primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Minha pequena comunidade

Aqui em Paris tenho algumas amigas: Naty, Mari, Mari, Andrea, e a Ju que moramos juntas! E em Lyon temos mais duas brasileiras: Mafer e Bia. Bom, somos no minimo 8 brasieliras (solteiras!) na França! Nós formamos uma pequena familia, mais que isso, pq somos amigas, suporte uma das outras, companheiras e familia. É algo muito especial, muito intenso...eu sinto como uma pequena comunidade. Sempre estamos juntas aqui na enorme mansão de 15m² de 10 comodos! explico: 1. hall de entrada, 2. banheiro, 3. cozinha, 4. sala de jantar, 5. sala de visita, 6. quarto, 7. quarto de visita, 8. closet do andar superior, 9. quartinho de bagunça, 10. closet do terreo. Pois é! eu disse que era uma mansão! Mas não se preocupem, se vierem me visitar eu dou um mapa do ape, com direito a GPS para os mais perdidos!!
Bom, voltando ao assunto, adoro essa pequena grande comunidade! Ela me é fundamental para suportar os desafios de morar num lugar onde me sinto como um E.T!
Veja, mesmo com 9 meses e meio de França ainda tem coisas simples que demoro uma eternidade para entender....me sinto uma burra! Hoje pela primeira vez fui nadar na psicina publica aqui em Paris.
(adoro isso de psicina aquecida, limpinha e boa e barata para todos! nisso consigo ver o fraternite, igualite, liberte, porque na maioria do tempo acho que essas palabras sao bonitas de ler....e no dia a dia acho que esses valores estão bem escondidos...precisa procura-los!)
Bom, cheguei na psicina, segui a plaquinha e......não achei a psicina!!!! Como??? É algo simples certo?!! Bom, procurei...procurei....achei homens pelados....nada de psicina...Ok, não custa perguntar. "Descupa, por favor, onde entro na psicina??", a respsota é simples: "só abrir aquela porta!". Claro, a única que não tentei!
Antes já tinha tentado colocar minha mochilinha no armario automatico, li as instruções...fácil! aperta os botoes, clicka nao sei onde e.....não deu certo!! Obvio!! bom, deixa fora do armario mesmo!!!
na verdade, antes já tinha me perdido no meu proprio bairro, eu moro aqui há um mês e meio. e a psicina é bem pertinho! So queria fazer um caminho diferente....mas as ruas em Paris não sao paralelas....sao sei la o que...diagnais, com becos sem saida, com passagens secretas....sei que nem sei onde fui parar....
Enfim, algo que era para durar maximo uma hora, contando com 45 min de natação, durou 2 horas sendo so 30 min de natação....
Tem muitos outros exemplos de desafios do cotidiano! Eu me irrito quando não consigo sair da estação de metro!!! Tem estações que tem tipo 15 saídas, tipo a perto da minha casa (eu nem desço mais nessa estação, porque nao sei sair dela!!!) e vou seguindo as flechas e não da certo!!!
Ou quando não sei usar o elevador...o elevador tb merece um capitulo a parte, muitos mal cabe uma pessoa (ta vendo como eu preciso emagrecer logo, daqui a pouco não vou caber nos poucos elevadores existentes em Paris).
E alguém pode me explicar porque tanta falta de imaginção de colocar o mesmo nome em ruas diferentes? Na verdade muda, umas chamam Rue blabla, outra boulevard blabla, outra Chemin blabla....So muda o tipo da rua...o nome é o mesmo!!!já é dificil achar as ruas, agora com nome igual, ninguém merece!!
Bom, tudo isso era para contar um pouco de como minha pequena grande familia na França me é importante, sinto um lugar de muitos e profundos aprendizados!

Sem comentários:

Enviar um comentário