primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sobrevivi!!!

Bom, acabou o Domingo! As crianças acordaram hoje as 6h30!!!
Percebi uma coisa muito importante: o menino é muitooooo sensivel e esperto! Então se eu não sei algo, como por exemplo, o caminho, pagar um pedagio, desligar algo no carro, ele percebe e fica tenso! Então, agora quando me deparo com algo desconhecido, não posso expressar emoções fortes com ele ao lado...Por exemplo, este fim de semana passeamos bastante, sendo assim, me deparei com muitas novidades! Ontem no parque só tinha lugar para parar o carro em vaga "pagante", como se fosse um zona azul...tudo bem se tivesse pessoas na rua para me ajudar, mas aqui tudo é maquina.....e quando pergunto essas coisas, que para eles são muito cotidianas, acho que eles ficam com medo de mim...e não me ajudam!!! Ontem minha gloria foi conseguir entender como funcionava! E o menino fica assustado enquanto eu me concentro para decifrar.
Hoje fomos ao Planetario que fica na periferia de Lyon, o pai tinha me dito que lá era muito perigoso! (não achei nada de mais...mas é um bairro de estrangeiros, tem bem mais mulçumanos). No caminho tinha um tunel que não acabava mais...o problema é que nessa situação, meu amigo, GPS não funciona, ai vc sai do tunel e vai para onde????Direita? Reto? Esquerda? E eu não posso ficar com nenhuma alteração de emoção, senão o menino chora.....Bom, vou cantando as musiquinhas em francês, fingindo que está tudo sob controle....as vezes ele perguntava: "vc sabe o caminho?" e eu dizia: "Claro que sei, eu cuido disso!". Bom, decido ir reto...encontro um pedagio! Ótimo, posso perguntar se estou indo certo, ou se estou indo a Paris, Geneve....E claro que é uma maquina!!!! Mais uma coisa para eu entender....sem demonstrar para o menino que nunca vi isso e não faço ideia de como funciona! Certo, era so colocar moedas de 2 euros....e claro eu não tinha moeda de 2 euros.....Apertei o botao de ajuda e o homem diz: "Madame, vous pouvez aller tout a droit" Ah!!! Claro, então a ultima cabine da direita tem uma pessoa...fácil só dar ré na estrada!!!!(Eu já falei que detesto dar ré, né?!) E lembre-se que tudo isso ao som e cantando musiquinhas de criança em francês (nada de demonstrar panico!). Consegui chegar!!! Mas chegamos cedo de mais...abria só as 11h da manhã....tudo fechado em volta, eram 9h30 e tinha duas crianças....Eu não ia voltar depois de tudo o que passei! Agora iriamos ao planetário!!! Bom, vamos a padaria...(10 min)...vamos a revisteria/jornaleiro (não sei como chama isso!), foram 30 min!!! Viva! Deixei ele escolher uma revista que vinha com brinquedo. E o dono da loja disse: "Pode olhar, mas não mistura e não tira nada do lugar!" Muito simpático, né?! Fico impressionada com a delicadeza! Eles são muito grossos!!! Agora só faltavam 50 min.....na praça em frente do planetario tinha um pai jogando bola com o filho que convidou o meu menininho...mas ele é timido, depois conseguiu ir...Imaginei: O que será que os pais dele vão pensar dessa situação: o filho deles jogando futebol na praça com um argeliano......Não sei se eles são preconceituosos.....Eu achei otimo! Chegou a hora de entrar!!!A pequena não podia entrar, ele entrou com uma moça que eu tinha conversado antes que é de Portugal e então falava portugues! Vivaaaaa! Ela me entendeu e junto com seu filho acompanhou o menino! Eu fiquei uma hora na praça com a menininha!
Ela é a Magali, ela ama comer! Faz até carinho nas bolachas!!
Depois, era so voltar! Mas sabe...tunel, gps sem sinal....etc....mas chegamos em casa!!!!
O menino queria muito que sua irmã entrasse na sua cabana, então me disse: "se ela não quiser ficar aqui, eu vou colocar um pedaço de pão para ela, ai ela vai vir!!".
Ele tem umas frases otimas! Ontem no parque, o balanço das crianças tinha que pagar, e eu disse: "nossa, tudo se paga aqui!" Então hoje, quando eu já estava cansada de brincar....e fazer mais brinquedos (hoje foram meios de transporte: avião, foguete, carro, etc...) suspirei fundo e ele me disse: "Aqui na França é duro né?! Tudo vc tem que pagar!!" Concordei!!
No fim do dia eu já estava falando com as crianças tudo em portugues, se eu tinha que ficar me esforçando para entender tudo, eles tb iam ter que fazer o mesmo!!!!!
Tem muitas coisas fofas de criança....eu faço cheirinho na menina (Tati, vc sabe o que é isso!!), algo que minha mãe fazia na gente quando pequenos, no começo ela achou estranho, agora ela pede para fazer dos dois lados do rosto!! E ela não falava o nome dela ainda, e hoje eu perguntei: "quem é meu amor?" e ela se apontou e disse o proprio nome!!! Uma fofaaaaa dá vontade de morder!!!
Acho que é isso....devem ter outras coisas interessantes que agora não lembro.....preciso dormir!
Saudades!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário