primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Filosofando sobre curiosidades

Tem varias coisas que queria comentar sobre os detalhes da vida cotidiana, detalhes que mostram a diferença de cultura, de hábitos, etc.
O que me faz gostar de morar "fora", (humm...essa expressão me faz pensar varias coisas...fora do que exatamente? Do país? da cultura?...deixa pra lá...isso é coisa de quem trabalha com associação livre....).
Bom, uma das coisas que me faz gostar de morar em outro país, é justamente o encontro com o diferente! Por exemplo, mesmo estando aqui há 9 meses e meio!! Ainda me surpreendo com a quantidade de objetos jogados no lixo, ou seja, colocados na calçada sem que ninguém os pegue!!! isso mesmo, fica dias e dias e semanas, coisas do tipo: computador, geladeira, fogao, microondas, colchão, cama, sofa, mesa, aramario....e o mais legal é que as pessoas colocam bilhetes sobre as coisas. Exemplo: computador de memoria tal, do ano tal, com defeito apenas em X. Assim, caso alguém queira pegar já sabe extamente pq a pessoa dispensou o objeto!
Acho isso curioso...tão diferente da gente! Fico pensando que temos muitos problemas no Brasil, e agora, mais do do que antes, acredito que as grandes causas sejam: a gritante diferença social e a corrupção. A educação e a saúde, podemos arrumar diminuindo a corrupção e a enorme diferença entre milhionarios e extramamente pobres. Corrupção falo da nossa tb, a do dia a dia, não só dos grandes escandalos dos cofres públicos. Digo, a de "pegar" pequenas coisinhas "achadas" por ai, desviar só um detalhe da lei...etc.
Aqui os mendigos leem na rua! Pois é! é INCRIVEL!!! Eles deitados, sentados, nas praças, pedindo dinheiro e lendo enormes livros!!! Acho isso encantador!! pq temos tantos analfabetos? A vontade de entender o mundo que nos cerca é natural do ser humano, a escrita faz parte do dia a dia, como podemos ter tantas pessoas que não sabem ler???!!!
Adoro o encontro com outras culturas que são mais diferentes ainda da nossa. Ex. Adoro encontrar as africanas negras altas, grandes no metro, na rua, com seus vestidos e turbantes lindos, enormes, e super coloridos de cores vivas e vibrantes! As indianas com suas roupas transpassadas, também coloridas, (mas em tons mais sobrios comparados com as africanas), com suas tatuagens na mão e o "terceiro olho", bolinha vermelha pintada entre as sombrancelha.
As mulçumanas com seus longos véus, ainda me causam sentimentos variados....tento não ser pre-conceituosa, ou seja, tento não pensar com meu "pensamento de brasileira ocidental de biquine na praia", tento pensar que pode ser uma escolha delas também. Sei que tem muitos livros, filmes, documentarios que contam dos maus tratos que elas passam, da submissão, etc. Mas se eu pensar só por esse angulo, vou pensar de acordo com meus valores....sim, existem aquelas que concordam com a cultura que foram criadas.....Mas sempre olho elas com mais profundidade, como se eu quisesse tentar "ler" em seus olhos, se elas estão felizes dessa forma ou não. Me intrigo, fico curiosa, tenho vontade de perguntar: olá! tudo bem? Sera que vc poderia me contar se de verdade verdadeira vc já se questionou sobre seu véu, sua cultura? Vc realmente gosta disso? Calma, sou cara de pau, mas tento preservar o respeito! Não fiz essa pergunta para ninguém (pelo menos por enquanto!!)
Ainda mais aqui na França que é proibido o véu que cobre todo o rosto, e elas levam multa se o usarem....é um tema bem polêmico.
Quado trabalhei na galeria Lafayette, ficava olhando todos que passavam, lá era bem divertido de reparar as diferenças de nacionalidade (acho que quero estudar antropologia!!). E as de véu me intrigavam muito!!! As vezes achava "hipocrita"(não é bem esse o termo, quero dizer contraditorio, no meu pensamento ocidental de brasileira), tem umas que são mais modernas, que usam calça bem justinha, salto alto, um kilo de maquiagem, esmaltes vermelhos em unhas super compridas, e um véu para cobrir o cabelo....hum....isso dá é mais curiosidade.....
Outras que cobriam o corpo todo, mas com cada birdado lindo naquelas burkas.....
Os judeos também já sei reconhecer, não só os homens, que isso é facil, mas as mulheres pelo estilo de roupa.
Adoro ver também as diferenças dos traços físicos: cor de pele, formato dos olhos, nariz, boca, dentes, tipo de cabelo....é engraçado, como somos todos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes!!!
Adoro reparar também na relação dos pais com seus filhos, as africanas com seus bebes enrolados nos lenços, pendurados em suas costas.....nossa! que habilidade, dentro do onibus, elas fazem aqueles "nós" nos panos e colocam seus microbebes com muita facilidade em suas costas....
Tenho a impressão que grande parte das mães francesas, estão com seus filhos, pq a vida é assim: crescer, casar e ter filhos. Vejo que eles fazem muitas coisas que para mim seriam ideais: ex. levar no parque, ir ao zoo, dar lanchinho da tarde, mas a imprssão que tenho é que fazem isso de obrigação, não vejo muitos sorisos, muitos afetos, vejo olhares vazios, longes...longe daquela situação!
Bom, ainda tem muitas outras coisas...mas preciso parar agora....outro dia continuo.

