primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Primeiro dia de aula de frances

Antes de contar de hoje quero só contar que ontem foi tudo bem! Que fui ao museu de Belas Artes de novo e terminei de visitar tudo! Gostei bastante! E a tarde comi o crepe francês, como eles fazem, no meio da tarde, no meio da rua!! Ontem fiz o teste de nível de francês e cai na turma que queria, que é a preparação para o teste do DELF B2 que é o que preciso para tentar o mestrado!
Agora o de hoje....
Hoje foi meu primeiro dia de aula de frances.
São 12 alunos na minha sala e varias nacionalidades diferentes: China, EUA, Mexico, Turquia, Brasil (tem 3), Suecia, (ainda nem sei os outros...)
Eu chego as 10h no curso que começa as 9h, devido aos horarios das crianças que cuido, mas combinei na escola que reponho depois a tarde. (a aula a tarde gostei bem mais, são menos alunos, só 7 alunos contando comigo).
Na escola tem varios brasileiros, tem mais 4 que são au-pair como eu e dois meninos que estao so estudando o frances. As meninas vieram pela mesma agencia que eu!
Fiquei pensando na diferença cultural de todos ali! Como são visiveis! Pelas caracteristicas fisicas, roupas (embora todos estajam com roupas grossas de frio....quer dizer os que sao de paises bem frios, usam bem menos casacos!!), postura....
Teve uma cena que ficou claro: no texto que estudavamos sabiamos que a personagem tinha bom nivel de estudo, a professora perguntou: "como sabemos que essa personagem nao faria um grande erro de gramatica?" O Brasileiro respondeu: "porque ela deve ser de uma familia rica e teve bons estudos". A professora (que é francesa) não entendeu o que isso tinha a ver com ser rica....Eu percebi e disse para ela que no Brasil isso faz diferença, porque não são todos que tem acesso a escola e boas escolas. As pessoas da Europa e Japao e China ficam olhando como se falassemos uma coisa sem sentido....afinal todos estudam igual nos paises desenvolvidos.
Bom, tem mais coisas...mas agora preciso ir passar roupa antes de buscar o menino na escola!!

Sem comentários:

Enviar um comentário