primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

sexta-feira, 25 de março de 2011

Curisidades gerais e minhas reflexoes

Hoje fiz uma lista das coisas que sempre quero comentar e esqueço!
Primeiro: algo que acho lindo, como aqui é muito frio (imagine, hoje estava 17 graus e o professor ligou até o ventilador pq estava "morrendo de calor"!!), os aviões deixam aquela marca branca no céu! Acho lindo!!! O céu azul, agora as flores bem coloridas e árvores amarelas, brancas, rosas....e os riscos brancos no céu!!
Sobre o tempo, eu também achei o dia quente hoje e me achei heroína de sair com blusa de manga curta e só com uma calça (claro levei o casaco de lã), mas quando saio do metro vejo as mulheres de sai e vestido sem meia calça!!! Nossa 15 ou 17 graus não é tão quente assim....
Outro comentário é sobre o meio de transporte: eles usam muita bicicleta (agora já vou fazer uma carteirinha para mim tb!) e patinete, e não é só jovem...as vezes vc cruza com um homem de meia idade de terno andando de patinete.....é no mínimo diferente!!!
Aqui toma-se agua da torneira, e se vc vai a um restaurante pode pedir um copo de agua e eles não cobram, a agua é da torneira. Vc pode pedir um "carrage d'eau" que é diferente de "boteille d'eau" a primeira é da torneira e não paga, a segunda é agua mineral e aqui eles valorizam a marca da agua que se toma.
Mais uma coisa que sempre penso: como aqui não tem pequenos trabalhos que existem no Brasil, falta empregados. Vou explicar: no Brasil quando vc deixa seu filho na escola, vc não sai do carro, deixa ele na porta e tem alguém ali olhando e garantindo que ele entra na sala de aula, ou na hora de buscar fica alguém falando o nome da criança e vc não sai do carro. Aqui não existe essa pessoa, então vc estaciona o carro e deixa seu filho na sala de aula com a professora. Mas esse pequeno detalhe pode deixar sua vida bem mais complicada, ainda mais quando vc tem que levar com vc um bebe e subir uma escada de madeira bem estreita (com o bebe no colo!) e depois coloca de novo o bebe na cadeirinha, fecha o cinto....afffff que trabalheira!!!
Tenho uma amiga que sempre se referia a cuidar de crianças como vestir um polvo. Agora eu entendo bem essa expressão! As vezes apenas vestir um casaco ou pentear o cabelo pode ser uma grande batalha! E limpar nariz de bebe então! Afffffffff
Bom, continuando a explicação de falta de empregados: não tem cobrador em onibus, não tem ninguem para vender ticket de metro e onibus (tudo maquina), nao tem ninguem na cabine do pedagio na estrada (maquina), alguns metros não tem nem condutor!! Na aula de tenis não tem "gandula" aquele menino que fica pegando as bolinhas para vc, são as proprias crianças que pegam as suas bolinhas, Não tem ninguem que embala a compra no supermercado (não usam nem sacola plastica, vc que leva a sua! e se não trouxe ou compra ou leva tudo nos braços!), não tem ninguém que leva o carrinho de supermercado no lugar correto, então para não ficar tudo jogado pelo estacionamento (como fazemos no Brasil) vc precisa colocar uma moeda para pegar o carrinho, quando devolve no lugar pega a moeda de volta! Tem um caminhãozinho que faz a limpeza na cidade que eu acho uma graça, as rodas são grandes vassouras! Bom, acho que deu para entender! imagine se tirássemos todos esses empregos no Brasil!!! Meu Deus! Seria o caos!!!
Sabe, tem uma coisa de deixar o menino na escola que eu acho um máximo! Acho lindo ver os franceses que são muito chics mesmo levando seus lindos filhos na escola! Nessa hora eu me sinto novamente num filme!
Outra curiosidade que aprendi hoje na aula é que agora já existe no dicionario da lingua francesa o verbo: Googler, Je google, tu googles....e tb o verbo Facebooker!!!!Um máximo!!!
Hoje assisti aula em outra turma (pq como disse não gosto do meu prof!) e foi bem interessante tinham 13 alunos, sendo 11 de origem asiatica (coreanos, japoneses, chineses e de Taiwan), eu e uma espanhola. Só mulheres!!!!! é interessante ver a cultura dos asiaticos! Todos eles tem mini computadores que são seus dicionarios portateis! Eu comprei um aqui frances-frances de folha normal, sabe o velho dicionario! E eu gosto!!! Descobri que conhecer só a cultura latino americana e europeia e pouco.....depois quero saber mais sobre os asiaticos! é muito muitooooooooo diferente!!!!Antes eu não tinha muita curiosidade sobre este lado do mundo, agora respeito MUITO eles, admiro e quero conhece-los mais!!!
Bom, hoje estou de novo sozinha com as crianças, o que é muito gostoso!!! Eles já estão dormindo e eu estou tomando chá na sala ouvindo boa música (Carla Bruni) e escrevendo.....descobri que adoro escrever!!!
Hoje senti muita saudades de "casa", mas uma saudade gostosa, não aquela que dói no peito e aperta o coração, mas aquela que vc pensa na sua cultura, e sorri por dentro, como um lugar seguro, de conforto!
Pensei outra coisa hoje: a vida aqui está leve para mim, porque realmente sinto como umas férias, afinal está não é a vida que pretendo ter.....quer dizer é mais não assim, estou com a vida emprestada! Vou explicar, como se a responsabilidade não fosse minha.....enquanto dirigia pensei, que delicia este dia de sol, esta estrada, voltar para a linda casa da montanha, com lindas crianças, mas nada disso é meu, como se eu estivesse "alugando" esta vida, a qualquer momento posso dizer: Tchau, não quero mais!!!! Não é meu problema se realmente o carro quebrar, ou alguma criança ficar doente de verdade, não preciso me preocupar em pagar conta de luz, fazer compras no supermercado, etc! Ou seja, as coisas que costumo chamar de "problema de adulto" não estou tendo! Estou de férias disso!!!!!!!Que delicia! Tenho casa, comida e roupa lavada (a mãe lava minhas roupas!) Ainda posso brincar com o cachorro, mas não tenho que levar no veterinario, recolher coco, não fico preocupada se ele come o pé do sofá ou não...pois não é meu mesmo! Deu para entender onde está a leveza da coisa!?

Sem comentários:

Enviar um comentário