2 comentários:

  1. comentario meu querido irmao

    Eh! O Brasil tem muitos problemas mesmo... Esses dias, também jogamos
    fora, geladeira quebrada, cadeiras sem pernas, camas ruins, colchoes
    velhos e outros que estavam na republica. Tudo foi levado no dia
    seguinte. Pela coleta seletiva eu espero, esse era o objetivo. Achei
    interessante o fato dos mendigos serem grandes leitores. Como eles nao
    trabalham têm mais tempo para inspiração! Quem sabe sao grandes
    filosofos! Porque continuam mendigos?! Vi, ate quando vai o seu
    mestrado?! Os motivos das pessoas jogarem coisas nas ruas alguma vez
    foi : simplesmente troquei por um modelo mais novo, pq gostei do
    desing ou porque esta mais na moda?! A Europa é um graande produtor de
    lixo! Não há mais desenvolvimento tão grande como o Brasil. O Brasil
    se desenvolve em todos os setores, alguns de forma sustentável,
    principalmente multinacionais. Quem sabe eles queiram preservar o
    Terceiro mundo, ou apenas conquistar mais cliente salientando a
    sustentabilidade?! Sei lah...Pelo menos sabemos que observando as
    culturas diferentes e diversas, estamos sempre acrescentando algo a
    nossa. Meu amigo mulçumano me contava com muito orgulho de sua
    religiao, mas nao de sua cultura! O veu eh religiao! Eh bonito para as
    mulheres! Burca, eh cultura! Mas algumas gostam da sua cultura! Nem
    todos foram influenciados pelo ocidente! Bacana essa sua filosofia! Vc
    ta tendo oportunidade de conhecer a diferença, viver a diferença,
    respeitar ou nao! Criticar ou nao! Sera q com a globalizaçao as
    culturas um dia vao se unificar?! Eu acho q nao. Mesmo em uma vila,
    cada familia tem uma cultura diferente! Dentro de cada cultura
    interpretaçoes diferentes! o mundo eh um universo de diferenças! Cada
    organismo deste universo tem uma personalidade, suas proprias vontades
    e egoismos! Temos quase 7 bilhoes de pessoas! Cada qual´com sua
    loucura! Acho q isto nao vai dar certo! Um dia piraremos todos!
    Hahaha! E ainda dizem q o mercado de engelheiros eh q esta aquecido!!
    Olha a quantidade de malucos no mundo!! Beijao vi! Mande mais
    filosofias!

    ResponderEliminar
  2. ja temos 7 bilhoes! nasceu na segunda feira dia 31/10/11!!

    ResponderEliminar