primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

terça-feira, 21 de junho de 2011

entendendo os franceses x jeitinho brasileiro

Eu tive uma aula na qual a professora estava falando do sistema de notas e educaçao na França e com isso pude entender melhor os franceses. Na verdade ja estou bem mais adptada com eles!!! com a lingua tb! Ja consigo admirar bem mais coisas do que antes!

O que eu entendi, simplificando em poucas palavras é assim:
Os Franceses desde pequenos sao ensinados a ter a propria opiniao (o que eu acho fantastico!!!) e precisa aprender a criticar, afinal nada é perfeito e sempre pode ter algo melhor!
Por isso sempre reclamam, pois se esta bom, pode ser melhor ainda!

Aqui nao tem muitos elogios, eles acreditam que se elogiar a pessoa acomoda, e que a recompensa vem do seu proprio trabalho, do resultado que vc conseguiu, nao pq alguem te elogiou. Nao existe tirar nota maxima, pq se vc esta bem, pode fazer mais!!!

A exigencia do certo, do perfeito é enorme!! sao bem criticos com eles mesmos! e assim com os outros tb! Aqui quando uma coisa esta muito boa, eles dizem: "nao esta de todo mal". Se uma coisa esta boa:"nao esta ruim"

E sao diretos, falam aquilo que tem que ser dito sem florear como fazemos. Aqui o prof diz na sua cara na frente de todos: "vc é uma aluna media" No começo isso doia, agora entendo!!!
E isso explica muito das açoes do dia a dia deles!
nao sei se ficou compreensivel....mas tentei explicar como eu os vejo!!!

aqui eu penso o tempo todo na questao cultural, muitas vezes tenho orgulho de nos brasileiros e outras vezes tenho profunda vergonha.

As pessoas europeias que eu conheci, que gostam do Brasil, ja estiveram um tempo la: voltam "espertas" querendo ser "malandras". Acontece que fica ridiculo quando fazem isso comigo e a Julia (afinal nao da para querer superar os professores, nascemos no brasil, eles passaram um tempo la). Isso é trsite (eu acho) essa cultura do jeitinho brasileiro....é assim que nasce a corrupçao, que todos nos somos coniventes!

Começa com pequenas coisas: pessoas que acham bonito ter placas de rua roubadas em casa....o que tem de bonito nisso???
Olha a diferença: quantas vezes ja ouvimos essa frase: "achado nao é roubado!" isso é mentira, se nao é seu, nao é seu! aqui as pessoas esquecem as coisas deixam cair e se vc voltar vai estar la!!! A ju esqueceu o ocolus raiban no mac donalds, e quando voltou la, ele estava no mesmo lugar! Logo, achado que nao é seu, pega lo, é sim roubar!!!!

Na epoca de cereja, eu fui pegar uma vereja da arvore do vizinho e o menino ficou horrorizado: "nossa vc nao pode fazer isso, essa arvore nao é nossa!" Da para perceber um pouco a diferença?

Aqui eles participam de todas as decisoes do governo, criticam, apoiam, dao a opiniao! isso é fantastico!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário