primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

segunda-feira, 2 de maio de 2011

E de repente .....Praga!

Bom, as 20h entrei na internet e procurei a passagem de avião mais barata (comprada em cima da hora, antes de ferias e feriado!): olhei alemanha, holanda, e outros...assim Achei Praga! Bom, fiz minha micro mala (pq se for levar mala paga-se mais 20 euros, na situação atual, isso é muuitooo caro!) Tentei achar um lugar para ficar, pesquisar algumas coisas como temperatura, onde ir, etc....e a 1h da manha fui dormir, as 6h30 acordei e as 10h já estava no aeroporto, embarcando!!! No avião fui lendo sobre a cidade, historia, pontos turisticos, etc...
E eu que tinha passado a semana preparando as viagens de fim de maio e junho....
Não tive tempo de ver a resposta do hostel que eu tinha reservado....cheguei em Praga!
Eles falam Tcheco! Meu Deus! Que lingua é essa??!!! Nem da para tentar ler....um monte de consoante com acento!!! Troquei o dinheiro (odiei trocar o dinheiro, pq perdi a noção....parecia tudo barato, mas no final.....) 25 CK valia 1 euro. Peguei o onibus, bom, vai ser facil, afinal aqui na Europa é tudo bem auto-explicativo.....nananinanão.....não nesse pais.....No onibus não tinha plaquinha dizendo nome da estação ou outras explicações necessarias, so tinha uma voz que falava em tcheco....bom, e agora? Como vou saber onde tenho que descer? Sentou um tcheco bebado ao meu lado e tentou conversar comigo (em tcheco..), mas não rolou!!! Mas descobri onde descer!! Eu estava com medo dos fiscais de transporte, pq já tinham me contado que eles gostam de "pegar" dinheiro de estrangeiro, então procurei fazer tudo bem certinho, comprei o bilhete de onibus e metro, pois caso fosse fiscalizada não teria problema. O problema é que as informações no dorso do bilhete não são nada claras.....Bom, até aqui tudo certo! Quando via um francês ou alguem falando ingles, os sintia como irmãos!!
Cheguei ao hostel, mas eles disseram: "está tudo lotado! Não tem nenhum um hostel disponivel, pois é ferias de primavera (cada estação tem ferias, e no verao são dois meses!), pascoa, e Praga é o lugar mais barato para viajar, e a cerveja é a mais barata. Se vc quiser deixar sua mala aqui e ir procurar...." Ok! Fiz isso! Mas sabe, eu não estava preocupada! não mesmo, não sei pq, mas sabia que tudo ia dar certo! Fui andando e logo achei um outro hostel, entrei e me disseram a mesma coisa.....continuei conversando com o dono do hostel (ele falava ingles, é da California!) e ele disse que adorava brasileiros, e que ia me ajudar, se eu não achasse nada, poderia dormir no sofa. Achei excelente!! Conversamos mais, ele viaja bastante para varios lugares, menos França. Eu pergunto: "Mas pq? lá é tão lindo!" E ele diz: "mas tem muito francês!". Viu, não sou só eu que tenho certas dificuldades com eles! Bom, agora eu tinha que conseguir comprar passagem de volta a Lyon (só tinha passagem de ida!! Freud explica!hahaha), na conversa descobri que eu poderia ir a Viena de onibus por apenas 15 euros! Otimo e ainda viajaria a noite, o que economizaria com o hostel! E depois poderia ir a Budapeste tb de onibus! E achei uma passagem de aviao mais barata de Budapeste a Paris! Estava tudo dando certo! Faltava só comprar a passagem Paris-Lyon. Achei uma promo de trem! Mas.....não conseguia comprar! Foi uma novela! não sei pq o cartao nao passava (eu tinha credito!), tentei mil vezes, o meu, o da Julia, o da minha mãe, da minha prima, da amiga da minha mãe....dois dias tentando....e nada! Bom, desisti e tentei covoiturage (uma especie de carona, vc "compra" um espaço no carro de alguem que vai fazer o mesmo percurso) e isso deu super certo e rapido. Acredito que era para ser assim....não sei pq...talvez nunca saiba, mas sei que não era para vir de trem! Mas já estava de saco cheio! Perdi muitas horas de turismo ou festa fazendo isso....então resolvi que não procuraria hostel nas outras cidades, chegaria e acharia algum lugar para mim! Em todos os lugares fiquei em hostel, quarto misto (mais barato!) e em Praga tinham 12 camas por quarto, em Viena 6 camas e em Budapeste só 5! Nesse dia, ainda passiei um pouco pela cidade, comi um doce tipico deles (depois reclamo que não consigo emagrecer, não sei pq, né?!). Mas tudo era tão diferente que não conseguia fazer uma imagem dessa cidade na minha cabeça....eu não queria olha-la com meus pré-conceitos, conceitos aprendidos na escola de que país que passou por comunismo seria pobre, e cheio de problemas. Mas vi: muitas pessoas na rua e bebadas, algo que não tem na França....vi ruas sujas e predios descuidados....Mas a cidade é bem bonita, tem muitas partes super cuidadas, os predios são bem bonitos! No primeiro dia oficial de turismo (domingo, que era pascoa!) sai cedo, e comecei minha caminhada (as 8h30) e só acabei as 22h! Andei muuuiiiiito todos os dias! Meu pé está acabado! Cheio de bolhas....mas minhas pernas estão fortes! Mas não perdi uma grama! Que droga! Mesmo andando o dia todo! Isso não conta como exercicio?! não era para perder pelo menos 100g! Só pq comia pão? O que vou fazer, é o mais facil e mais barato (vejam que a questão do preço era importante...afinal, está viagem não estava programada! Peguei tudo o que eu tinha de dinheiro e fui!) Bom, mas logo as 10h da manhã, conheci uma pessoa que tb estava viajando sozinha. E comigo não precisa de muito para começar a conversar (alias, eu converso até comigo mesma!) e só pq pedi para tirar uma foto para mim, passeamos o dia todo juntos! Foi bem gostoso! Era um cara da Africa do Sul, super gentil, simpatico, tb conversador.....e foi super agradavel! Ele estava com ideia fixa no absinto, pq em Praga é liberado, assim como é liberado maconha, cocaina, LSD....por isso, todos diziam para eu ficar mais dias em Praga, mas as drogas não me interessam em nada....Tinha sorvete de maconha!!!! Até fiquei com curiosidade de experimentar, mas não fiz! Mas era meio dia entramos numa loja dessas de bebida e drogas, e eu fiquei na porta conversando com uma mãe que achava que aquilo era uma sorveteria e ia entrar com os filhos, e eu estava explicando o que era e que não era apropriado a crianças, quando o Sul Africano chega com um drink de absinto para mim! E eu disse: "vc não me conhece! Uma cerveja me deixa bebada, eu não posso beber isso de jeito nenhum!" ( 70% alcool!). Mas, experimentei! Obvio que bebi bem devagar e pouco... só faltava ficar bebada sozinha em Praga! Não sou tão desmiolada assim! Mas a cidade ficou maaaiissss Bonita, se é que vcs me entendem! Fiz todo o turismo necessario, ainda comemos um prato tipico e a noite tomei a cerveja tipica! Passei o dia todo falando em ingles, e recebi o maior elogio que eu poderia receber: "no Brasil a lingua oficial é ingles?" Nossa!!! Ele achou que ingles era minha lingua materna?! Fiquei muito feliz! Mas claro que em 12h de conversa ele logo percebeu que não!!hahaha Alias, tive uma semana de ferias de francês, pq de sabado a quarta-feira falei tudo em ingles e de quinta a sabado em espanhol! E fim de semana: portugues! Isso foi bem interessante! Depois que me separava de "meus companheiros" de viagem, eu continuava pensando comigo mesma na ultima lingua (ou ingles ou espanhol!).
Na segunda-feira passiei sozinha e foi bem gostoso tb! Praga é bem interessante, é pequena, estava lotada de turistas, tem muita coisa da epoca medieval, (eu adoro esse periodo e acho que é pq tive uma prof de historia que eu amava e ela dava essa materia! Viu como bons professores marcam a gente eternamente! Eu guardo meus prof em lugar especial no coração e cabeça!). As pessoas que trabalham com turismo falavam ingles e todos era muito simpaticos! Adoro isso! sinto muiitttaaaaaaa falta disso! Na segunda-feira de Pascoa (não sei pq, mas aqui na Europa não tem sexta-feira santa, e sim segunda-feira...) comecei a passear cedo e de repente fui cercada por crianças que começaram a cantar algo em tcheco para mim e claro que não entendi nada, mas elas batiam (de leve) com uma varinha e pediram algo que não sei o que, então não dei e ai me jogaram farinha. Não entendi nada.....no ponto de onibus, uma menina tcheca que falava ingles ficou conversando comigo, ela estava muito feliz que eu era do Brasil e tinha escolhido conhecer a cidade dela! E me explicou a tradição, fiquei feliz! Pq isso quer dizer que ficarei bonita até a proxima pascoa! E tb tem algo de ficar fertil, mas essa parte não me interessa no momento! Bom, depois do onibus, peguei o metro e na troca de linha: um fiscal. Sem problemas, eu tenho meu bilhete! Entreguei feliz e orgulhosa da minha honestidade, afinal, sou bem contra não pagar o transporte publico, só pq não tem catraca. E tinha feito todo esse discurso ao sul africano que me perguntou pq comprar se ninguem olha.....E o fiscal me diz no pouquissimo ingles que ele tinha: vc tem que pagar multa, acabou o tempo do bilhete! Ah Não!!!!Queria morrer de odio!!!! Não poderia ser......Viu como saber matematica basica é fundamental na vida! Droga! Droga! Mas como eu não tinha entrado no metro ainda, eu disse que compraria outro bilhete, afinal a maquina estava atras de mim! Mas ele não deixou! Precisava pagar 700 dinheiros deles e eu so tinha 100, então me pediu para sacar dinheiro, meu cartao não estava funcionando....então ele disse que eu iria para a policia! Nãoooooooooo!me bateu o desespero! Imagina eu presa em Praga?! Pq acabou o tempo do bilhete de metro! Ah não, não mesmo!!! Ele aceitou que eu pagasse em euros! Mas fiquei desnorteada.....
Cheguei onde estava indo, que era o bairro judeu, museu e cemiterio, e ...tudo fechado! Ah! Não!! Não queria ter na cabeça: Hoje esta dando tudo errado! E ainda estava chovendo e mais frio (no dia anterior eu estava de regata!) e pensei que tinha passado pela tradicao da pascoa e tinha sido"abençoada" pelas crianças...ainda andei um pouco sem rumo, ainda sob o impacto dos ultimos acontecimentos...mas depois encontrei meu prumo novamente e a chuva ajudou a não ter tantos turistas. Estava tendo varios eventos para a Pascoa, e me diverti ouvindo a musica tcheca e vendo teatro tcheco! Eles bebem bastante nesta cidade!!! Segunda-feira meia noite e meia peguei o onibus para Viena.
No hostel de Praga encontrei uma turma de portugueses que indicaram um excelente hostel para ficar em Viena. Esse foi o melhor que já conheci na minha vida! é enorme, super limpo, organizado, com boa estrutura, moderno, seguro e animado! Perfeito! Wombat's é o nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário