primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

quarta-feira, 16 de março de 2011

Foi a Julia quem escreveu isso

Estou copiando um e.mail da Julia que tb é au-pair aqui! Achei muito bom! Concordo!!

uma das descobertas foi que na França não é possível vc escolher o lugar que quer sentar no restaurante, então ontem estava na aula de francês e uma australiana contou um episódio na qual ela pediu uma sobremesa e ao invés de colocarem açucar no negócio colocaram sal! E aí ela comentou que ela reclarou pro garçon e ele disse: ah bon?
Pegou a sobremesa e disse que se ela quisesse outra teria que pagar! Não pediu desculpa nem nada, e que se fosse na Austrália o garçon ia pedir mil desculpas, dar outra sobremesa em troca, de graça!!!! E todos da sala concordaram, e dissemos que isso é bizarro e tal! Bom só sei que ele explicou o pensamento "lógico". É que aqui na França o restaurante é como se fosse a casa do chef (cozinheiro) e que então, você vai comer na casa dele, por isso você não pode chegar, sentar no lugar que você quiser, chamar o garçon. Tem que falar bonour, por favor, obrigada, posso fazer tal coisa, esperar para ser atendido, esperar pra ver se o garçon quer que você fique ou não no restaurante. E que quando você via na casa de alguém e a pessoa vai te servir um jantar vc não vai dizer: "olha não gosto de batatas, vc pode trocar por mandioca?" Por isso não é possível trocar qualquer coisa ingrediente do prato. Bom pensando na lógica francesa as coisas fazem mais sentido! Mas disse a ele que continuo achando bizarro! Voilá!
Os franceses, as francesa principalmente são todas magras! Mas também, olha só o que eu janto: batata cozida com abóbora cozida e queijo (lógico)! E, e, e, e SÓÓÓ!!! Outro dia jantei: cenoura, batata(pravariar um pouco) e queijo (pra variar mais um pouco) e, e, e, só!!!! Aqui eles não comem muita carne, hoje eu descobri que realmente é muito caro, ela me deu dinheiro pra eu comprar no açougue comprei cinco bifes, cincooooo (não sei que carne que era) deu 16 euros! No Brasil iria dar uns 10 reais!
Outro motivo pelo qual os franceses são magros: eles não tem escada rolante! no metro são raras as escadas rolantes! Tem escada pra tudo quanto é lado! E eles tem horário pra comer, se pasou do horário não come mais! Na viagem que fiz com a família o maior passou do horário do lanche da tarde, a gente tinha esquiado o dia inteiro, eu estava morrendo de fome, depois de esquiar, passar frio e nadar na piscina! Ela disse que ele não podia comer UMA barrinha de ceral! UMA, fala sério, o menino come tres vezes mais que eu! Não ia fazer a menor diferença no jantar! Bom enfim...
Ontem na mesma aula uma menina da minha classe que é de Hong Kong é super sorridente, e meu professor perguntou: Pq vc esta contente?
Ela respondeu que todos os dias ela é assim! Ele disse que as mulheres francesas não são contentes todos os dias. Eu pensei: ah vá! Jura? Não tinha percebido! Vcs tem uma cara tão simpática! hahahahaha Mas fiquei quieta!
Bom, mas também elas devem passar fome pra ser todas magras e fome da maior mau humor!

Sem comentários:

Enviar um comentário