primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Viena

Cheguei em Viena as 5h da manhã, sem saber nada nada da cidade....so tinha o nome do hostel indicado, nem endereço eu tinha....pensei que seria pequena como Praga, que facilmente eu acharia tudo, iria como sempre a Oficina de Turismo, pegaria meu mapa e vamos lá! Mas....sempre tem um mas, porém, contudo, entretanto, todavia......Viena é uma cidade grande!!!!E estava noite e frio!!! Não sabia nem comprar o bilhete de metro....e iria para onde? Comecei a conversar com uma menina que estava no mesmo onibus que eu e ela tinha um mapa! Rapidamente fizemos uma "turma", ela que era dos EUA, mais uma dos EUA, e uma menina de Porto Rico. Ela eram novinhas....20 aninhos (ai meu Deus, as vezes me sinto velha para o que estou fazendo....mesmo tendo alma de jovem e de criança!). Passeamos pelas ruas até as 6h30, hora que abriu o primeiro cafe (nem MacDonald's aqui é 24 h!) Depois achei o hostel, e fomos passear! (tenho que fazer um comentario importante sobre o Mac, eu não gostei da novidade deles de que para usar o banheiro precisa comprar algo....só pq eles eram o banheiro globalizado?!) Fomos a um castelo lindo maravilhoso! Visitamos todos os comodos reais com audioguia! (Adoro isso!). Depois andamos muito pela cidade, que é linda!!!O lugar que mais gostei foi Viena, mas é mais cara.....As pessoas tb eram bem simpaticas e solicitas! Se te viam perdida com o mapa na mão, vinham te ajudar, mesmo sem falar ingles, explicavam em alemão e mostravam no mapa, se esforçavam e sorriam!! Fiquei com vontade de estudar alemão.....Aqui na Europa, não raro estou admirando um edificio lindo, e quando percebo estou so olhando a parte de tras, e que na frente é mais lindo ainda!!! Onde fui encontrei brasileiros! E fico muito feliz por isso! Isso significa que estamos viajando cada vez mais! E fico muito feliz tb de ser recebida com alegria quando digo que sou do Brasil! E sempre pergunto o que pensam e sabem do Brasil, e na maioria das vezes as respostas estão sendo bem positivas e alem de futbol e carnaval! Mas, ainda se escuta coisas que doem! Como por exemplo: não vou ao Brasil, pois tenho medo de ser morto a facada, ou a pergunta: "Ah! Vc tb mora na favela?" Ai! Isso doeu, eles pensam que moramos todos em favelas!! As favelas são famosas aqui....
Já falei do livro sobre Brasil que pequei na biblioteca para o menininho que cuido? (se falei, preciso falar de novo, ainda não elaborei!), tinha capitulo sobre comida: feijoada, brigadeiro, pao de queijo, acaraje, açai, etc, capitulo sobre lendas: boto cor de rosa, saci perere, sobre brincadeiras: pipa, piao, ai tinha um capitulo so sobre ladroes!!!! Socorro! O que é isso? Um capitulo para falar que temos ladroes! Que horroroso!
Voltando a viagem.....
O momento ápice de Viena:
Fui Ao Museu Do FREUD!!!!!! Eu fiquei muuiitooooooooooo feliz!!!! não é nada demais, mas tem valor historico e afetivo para mim! É pequeno, era a casa e clinica dele, onde ele desenvolveu grande parte da obra dele, tem muitas fotos, e os originais de seus escritos! Amei amei amei! Depois me despedi das "companheiras de viagem" daquele dia! A noite fui ao bar do hostel e foi bem legal! Conheci alguns ingleses (tinham varios ingleses viajando tb, pois o principe casou e deu 2 dias de ferias para todos! Que Beleza, né!?), um deles morava na França e eu perguntei como era o relacionamento com os franceses, e ele disse: "a questão é que um francês nunca conversa com vc de igual para igual, eles se colocam como superiores" Gravei a frase, fez sentido para mim. Mas depois vim a repensa-la. Recebi um e.mail (do unico frances que le meu blog!) do meu prof de francês do Brasil. E ele estava comentando algumas coisas muito muito interessantes, que é natural idealizar o que é seu quando estamos longe.....e que ele ficava horrorizado com as noticias do Brasil sobre mortes, assassinatos, estupros, sequestro, violencia.....pois é.....isso da vergonha.....e também não sei se já falei (mas segue o raciocinio que preciso falar de novo!) mas o dia que discutimos sobre a educação em cada país, fiquei com muitaaaaaaaaaaaaaa vergonha do nosso país....as pessoas não entendiam a logica das cotas, da pessoa não repetir de ano se ainda não aprendeu a escrever e ler....etc
Não estou fugindo do assunto: viagem, pois tudo isso passou muito na minha cabeça ao viajar, pois estive em lugares que não imaginava, não planejava, e muitooooo diferentes....mas no fundo as necessidades humanas são as mesmas....com caras diferentes devido a cultura, mas na essencia somos iguais. Uns são mais racionais, precisam de menos afeto, outros são mais festivos, carinhosos, mas todos iremos morrer, conviver com outros, precisamos de outros, respeito, amor, além das mesmas necessidades fisicas! E voltei a França decidida a conhecer francês legais, quero fazer amigos franceses, quero olha-los sem pensar que eles são chatos, mau-humorados, grossos e fechados!
Continuando sobre Viena: no dia seguinte andei sozinha novamente (teve um pouco essa sequência, um dia acompanhada e outro dia sozinha, foi bem interessante!). Fui ao museu Belevedere, que era tb um palacio, e tem obras de Gustav Klimt que eu gosto bastante. Vi a obra: O beijo, que é bem famosa. Andei mais pela cidade e final de tarde fui a uma opera na Opera Nacional que so o edifico ja é lindo! E fui por 4 euros!! (mas não sentava, ne!) Mas não consegui ficar até o fim....eram 5 horas de opera em alemão!!! Fiquei 2h e meia e me fui.....
Depois andei um monte para achar um lugar barato para comer, já que os supermercados já estavam todos fechados! A noite fui ao bar do hostel novamente e conversei com brasileiros (tinha uma turma de 8 meninos de 18 anos viajando!) e depois com portugueses (a mesma turma de Praga) e foi bem legal!! Ficamos buscando semelhanças e diferenças, eles contaram bastante sobre festas tipicas, danças, comidas, foi bem legal! Tinha uma menina que falava rapido e com muito sotaque, as vezes eu não entendia o que ela falava! Teve uma frase que me marcou. Eu disse: "é muita coisa é parecida, afinal"somos filhos" de vcs!" e eles disseram: "Nossa! Nunca pensei assim! Somos irmãos!" Adoreiiiiiiiiiiiiiii!!!!
No dia seguinte andei mais um pouco de manhã e peguei o onibus para Budapeste!
Fiquei com muito gostinho de quero mais....não fiz tudo o que queria fazer.....Entre as tres cidades, Viena é mais minha cara!

Sem comentários:

Enviar um comentário