primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

sábado, 5 de novembro de 2011

Outono e outros

Ja estamos realmente no outono, as folhas das arvores mudam de cores, estao amareladas, marron, todas caindo.....é bonito ver a natureza se transformando a cada dia!
Sabe aqui tem varias coisas muito boas que talvez eu sinta falta quando voltar para o Brasil. Uma delas é a tranquilidade e a segurança de andar pelas ruas nao importa a que horas! Os vinhos a preço de cafe expresso, os bons queijos, as comidas congeladas da Picard, os enormes cogumelos, o contato intenso com artes e historia (isso fica no ar!), as maravilhosas bibliotecas que estao em todos os lugares e super acessiveis! Ver as pessoas indo trabalhar de bicicleta, patinete e afins.... a organizaçao dos onibus e sua eficiencia! o passe mensal de transporte publico que vc pode usar quantas vezes quiser! A piscina publica, o saumon barato! Nao tem buraco nas ruas! o caminhao vassoura que limpa as ruas, os depositos de vidros....enfim ha muitas coisas para admirar, porque nao implantar no Brasil?! Podemos adquirir os bons habitos e experiencia dos outros! Sem perder nossas qualidades!!!A participaçao popular nos assuntos de interesse a todos os cidadoes, por exemplo é algo que admiro! A quantidade de palestra gratuita sobre tudo o que vc quiser! os maravilhosos cursos de culinaria!
As praças e parques em perfeito estado para proveito de todos, de crianças a senhores e senhoras! Admiro o sistema de lixo aqui tb, todas as esquinas tem lixos e separacao para reciclado e organico, as pessoas nao destroem os sacos, nao roubam a estrutura do lixo, etc.
WiFi em praças, parques, bibliotecas, etc! Por toda a cidade!!!
Enfim, tem muita coisa boa!
Tem muita coisa dificil também, ainda nao contei aqui as coisas que me custam muito, no sentido emocional.....tem muita coisa que me machuca, me faz sofrer....nao gosto de divulgar o lado negativo das coisas, mas pensei que nao precisa ser visto como divulgaçao do sofrimento, mas sim contar o outro lado da moeda, que tb faz parte da realidade. Sofro com o ar de mau-humor que reina nas expressoes! Sinto falta da afetividade, do sorriso, da leveza, da alegria, do doar-se ao outro! Tem muitos momentos que sou tao mal tratada que tenho vontade de voltar na hora! Um dia conto mais detalhes dessa parte da historia, se contar agora colocarei toda minha indignaçao, minha raiva, minha tristeza e tenho medo, pois é, tenho medo de frances!!!! tenho medo de ser rastreada, multada por divulgar na internet palavras ruins sobre alguem, sobre um povo, sobre uma cultura. Mas nem tudo sao flores!!!
Como tudo na vida.....tudo tem dois lados da moeda, as vezes até mesmo varios lados! Tem gente que gosta de morar "no exterior", morar "fora". (ainda vou escrever sobre esses termos, morar fora, no exterior, exterior de que???)
Mas, pelo que me conheço, nao me vejo como uma pessoa para morar fora das minhas raizes por muito tempo! Hoje digo, quero logo voltar para casa!!! Quero terminar o mestrado e voltar!! Nunca se sabe a que caminhos a vida nos leva....mas até agora tenho enorme desejo de voltar!! Por enquanto aproveito o que tem de bom por aqui!!!
Espero levar comigo esse sentimento se estar aberta para as novas experiencias!
Bom, por hoje é so!
saudades dos que amo!!!
Enfim, tem

1 comentário:

  1. Sinto muito tudo isso... e estou voltando para o Brasil porque acabou meu período aqui, adoro a França, mas estou feliz por voltar.

    ResponderEliminar