalhos no momento....e nas horas vagas faço mestrado!!!! (to mais ou menos brincando!). Na verdade, ainda nao realizei que faço mestrado...é até dificil de escrever isso: EU FAÇO MESTRADO!!
Ainda estou me adaptando a Paris, estou tentando gostar do que tenho vivido aqui....sonhei tanto em vir morar aqui....e ja quase fui embora algumas vezes.....bom, mas sou determinada, vim aqui para estudar e agora quero fazer esse mestrado. Vou encontrar um espaço para ele dentro de mim!!!
Tem muita coisa boa e gostosa! mas tem varias coisas que beiram ao insuportavel! Tenho uma certeza, a vida é uma escola, todos os dias podemos aprender algo desde que estejamos abertos para isso. Mas sinto que minha experiencia aqui tem sido um intensivo na escola da vida!!
E como meu lema é"nao esperar a tempestade acabar, mas sim aprender a dançar na chuva". Ca estou eu!!! Dançando na chuva!!
Bom, como fazia tempo que nao contava nada, isso foi um resumo....depois pretendo contar os detalhes que sao mais divertidos!!!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
londres
congresso paris
segunda-feira, 4 de julho de 2011
ferias cças na casa da avo
Resumo mestrados
terça-feira, 21 de junho de 2011
Londres
mas amei londres! quero morar la tb!!!
encontro com possivel orientador
Bom, contei que ele me ligou quando eu estava entrando na sagrada Familia em Barcelona!! Marcamos encontro para segunda feira as 19h30 na universidade, isso sinificava pedir permissao para faltar duas horas de trabalho e pegar estrada (a universidade fica numa cuidade perto de Lyon), isso significa me entender com o GPS e ter dinheiro (moedas) para o pedagio!! Odeio isso!
Bom, sai uma hora antes do encontro, conatndo tempo para me perder e tempo para encontrar a sala dele! Deu certo! cheguei em 20 min na universidade! e gastei 35min la dentro para achar a P. da sala dele!!!Aqueme negocio é im labirinto sem fim! pensei: isso é um teste, deve ser pegadinha, nao deve existir esse numero de sala! Era k143, estav no K108....logo era so seguir o corredor...de repente k233...como assim?? perdi algo, volta para tras, continua a sequencia, mas agora é L150? ah?? Bom, foi assim passei pelos mesmos corredores trocentas vezes! mas acheiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Cheguei la, ele nao estava!!!!Ah que legal! um mega calor, eu transpirava de nervoso, de calor, de alegria, de tudo!! Liguei para ele, nao atendeu....esperei 15 min...liguei de novo, ele disse que ja viria: Bom, so esperar (detesto esperar) ele me deixou 45 min esperando! Ok, o interesse é meu! Entramos na sala dele e eu concentrada na minha cabeça: falar com VOUS nao usar o TU, falar VOUS nao usar Tu... sentamos e ele disse: "o que vc quer?" Simpatia! E eu ja respondi com TU. Droga!!! Me apresentei, gfalei do meu percurso profissionais, meus planos e meu projeto, e ele disse: ESta beml, te aceito!!!!Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!
Mas vou precisar reescrever o projeto... isso significa que vou sumir de novo! Isso significam horas d etrabalho!!! E isso nao significa que serei aceita pela Universidade, apenas que eu ja tenho um orientador, caso passe no mestrado!
mas é um grande passo!
Bom, depois de 20 min de conversa nos despedimos e eu comentei: foi um pouco dificil encontrar VOSSA sala! (ahaaa consegui depois falar em VOUS) e ele disse: é mesmo, bom, com isso vc ja ganha um ponto, encontrar minha sala faz parte do processo seletivo!!
Entao agora era so sair da universidade e voltar para casa e comemorar mais uma etapa vencida! (pq para chegar ate esse ponto ja preparei 918g de documentos, exatamente isso, foi pelo correio!)
E....todas as portas trancadas!!! naooooooooooooo vou ter que dormir na univresidade!!! olhei todas! pensei, isso tb é um teste! Liguei para ele: "VOUS poderia me dizer qual porta posso sair, esta tudo trancado"....ele: "ah nao tem mais porta aberta! sai pela porta de segurança." Bom, consegui!!!mereço mais um ponto!!!Agora so entrar no caaro e ...casa. A estrada estava fechada....tudo bem, outro caminho....fechado...ja nao tudo tao bem assim, tento outro: TB FECHADO!!! como assim? alguem me explica pq fecha uma estrada?!!
Demorei mais de 1h 30 para chegar em casa!!!!!Ja tava com muita dor na perna, meu carro é pesado, à disel! e eu ja estav podre, sem forças para comemorar!
Bom, é isso, hoje é dia da festa da musica, entao logo terei mais coisas a contar!
barcelona
barcelona tem praia, é calor, tem muitos turistas tb! Agora estao passando por grande crise, a taxa de desemprego é assutadora! Vc chega la e as pessoas dizem: cuidado tem bastante assalto (quase me senti no brasil!!), olha a bolsa, nao usa mochila nas costas. Nossa! nao gostei disso!! O que mais amo aqui é meu sussego de ter sempre segurança!!!
E tinham muito imigrantes ilegais, tem gente vendendo agua e cerveja na rua, tem camelo na rua, que foge quando a policia chega (vcs conhecem um lugar que tem isso??!!hum hummm)
No dia que chegamos fomos à praia tomar sol e descansar da semana, (é serio, eu ja estou cansada de tanta viagem, mas claro nao quero parar!!amo viajar!!mas é serio que cansa!!no final de semana anterior estive em londres, no antes ainda em marseille, e assim vai....mas agora por um tempo acabou isso de viajar sempre...começam as ferias de verao das crianças e vou trabalhar 24h por dia 7 dias da semana)
na praia as pessoas fazem top lesse, meu Deus, nao gosto disso!!! desculpe, sou tradicional e careta! aceito biquines pequenos do brasil (adoro) mas sem nada?? Ai ja é demais para mim!!!
A noite fomos perto de uma igreja que estava tendo musica tipica e dança, ameiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!Nao sei explicar mas é lindinho e apaixonante, logo tirei o sapato e tentei copiar....mas nao consegui....
Depois saimos em busca de um lugar para a balada (se nao saio para balada a Julia me mata, nunca sai tanto em toda a minha vida!!!nem no auge da adolescencia!) andando na rua, encontramos espanhois simpaticos! (eles paqueram, ingleses tb paqueram, acho que so frances nao paqueram, nem olham). Encontramos um brasileiro (alias nao teve nenhum mas nenhum lugar mesmo que eu tenha ido que nao encontrei brasileiros) e conseguimos entrar numa balada de graça. Estava tendo festival de musica eletronica na cidade(eu nao suporto). Entao fui para casa, mas ja era super tarde, os espanhios fazem festa tarde ou cedo da manha....
No dia seguinte logo cedo fui ao parque Guell! Fantasticooooooooo! Fui sozinha e chegando la, um senhor bem senhorzinho perguntou se poderia me acompanhar, fiquei um pouco aprensiva devido aos conselhos de ter atençao na rua, mas logo pensei que ele nem conseguia andar direito, nao poderia me fazer muito mal. Aceitei e foi super gostoso! ele so queria companhia! Ele me mostrou os principais pontos do parque e foi me contando sobre a catalunia e a espanha, as rivalidades, sobre a lingua, situacao economica, imigraçao, desemprego...Foi super interessante!!!
Depois fui ao mercado e encontrei nossas frutas! Isso é minha realizaçao! Veja como tudo depende do momento! se eu estivesse no Brasil e fosse à Espanha ia querer provar tudo de la! Adoro fazer turismo gastronomico tb! Mas como ja tinha ido a Madrid e estou fora de casa ha 5 meses, quis comer tudo do brasil: maracuja, manga, Mamao!!!mamao! mamao! sonho com mamao!!!!
Foi maravilhoso!
No mercado tem frutos do mar vivos, vc ve os caranguejos, lagostas todos se mechendo! (ai meu Deus nao sei mais escrever em portugues, falta vocabularuo e estou em duvida da ortografia!!)
eles comem lingua dos animais, tripas, intestinos, e cabeça, cerebro!!!isso foi nojento de ver!!!imagina comer em volta dos olhos do bichinho! credo!!!
