primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

terça-feira, 12 de julho de 2011

londres

Londres me marcou muito! Amei Londres!
é uma cidade bem cosmopolita, me faz lembrar Sao Paulo e NY!
Cheia de estrangeiros, aberta, viva, coisas abertas 24h, pessoas trabalhando inclusive no fim de semana!!!

Quero contar desde o começo: quando eu estava na fila da imigraçao para entrar no pais, ja teve uma cena interessante. Atras de mim estava uma brasileira, comecei a falar com ela e em dois minutos pareciamos que eramos super "amigas", riamos, falavamos alto (para o padrao europeu!), nos tocavamos, a distancia entre corpos é menor, ja trocamos telefone, emails, falamos de familia....enfim, tenho a sensaçao que quando encontramos alguem do seu "povo" no estrangeiro, parece que imediatamente nos entendemos, nos tornamos muito proximos! sinto falta da minha cultura!

fui pegar o onibus para ir para a cidade (aeroporto fica bem distante), fiquei impressionada com a direçao do lado contrario!!!dava afliçao, pois é tudo contrario! a pista mais rapida é invertida, o lado de ir e vir dos carros tb, tudo é invertido! Afeeee na rua tem aviso para pedestre, indicando o lado certo de olhar de onde vem carro!!!!

no onibus tinha um casal italiano com uma criança pequena, uns 3 anos e ele como boa criança italiana (como as nossas brasileiras) brincava e fazia barulho, nada de mais na minha opiniao. de repente o motorista grita e manda que a criança faça menos barulho! como ja estou com experiencia de 6 meses de grosseiria nao fiquei abalada! mas ainda me chama a atençao!!!
O mesmo motorista discutiu com um passageiro ingles mesmo, pois o motorista nao parou no ponto....enfim....acho que esse povo gosta de estar sempre brigando!

(hoje voltando de Paris a Lyon com um cara da Yugoslavia que mora em Londres, pensei que temos uma grande diferença em relacao a Europa, nos nunca passamos por grandes guerras, grandes disputas, grandes brigas, nao temos odio de um pais, nao temos inimigos externos...isso muda muita coisa!!!)

Bom, cheguei e ja fui passear com mala e tudo! Encontrei minha ex prof de frances do brasil e ela foi me mostrando tudo! fomos de onibus! Andei naqueles onibus vermelhos caracteristicos! amei!!! os taxis sao muito bonitinhos tb! todo preto e o carro é antigo!!

Londres realmente chove muito! a inconstancia do clima é incrivel!! estava bem frio em um dia e no outro o maior calor!! na mesma hora troca-se de oculos escuro para guarda chuva e vento forte!!

No primeiro dia de passeio conheci uma menina francesa que era muito legal e passeamos a tarde juntas, foi bem gotoso! andei a cidade toda a pé! amei cada detalhe! adorei a energia!
Quando eu estava chegando ao palacio da rainha, estava achando tudo muito chic, elegante, algo fino! Estava me achando de estar a caminho do palacio....quando....de repente.....uma avalanche de ciclistas PELADOS!!! Isso mesmo: sem roupa nenhuma e andando de bicicleta!! da para imaginar? velhos, novos, homens, mulheres, feios e bonitos...
Aquilo me chocou MUITO!! Nossaaaaaaaaa fui ficando com vergonha por eles!!!
eu fiquei falando sozinha e em portugues, impressionada com aquilo!!!

depois, quando cheguei na frente do palacio, sentei (ja estava morta, andando por mais de 9 horas!!) e fiquei observando as pessoas! Foi fantastico! ver a quantidade de povos diferentes que existem neste mundo! Nossa! nos somos muito variados! resolvi fazer fotos antropologicas, e sem sair do lugar tirei fotos de: indianos (que estao em peso em Londres), paquitaneses, arabes, japoneses, asiaticos no geral (ainda nao sei diferenciar exatamente coreanos, de chineses e japoneses, mas ja sei que eles sao bem diferentes um dos outros), europeus tipicos, russos, mulçumanos, etc

No caminho para voltar para casa, sentei numa praça para ver mais alguns espetaculos de rua. explico: tem muitas estatuas vivas, umas bem bem criativas mesmo!! fantasticas! como uma cabeça dentro de uma caixinha como se fosse um cachorro poodle! e outros sao magicos, cantores, dançarinos, comediantes....tem de tudo!
Isso tb é legal de observar: como eles começam a reunir uma multidao de curiosos de forma tao rapida e eficiente! O ser humano é muito curioso!! Da para estudar fenomeno grupal na rua!!!

Bom, nessa ultima praça conheci um tunisiano e ficamos conversando e fomos a um Pub.
Viu a diversidade cultural! passei o final da manha e o começo da tarde com a francesa e termino o dia com um tunisiano!!

na hora de voltar para casa da minha amiga, peguei transito! e vi onibus de festa! vc pega o onibus para voltar para casa e em DJ rolando!!! fala serio! nao é um maximo!!! (ja era tarde e memso assim tinha onibus!!!huhuuuuuu a cidade nao dorme!!)

No big ben tinham tantos turistas, mas tantos mesmooooooo que parecia a 25 de março no natal!! Insuportavel!! vc faz fila para tirar foto das coisas....afeeeeeee
nessas horas, eu ate gosto que começa a chover, assim o povo vai embora e eu fico com meu caminho mais livre!!!!
Quando chove venta tanto que tem varios sacos de areia pela cidade para algumas coisas nao sairem voando....
Outra coisa da cidade que adorei foram os vasos de flores pendurados nos postes! isso deixa a cidade muito charmosa! Gostei do metro tb! facil, preparado para turistas, bem explicativo!!
achei a cidade acolhedora, por exemplo, passei em frente de uma escola que dava as BOAS VINDAS em varias linguas! nao era para turistas, eram para pessoas que moram la e frequentam escola!!
E tem muitoooooooooooooooooooos brasileiros em Londres!!! comi coxinha e tomei guarana!!! dancei forro!!!! foi muitoooooooooooo bommmmmmmmm!!

nao sei pq falam das brasileiras...as inglesas usam saias/vestidos minusculos!!Ou blusinhas mais compridas....

londres mistura o tradicional com o moderno, tanto em termos arquitectonicos, como o fato de aceitar o diferente e ser um pais com monarquia. estava

Eu andando com meu mapa na mao e um senhor veio me oferecer ajuda!!! nossa acho isso quase uma prova de carinho!!! adoro ser bem tratada! as vezes esqueço que isso ainda pode existir!!!

E o detalhe do lixo para chiclete, adoreiiiiiii!!!mas achei que no geral falat lixo na cidade e com excesso de turistas....nem sempre fica limpinha a cidade....

Fui ao museu do Freud, e gostei mais desse do que o de vienna!

Enfim, voltei apaixonada por Londres!!!
Sera um proximo destino??!!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário