primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

domingo, 22 de janeiro de 2012

Alemanha

Já que depois das provas do mestrado, tivemos uma semana de ferias (denovo!!!!), fui para alemanha - Stuttgart- visitar meu primo. Foi MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO bom! Acho que nasci pra viajar!!! Pra mim é uma das melhores coisas dessa vida! Foram 4 dias de bastante frio (tipo menos 3, menos 7, dias de maxima 0). Mas todos os dias fez sol e dias lindos! Nao vimos neve mas o chao, gramado, todo branco e laguinhos congelados! Adorei brincar no lago congelado! Alias os pontos altos da viagem: Brincar no lago congelado, brincar com o tratorzinho do parquinho das crianças e a sauna! O melhor de tudo foi conhecer meu proprio primo!! Essa vida é engraçada, dizemos que viajar nos permite conhecer novas pessoas, eu venho até a Europa pra conhecer meu primo brasileiro, minha propria familia! Que alias, aprendeu a falar espanhol e dançar salsa na alemanha! Isso é que é exemplo de mundo globalizado!
Alias, virei uma fã dele! Ele mora 6 meses na Alemanha e 6 meses na Tailandia. Isso é que é ter capacidade de adaptação!! Ele é super disciplinado, faz esporte TODOS os dias!!! ( e eu aqui me esforçando para fazer algum exercicio pelo menos uma vez na semana....mas voltei de la inspirada pra ir a natação regularmente....vamos ver quanto tempo isso vai durar....). E o mais legal, sao suas historias de vida! experiencias incriveis que eleja passou na Africa, em tribo indigina no Brasil, historias de viagens, etc! Acho que se um dia eu escrever um livro sobre as aventuras de morar no exterior ele precisara escrever um capitulo!! Ele é observador, conta sobre as sutilezas das diferenças culturais. Adorei uma frase que ele disse: "tem hora que cansa ser estrangeiro". É isso!!! mesmo que tenham vantagens enormes morar em outro pais, seremos sempre ESTRANGEIROS, por mais que nos adaptemos.....
Achei (quero deixar claro que aqui conto minhas vivencias, minha opniao, minhas sensaçoes) a Alemanha (o pouco que conheci dela) um pais moderno, super correto, país de engenheiros, tecnologico, limpo, organizado. Muitoooo diferente da França. Adorei o metro e Stuttgart, preciso nos horarios, limpo, bem sinalizado, mesmo nao falando e nem lendo alemao, era facil de se localizar. Alias achei a lingua menos complicada do que eu imaginava, achava que era impossivel aprende-la, mas depois de 4 dias, fiquei ate com esperanças: quem sabe um dia poderei pelo menos ler em alemao! Consegui ate comprar um cafe sozinha em alemao! eu sabia falar: Oi, cafe por favor, obrigada! Ate fisicamente, os alemaes sao diferentes (dos franceses) : sao altos, bem brancos, mas bem brancos mesmo!! Bem loirinhos (mas tem morenos tb!!).
Fizemos bons passeios! Fomos ate a montanha mais alta de Stuttgart que é alta devido aos escombros da guerra. A cidade tinha sido completamente destruida na guerra, por isso é moderna, foi reconstruita em 1950. (como ja disse, tudo depende do seu ponto de referencia, quando vc mora numa cidade museu, onde tudo é velho e muitas coisas datam de 1500 1700 1800, achamos 1950 extremamente moderno!!). Subimos na torre de stuttgart e tomamos uma cerveja! Claro, nao da pra ir a Alemanha e não tomar cerveja!! alias, cerveja lá é muitooo boa (olha que eu nao gosto de cerveja, gosto é de vinho!). Indo pra essa torre, passamos um parquinho de criança, esses que tem balanço e escorregador, mas lá tinha uma mini escavadeira. Algo moderno com alavanquinhas pra escavar um mini terreninho! Meu primo comentou que sempre teve vontade de brincar lá, quem sabe quando tiver m filho...Ahh não!! Nao precisamos ter filhos pra deixar nosso lado criança se divertir! Brincamos felizes no tratorzinho escavadeira!!! Passeamos no centro (aproveitamos os Soldes! Adoro soldes europeus!!! Casaco de lã 5 euros, saia de 4 euros!!! me sinto ate rica!!!). Passeamos na universidade que ele trabalha, almoçamos no Resto Universitario, vimos seu secador de lixia, laguinho congelado, fomos a Salsa! Essa tb merece comentarios a parte! Ver alemaes dançando salsa é algo fantastico! Bem oganizado!! Como pode existir uma salsa organizada??!! Passos devidamente contados! E o melhorfoi a mulher de camisola, achando que estava abalando...
E o melhor de tudo! A Sauna!! Achava que eu nao gostava de sauna....mudei de opiniao.....e rompi com padroes....a sauna era sem roupa!!! Imagine, um monte de homem e mulher juntos em saunas e todos pelados!! Mas e um respeito incrivel, ninguem te olha! E quase como se vc fosse invisivel! O maximo que eu tinha feito era um topless em Saint Tropez onde eu era a unica com a parte de cima do biquine....bom, agora ja fiz nudismo.....Adorei! E vc passa da sauna super quente pro frio, pro lado de fora, no vento e passa gelo no seu corpo, e o melhor : vc nao fica doente depois!!!
A musica que me faz pensar na Alemanha é: "aqui ta quente, ta frio, muito quente, ta frio". Sei que nao é uma musica de nada de qualidade, mas bem representativa!! como andamos bastante no frio, tinha com frequencia a sensação que não gosto: suar de calor e estar com frio.....
a musica que me faz pensar na França é: "quando vc passa eu sinto o seu cheiro...". (so uma brincadeirinha, verdadeirinha....)
Depois conto os outros dias...já escrevi muito....

Sem comentários:

Enviar um comentário