primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

de 1800 a 25 de março

Domingo fui ao mercado das pulgas com uma das mais antiga amiga da minha vida (tenho duas!) e sua mãe. Foi uma delicia!!! estar com elas e naquele lugar! Almoçamos num restaurante francês que tinha música, uma cantora tipo Edith Piaf. Comida bem francesa: comi coelho a mostarda. O acompanhamento era batata (claro, tudo aqui é com batata....e pão...como em tempos de guerra...). Eu pedi para trocar por legumes. O que veio? Vagem! Claro, parece que é o único legume que eles conhecem!!! sabem aquela variedade de espinafre, couve, couve-flor, xuxu, abobrinha, etc. Então, não tem....Por outro lado existem 1200 tipos de queijos....eles comem em media 37 kg de queijo por ano!!
Passeamos pelos labirintos de lojinhas de antiguidades....muito interessante! me senti em 1800...tem maquina fotograficas antiguissimas, moveis, fotos, cartoes postais escritos! Lojas de roupas com pessoas vestidadas da época....uma viagem ao passado! Como máquina do tempo!
Logo ao sair dessa mundo, vc cai direto a nossa conhecida 25 de março!! Pessoas vendendos produtos ilegais, correndo da policia, tudo baratinho e sem muita qualidade, barracas e barracas....ai, sim, me senti em casa!!!

Dia curto

Dia 21 de dezembro é o dia mais curto do ano. To curiosa para saber como será isso! afinal o dia já é muito curtinho....começa por volta das 8h e termina as 17h. Termina, não é que o sol se põe...afinal não tem sol.....Como será mais curto? Até as 16h ou 15h? Ai Meu Deusssss!!!! Que tal 3 graus ao meio dia? Já começou a nevar, mas não em Paris.
Hoje fui patinar no gelo! é gostoso!! começo eu estava com medo, depois curti! Agora to com dores nas pernas.....

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Está estragado?

Só um breve comentário....
No Brasil quando abrimos a geladeira e sentimos um cheiro forte e ruim, sabemos: "Hum, tem algo estragado na geladeira..." Começamos a caça de cheiros e potes.....Mas aqui não funciona isso.....Quando vc abre a geladeira e o cheiro está horrível, sabemos: "Hum, ela comprou varios queijos gostososos!!".

Aproveitando Paris


Para mim uma das coisas que mais me fascina em Paris é encontrar seus pequenos segredos pelas ruas...adoro andar sem destino! As vezes fico de mal com Paris, temos uma relação complicada, de altos e baixos.....Então, o que me restabelece é aproveitar o que ela pode me oferecer de bom, já que ela me cansa bastante no dia a dia!! No primeiro domingo do mês, os museus são gratuitos, gosto de aproveita-los! Adorooooooooo isso da Europa! da França: os lindos museus!!! Fui ao Musée de l'Orangerie, onde estão as Ninfas de Monet. E fiquei impressionada!!! é realmente muito bonito, transmite algo diferente, forte, vc entra na obra. Adoro impressionismo! Sinto que para ir a esses museus precisa estar com o estado de espirito para isso.....não é todo dia que nos sintonizamos com as obras de artes! Descobri um artista espanhol que adorei! O artista éEliseo Maifrén y Roig e a obra é Paysage nocturne. (vejam: aprimorei minha capacidade tecnologica!!!)
Depois fui comer FEIJOADA!! Isso tb me ajuda a suportar a Saudades!!!
Depois ver o filme INTOUCHABLE, filme frances muito bom! Adorei! Boa historia, bons atores, sensivel e simples!
Ontem fui ao Centre Pompidou. É arte moderna, não é muito meu estilo, mas tinham coisas muito muito legais! O mais lindo é a vista de Paris! A cidade é realmente bonita! Intrigante! Fui a exposição temporaria de Yayoi Kusama et Edvard Munch. Gostei bastante de tudo!! E a tarde fui a uma exposição no Grand Palais: Des jouets et des Hommes. (os brinquedos e os homens). Adorei!! Ver brinquedos desde 1800, 1900, tinham coisas de antes de Cristo, até os brinquedos atuais, os da minha infancia! adorei! E tinha um comentario super interessante sobre a preparação da mulher para o mundo da maternagem e lar pelos brinquedos....nem precisa comentar....Muitos brinquedos que estavam expostos surgiram na Alemanha....achei interessante! Para fechar o dia cultural, assisti a uma boa peça de teatro!E um jantar bem farnces! Frois gras, pato, pao e qeijo roquefort e salada!!Hummmm delicia!! E uma tacinha de vinho...claro!!
Assim, eu gosto de morar em Paris!
Eu consigui fazer tudo isso, pois como cuido de crianças, agora as levo para passear onde eu quero!!! hahaha mas nem sempre da certo! Ja assisti gato de botas com uma das crianças que acompanho e não gostei muito.... e agora preciso sair para levar minhas outras 3 crianças ao cinema....Mas é melhor que ficar em casa, catando roupa do chão e olhando para traz para ver se o pequeno não vai pular nas minhas costas!!

Fête de la Lumière

Em Lyon tem uma festa de luzes que é linda!! Acontece no dia 8 de dezembro. Fui para ver ao vivo e cores! Adorei!! Tinham coisas impressionantes e outras que deixavam a desejar...Mas tudo valeu muito a pena!! O que mais me impressionou foi a organização! De tirar o chapéu!! A rede de transporte toda planejada para orientar o público, excelente segurança, informações. Tinha programações pela cidade inteira! A aconchegante Lyon estava super cheia, e tinham muitos italianos. Foi muito gostoso voltar mais uma vez a Lyon. Relamente é uma cidade muito acolhedora, pequena, mas com cara de cidade grande, mais moderna, mais limpa, mais organizada (ponto de referencia Paris). Lembra, tudo depende do seu ponto de referencia! E sabe, que agora que moro há 3 meses em Paris, tenho que assumir, é verdade as pessoas fora de Paris são bem mais simpaticas!! (mudou o ponto de referncia!)

Esgrima na chuva

A influencia do sol, do frio, do clima já foi mais do que estudado e re-estudado. Existem estudos de antropologia, de sociologia, de psicologia, de metereologia, etc. Logo é algo comprovado cientificamente: o clima afeta diretamente o comportamento humano. Eu sei pela minha experiencia, que sou uma pessoa bem suscetivel ao clima. A falta de sol e de calor me afeta diretamente! Mas imaginem isso: Voce acorda na sua casinha, abre a janela (adoro abrir a janela e dizer bom dia ao dia logo que acordo!). Ve que ainda é noite fechada, mesmo sendo 8h da manha....está chovendo e está frio (frio para mim, nao para os franceses, frio de 7 graus com ventos fortes e humidade!). Tudo bem! Eu já sabia disso, então continuamos a vida normal! Ligo rádio enquanto tomo meu café da manhã! Escuto: atenção, região está em alerta laranja, fortes tempestades e ventos de XXX km/h. Hummmm agora melhorou!! Fico com mais vontade ainda de sair de casa!!!Alerta laranja? O que é isso? Antes do vermelho? Sei lá, mas desanima.....
Bom, depois de passar 20 minutos so me equipando de roupas:, meia 1 calça termica, calça jeans, meia 2, bota de lã e impermeavél até o joelho, blusa de manga comprida, blusa de la gola alta, casaco de lã grosso, sobretudo, cachecol, luva e gorro....pronto ja nao consigo me mecher....putz, como faz a bolsa ficar no ombro....ela cai.....so falta pegar o guarda-chuva...putz....preciso tirar o lixo....Ok! Deu tudo certo!! Consigo sair de casa, trancar a porta (lembra to de luva...). Consegui!!! Viva to na rua!!! Chuva forte, não da para ignorar....abro meu guarda-chuva e começo meu novo esporte: Esgrima! Não é assim, apenas segurar o guarda-chuva, vc precisa ser rapida, perceber de onde vem o vento dessa vez, virar o guarda-chuva rapidamente na boa direção para que ele nao se vire todo o contrario e va mais um para o lixo....e assim, vou observando a mudança de vento constante virando e revirando minha espada....e lembre-se a bolsa não fica no ombro....por isso digo: o frio me cansa.....chego no trabalho e já to exausta!!! E claro que molhada tb! Afinal não tenho muitos anos de pratica de esgrima....
(preciso escrever esse parenteses: eu chego no metro quase sem movimentos de tantas roupas, passo o dia me sentindo numa aula de musculação para aguentar o peso de tudo e as francesas estão so de meia calça fina e saia......dá até raiva.....devemos ser feitas de tecidos epiteliais diferentes....)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O valor de uma porta

Sabe tem uma historinha que eu ouvia muito quando era pequena. A historia do bode. Tinha uma familia que vivia reclamando do tamanho da casa ate o dia que trouxeram um bode para morar com eles...quando o bode partiu eles viram como era otima a casa sem o bode.
Nao deve ser muito assim, mas e a moral da historia que me marcou. Ou seja, tudo depende do seu parametro, do ponto de comparação. A moral era também sobre a pessoa que fica sempre reclamando. As vezes as coisas mais simples e importantes estao ao nosso lado todos os dias e nao sabemos valorizar.
Voces ja viram como uma porta faz diferenca em nossas vidas?!
Eu descobri que adoro portas! Morar num lugar sem portas de divisão é como viver na epoca do feudalismo, idade média, onde toda a familia dividia um só comodo. Ou então numa favela no Brasil.
Eu ja contei que onde moro, era a baia de UM cavalo?! Então, moro em DUAS MULHERES!!!
Quando perdemos as coisas boas e que passamos a valoriza-las. Estou valorizando muito muito meus olhos e minha visão! Quero observar, olhar, ver, enxergar tudo!!!
Assim, como sinto saudades de portas!!
Portas são parte de grandes cenas de novela, de cinema, da vida de todo dia! Uma grande briga quando termina com uma forte batida de porta! Essa batida, o grande CLACK pode significar tantas coisas....o abrir uma porta....olhar pela fechadura da porta....passar algo por debaixo da porta....viu como uma porta é algo especial! Valorizem suas portas!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As voltas da vida

A vida é uma grande roda gigante, um dia estamos embaixo, outro em cima. Isso não e nada original, é fácil perceber isso com poucos anos na escola da vida. Mas tem dia que a roda gigante roda muito rapido!!! Depois de passar meses implorando para ter o DIREITO (frances ama essa palavras!) de morar em terras francesas, tive uma proposta de trabalho da marie de paris! Não......serio!? Vcs querem que eu trabalhe pra vcs!?? Minha vontade era de dizer: "Nao, agora quem nao quer nada da prefeitura de paris, sou eu!!!!" Nao disse isso, mas fiz isso......
Tudo na vida é muito muito relativo, tudo depende dos sesu parametros anteriores....acho isso tão interessante!!! Por exemplo, tem momentos que tenho certeza que um minuto tem 120 segundos....principalmente quando vc trabalha numa loja de relogio e nao tem nenhum cliente para atender.....e todos aqueles relogios ficam no seu ouvido: Tic-Tac Tic-Tac......
E uma grande volta que sinto que deu minha vida, foi o fato, de eu, quando pequena, ter sido uma menina mimada (não insuportavel, birrenta, isso acho que nunca fui...mas podem confirmar com minha familia!). Mas alguem que sempre teve alguem para arrumar minha cama, fazer suquinho de fruta natural, e tantas outras mordomias.....hoje sou eu que faço isso para as crianças que cuido......todos os dias, quando estou lá, fazendo o que faziam por mim: preparar lanchinho, passar geleia no pao, recolher as roupas jogadas por todos os cantos da casa, secar o banheiro todo molhado, etc. Logo penso em todas elas que sempre cuidaram de mim! Penso nelas com carinho, com respeito, com vergonha em alguns momentos, em que com certeza eu devo as ter tratado mal.....quando por exemplo, as crianças me pedem as coisas sem pedir por favor, ou agradecer, eu me sinto mal, como uma maquina de servir e realizar pequenos desejos, e certamente eu devo ter feito isso com elas! Queria fazer uma grande homenagem para: Geni, Rubia, Edna, Marli, Maria, Terezinha, Cida,Graça e tantas outras que nem o nome lembro....

cartas

Sabe, eu considero a França um país bem tradicional, que repeita sua historia e a valoriza. São voltados para o passado. Então, eles amam cartas! Qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo que vc for fazer precisa enviar uma carta! Então, aqui as propagandas chegam por....CARTAS! Pois é.....aqui não tem ninguem te ligando para oferecer serviço disso ou promoção daquilo, mas em compensação, o que chega de carta de propaganda.....affeeee! Ao lado da caixa de correio tem já uma lata de lixo!!

Cena de Teatro

Ontem vivi uma cena no metro que eu tive a sensação de estar participando de uma peça de teatro!(frequentemente me sinto dentro de filmes, afinal esse cenario todo aqui vemos no cinema!) Eu estava no metro, indo encontrar meus tios e minha prima que vieram do Brasil. Eu estava super ansiosa para ve-los!! Ao meu lado tinha uma senhora africana com seu vestido mega colorido e seu turbante, mas um olhar completamente introspectivo, imersa seus pensamentos. Na frente dessa senhora, havia outra senhora com cara de bem europeia, meia idade, com um olhar de medo, aterrorizada, com lagrimas nos olhos, apertando com força a pasta que carregava contra seu peito. E na minha frente, um homem também de meia idade, como as outras personagens, que começou a falar sozinho. Contava os minutos para chegar a seu compromisso. De repente, ele tira uma revista: Marie Claire de sua pasta de negocios e diz:"Uhaau Como ela é sexe!!". E sua expressao muda completamente, ele começa a se "divertir" com a foto da bela mulher na capa da revista.
Não parece cena de teatro? Ate procurei a camera, certeza que parecia uma pegadinha....

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Hospital na França

Antes que todos digam, mas no Brasil é horrível também o sistema de saúde.....quero explicar! Na verdade, depois que vc mora no exterior descobre que não é tão ruim assim....não estou defendendo ou dizendo que super funciona...até porque trabalhai pelo menos 6 anos em hospitais publicos e sei que a realidade é complicada. Sei de gente que vai para operar a perna esquerda e sai com o relatorio: a cirurgia da perna direita foi um sucesso!! (claro o problema era na outra perna!), sei de casos de criança que ficou surda esperando na fila por uma cirurgia de ouvido. Enfim, essas desgraças são bem conhecidas.Mas sinto que ASSUMIMOS que é ruim e precisa ser melhorado!
O que sinto aqui (e me irrita) é que os defeitos não podem ser ditos (claro, que estou falando a partir da minha pequena vivencia de 11 meses, nao estou dizendo que toda a população francesa é assim). Então, se vc diz: "Nossa, mas a burocracia é enorme, é inutil, improdutiva....."Eles dizem: "A é assim mesmo, é a burocracia francesa". Como se fosse normal, e precisasse ser aceitado. Por outro lado, eles tem um lado de lutar pelos "direitos".
Bom, tudo isso, para contar que estive no Hospital é foi horrível!!!!Tive uma super alergia nos olhos devido a lente. Começou de repente e em 2 horas eu estava "cega", não abria mais os olhos! Foi horrorosso!!! Tive muita angustia, medo, nao sabia o que estava acontecendo....tinha medo de ficar cega de verdade!! (ainda por cima sofro de um mal, minha cabeça nunca para de pensar, não me deixa em paz.....e eu sou psicologa.....ficava pensando um monte de bobagem....sera que estou tendo uma crise de histeria de conversao, sera que tudo isso é psicossomatico, o que sera que não estou querendo ver.....). Bom, fui a emergencia/URGENCIA de um hospital especializado em olhos. E esperei 4 horas para ser atendida. Repito: QUATRO horas!!! Imaginem!!!!! fiquei indignada!!! Eu estava morrendo de dor, chorando de dor...ninguem veio nem fazer uma triagem!!! mesmo "cega" fui brigar duas vezes com a secretaria, é só me irritei mais!!!! Povo grosso!!! (nao todos, mas é facil encontra-los por aqui....). Alem do mais eu pago um monte de imposto nesse pais. 30% do meu salario é para impostos. Mas quando vc vai atras dos seus "direitos" ai entra a burocracia francesa......E vc chega no hospital publico e paga para ser atendida! Como assim??? Como disse minha amiga: "pagar serviço publico é como dizer subir para cima".
O pior a medica foi uma estupida comigo, eu disse que estava com muita dor, ela disse que sabia, pois minha infecção era muito grande e que eu continuaria com dor, ela não poderia fazer nada....e depois fez uma lista de remedios e deu para eu LER!!! nãoooooooo, espera!!! Vou explicar de novo!!! Eu estava num hospital de olhos e eu não enxergava!!! Como vou LER???!!!!
Enfim, foi um pesadelo!!! Graças a Deus tenho minhas queridas amigas que estiveram ao meu lado o tempo todo!! a Ju foi minha enfermeira e meus OLHOs!!
E o pesadelo so estava começando....quem me conhece sabe que sou um pouco....agitada, dinamica....e tive que passar uma semana em casa sem fazer NADA!!!!! Sem olhos vc nao pode LER, nao pode usar o computador, nao pode ver filme...nao faz NADA!!! So dormi e comi! Claro, engordei mais......As pessoas diziam, aproveita, ta frio, chovendo....vc ta em casa tranquila, descança.....desculpe, isso consigo fazer em 2 maximo 3 dias...depois virou inferno!!! Dormi tanto, tive tantos sonhos que ja nao aguentava mais.....Vi que ja estava passando dos limites quando comecei a sonhar que cuidava do Cascao. (sim o Cascao da Turma da Monica!). Viu ja nem tinha mais com o que sonhar!!
Bom, agora estou bem melhor! Ate por isso que consigo escrever no computador.....mas nao posso abusar.....se nao fico com dor de novo.....ai meu Deus!!!Mais um grande teste da vida!!!
Esses dias so pensava no Brasil, em mandioca frita, em escondidinho de carne seca, em suco de laranja, etc!!! Eu sou muito brasileira para ficar tanto tempo longe.....gosto tanto do Brasil que fico feliz de acordar e escutar musica brasileira na radio, mesmo que a musica seja podre: "Ai se eu te pego!".