Bom, passeamos pela cidade toda, nao deu para ver tudo, mas grande parte das coisas! Amei!! A noite mais balada....ai meu Deus! sou velha! Nao aguento tanta festa e mais turismo de dia todo! E como andei bastante sozinha, eu nao paro, andei quase 10h seguidas!!!
na ida quase perdi o aviao, cheguei no aeroporto as 9h02 e fechava o embarque as 9h05, corri como louca e na volta foi meio parecido!!!!
amei barcelona (mas nao quero morar la! tenho um amigo aqui que me diz que toda a cidade que eu visito eu quero morar, mas la com toda essa crise nao quero....quero voltar para passear, isso sim!)
e a grande emoçao foi entrar na Sagrada Familia, tinha sonho de ir la! estava toda emocionada de estar la e ....toca meu celular!! O professor da universidade que estou tentando mestrado me ligou para marcar um encontro!!!Meu deus quase morri de emoçao!!!! Isso é outra historia!
entendendo os franceses x jeitinho brasileiro
O que eu entendi, simplificando em poucas palavras é assim:
Os Franceses desde pequenos sao ensinados a ter a propria opiniao (o que eu acho fantastico!!!) e precisa aprender a criticar, afinal nada é perfeito e sempre pode ter algo melhor!
Por isso sempre reclamam, pois se esta bom, pode ser melhor ainda!
Aqui nao tem muitos elogios, eles acreditam que se elogiar a pessoa acomoda, e que a recompensa vem do seu proprio trabalho, do resultado que vc conseguiu, nao pq alguem te elogiou. Nao existe tirar nota maxima, pq se vc esta bem, pode fazer mais!!!
A exigencia do certo, do perfeito é enorme!! sao bem criticos com eles mesmos! e assim com os outros tb! Aqui quando uma coisa esta muito boa, eles dizem: "nao esta de todo mal". Se uma coisa esta boa:"nao esta ruim"
E sao diretos, falam aquilo que tem que ser dito sem florear como fazemos. Aqui o prof diz na sua cara na frente de todos: "vc é uma aluna media" No começo isso doia, agora entendo!!!
E isso explica muito das açoes do dia a dia deles!
nao sei se ficou compreensivel....mas tentei explicar como eu os vejo!!!
aqui eu penso o tempo todo na questao cultural, muitas vezes tenho orgulho de nos brasileiros e outras vezes tenho profunda vergonha.
As pessoas europeias que eu conheci, que gostam do Brasil, ja estiveram um tempo la: voltam "espertas" querendo ser "malandras". Acontece que fica ridiculo quando fazem isso comigo e a Julia (afinal nao da para querer superar os professores, nascemos no brasil, eles passaram um tempo la). Isso é trsite (eu acho) essa cultura do jeitinho brasileiro....é assim que nasce a corrupçao, que todos nos somos coniventes!
Começa com pequenas coisas: pessoas que acham bonito ter placas de rua roubadas em casa....o que tem de bonito nisso???
Olha a diferença: quantas vezes ja ouvimos essa frase: "achado nao é roubado!" isso é mentira, se nao é seu, nao é seu! aqui as pessoas esquecem as coisas deixam cair e se vc voltar vai estar la!!! A ju esqueceu o ocolus raiban no mac donalds, e quando voltou la, ele estava no mesmo lugar! Logo, achado que nao é seu, pega lo, é sim roubar!!!!
Na epoca de cereja, eu fui pegar uma vereja da arvore do vizinho e o menino ficou horrorizado: "nossa vc nao pode fazer isso, essa arvore nao é nossa!" Da para perceber um pouco a diferença?
Aqui eles participam de todas as decisoes do governo, criticam, apoiam, dao a opiniao! isso é fantastico!!!
muitas coisas: crianças
muitas coisas aconteceram, fiquei sem tempo para mais nada!!!
mas nao desisti de escrever nao! Gosto! preciso!
Agora vou explicar pq nao escrevi antes, mas sao tantas coisas que vou dividir em partes!!!
Crianças
Cada dia que passa elas sao mais fofas!! (mas ainda tem dia que o menino acorda num mau humor que sai de baixo!!!!)
Ele que é esperto agora adotou de beijo a moeda beijos comigo. Entao quando ele quer que eu lhe faça algo negocia em beijos. "posso assitir DVd? te dou 49 beijos!"
Eu adoro ver como cada açao que temos com as crianças ou na frente delas (nao pensem que pelo fato delas estarem brincando nao estao prestando atençao em vc) influencia em muito o que elas vao se tornando!!
Olha como começam os costumes, os habitos, os valores;
Teve um dia que fui buscar o menino na escola e sua amiguinha tb estav indo embora e ele ficou olhando e ficou nervoso, eu perguntei o que era e ele nao respondeu. perguntei se ele queria chamar a amiga para ir em casa, ele logo falou que sim, ficou com vergonha e entrou no carro. Conversei com a mae da menina (que é lindinha mesmo) e semana passada ela foi em casa, dormiu la!
no dia em que ela viria, ele me disse no cafe da manha: "eu to gostando dela!" Achei lindo ele falar isso e no caminho para escola eu falei: "entao vc pode falar isso para ela, vc pode fazer um presente, dar uma flor!" esse é meu toque brasileiro na educaçao dessas crianças francesas!!! quem sabe ele cresce um frances com mais atitude em relaçao as mulheres!!!
Outro dia a pequena viu a mae pintando a unha, bom logo depois que a mae saiu ficou aquele silencio na casa (criança+silencio= aprontando algo), quando fui ver a pequena estava pintando suas unhas de vermelho!!!ela so tem 2 anos!!!
E ela me ve passar batom todos os dias de manha, entao agora ela tb passa batom todos os dias comigo (nao se preocupem, nao tem cor!!)
Essa semana tive prova de proficiencia lingusitica (delf) entao precisava sair mais cedo de casa com as crianças, tem vezes que o menino enrola muitooooooooo para sair de casa (quase todos os dias), entao na noite anterior eu disse: "amanha eu tenho uma prova importante, vou te acordar mais cedo, essa prova vai me ajudar a ficar mais tempo aqui na França". Vcs precisavam ver que lindinho: ele acordou cedo sem reclamar, se vestiu super rapido e no caminho para a sala de aula ele me disse: " nao precisa ir comigo até a porta, pode ir para sua prova ja". Esssas sao as provas de amor que ele me da!! Um fofo!! e ainda me deu um beijo de boa sorte!
Bom, os exemplos com as crianças nao terminam, eu poderia escreveu uns 5 por dia! elas sao encantadoras! A musica que eu canto para a pequena em portugues, ela ja sabe cantar quase a metade!!!
Como as vezes falo no skype com camera (vejo alguem) ela chega no meu quarto e olha a tela e diz: bonjour! ela procura alguem la! E agora que fala mais ela diz: "amie de viviana? mama de viviana? julia?"
segunda-feira, 6 de junho de 2011
me preparando para fazer mestrado
quinta-feira, 2 de junho de 2011
negociando carinho
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Ah! lembrei!
esqueci de contar que semana passada começou a epoca de cereja! perto da minha casa tem varias cerejeiras! é fantastico colhe-las e comer no pé! amei fazer isso!
Tive minha primeira multa francesa (espero que a ultima tb!)
na verdae foi meio de proposito! Cheguei atrasada para pegar o trem para ir a Marseille, se eu ficasse perdendo tempo para procurar uma vaga para estacionar eu nao consegueria pegar o trem....Era lugar de zona azul, mas eu nao tinha tempo e nem o dinheiro em maos para colocar o cartao....entao deixei o carro sem o cartao. Sabia que a multa era mais barata que perder o trem ou pagar o estacionamento para o fim semana!E ja paguei!
Descobri algo fantastico! Tinha varios sinais (farol) que eu achava que demorava muitoooooooooooo para abrir, e as vezes acabava desistindo e andava mesmo no vermelho! e descobri, que tem alguns que vc tem que fivar bem perto dele, para ele "sentir" que tem algum carro la, ai ele fica verde! nao é fantastico!!!
Marseille -côte d'azur
E tem algo bizarro aqui, o biquini é enorme, ai vc chega na praia e tem um monte de velho sem nada de roupa, ou que se troca na frente de todo mundo, isso mesmo, se troca, tira o maio e coloca a calcinha e o sutia como se estivessem sozinhos em seus quarto! Ou pior, vimos um velho, de uns 65 anos ou mais, sem nada! isso mesmo, com seu orgao a vista, balançando!
No domingo fomos a Ilha de Frioul! Também maravilhosa!! Acho que esse é um dos lugares mais lindo que conheci! pensei muito em Fernando de Noronha! (prefiro Fernando de Noronha, o mar é quente!!!!)
Adorei marseille! As pessoas sao bem bem mais simpaticas, abertas! Mais alegres, dançam, fazem piada! Eles mesmos sabem que sao diferentes! tinha uma camiseta que explicava todos os motivos deles nao serem como os outros franceses! era fantastica a explicaçao!!!
E pela primeira vez na vida fiz couchsurfing!!!! Fiquei na casa de um desconhecido que me empresta o sofa para dormir! assim nao pago mais hostel!!! Foi interessante.....
andando de bici
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Bruxelas e Bruges
Na sexta eu e Ju conversamos muitoooooooooo (normal, fazemos isso sempre que nos vemos!) mas falei dos planos, desejos, sonhos, sempre me questiono pq estou aqui! Acho que queria so viajar mesmo....nao estou certa ainda do meu desejo de ficar aqui para fazer mestrado.....E no sabado, que a Naty estava junto conversamos mais, e eu consegui fazer uma imagem de mim: isso foi bem profundo para mim! Como se eu me sentisse livre e com fortes vontades de descobrir o novo, de explorar, de inovar, mas.....tenho algo, como um cordao, que me segura e me faz querer voltar para o que me é familiar! Nao acho ruim este cordao, nao o vejo como um obstaculo, o vejo como um desejo de ir e vir, voar longe, mas precisar se alimentar de tempos em tempos com aquilo que pertence a mim! (nao sei se fica claro minhas filosofias!!)
Em Bruxelas tem BASTANTE Brasileiros, bastante mesmo! E fomos a uma balada brasileira na sexta a noite com axe, e no sabado comemos em um restaurante brasileiro: feijoada e picanha! Nao da para descrever minha sensaçao de prazer! Ninguem nem se falava! eu comia até de olhos fechados para saborear cada gostinho de feijao e tempero brasileiro! Pq? Pq alem de ser mavarilhosa a nossa comida, é tb aquilo que me alimenta a alma, o familiar! Eu me sentia em outra esfera, outra dimensao! aquele momento me fez viajar a varios outros momentos da minha vida que comi feijoada, e depois uma sequencia de assoiçao livre de volta ao passado que foi simplesmente maravilhoso! Entao, eu sou uma pessoa que sente muitasssssssssssssss SAUDADES DO BRASIL (tinha um restaurante com esse nome!)
No domingo, fomos a Bruges, uma cidade pequena, mais ao norte da Belgica, que é bem antiga, uma graça, toda de tijolinho, com rios que cortam a cidade. Foi uma tarde muito muito agradavel!
Resumindo meus sentimentos atuais: estou feliz de estar aqui, realizando desejo de conhecer a europa, viajar, conhecer culturas diferentes, pessoas, linguas, tradicoes, historias, comidas, me conhecer fora do meu contexto, tentar aprender mais o frances (tem dia que acho que eu to é piorando!!hahaha), estou adaptada, gosto de mmuitas coisas daqui, admiro muitas outras! (por exemplo, hoje pela primeira vez consegui vir de bicicleta para a escola! isso é um transporte publico! vc pega a bici num canto e devolve em outro! fantastico!) Mas, estou com vontade de voltar! vontade de trabalhar como psicologa,.... e outras vontades....Mas vou ficar ainda! Calma, nao vou voltar agora! até pq ja tenho passagens compradas para viajar quase todo fim de semana! Simplesmente sinto muitaaaaaaaaaasssssssss saudadesssssssssss!
quarta-feira, 18 de maio de 2011
roupas de nadar
a "minha" pequena
domingo, 15 de maio de 2011
festa francesa
o tempo passa
L’HORLOGE TOURNE
Un SMS vient d’arriver j’ai 18 ans
Envolée ma virginité jsuis plus un enfant
L’horloge tourne, les minutes sont torrides
Et moi je rêve d’accélérer le temps
Un SMS vient d’arriver j’ai 20 ans
On l’a fait sans se protéger mais jveux pas d’un enfant
L’horloge tourne, les minutes infanticides
Et moi je rêve de remonter le temps
Un SMS vient d’arriver j’ai 21 ans
9 mois se sont écoulés et toujours pas d’enfants… Ouf !
L’horloge tourne, les minutes se dérident
Et moi je rêve, tranquille je prends mon temps
Un SMS vient d’arriver j’ai 25 ans
Tsunami a tout emporter même les jeux d’enfants
L’horloge tourne, les minutes sont acides
Et moi je rêve que passe le mauvais temps
Un SMS vient d’arriver j’ai 28 ans
Mami est bien fatiguée et jsuis plus un enfant
L’horloge tourne, mais son cœur se suicide
Et moi je rêve, je rêve du bon vieux temps
Un SMS va arriver, j’aurai 30 ans
30 ans de liberté et soudain le bilan
L’horloge tourne, les minutes sont des rides
Et moi je rêve, je reve… D’arrêter le temps !!!!