primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

video indio

Esse video explica um pouco do porque vou me indignando quando visito os castelos, e as construções megalomaniacas europeias. Afinal, alguem trabalhou duro pra construir tudo isso, e não foram os reis....
http://www.youtube.com/watch?v=8dSMLXxj3hI

continuando alemanha

Durante dois dias passiei sozinha. Fui a duas cidades bem pequenas e simpaticas. Esslingen e Ludwigsburg. A primeira é uma cidade com caracteristicas medievais, bem aconchegante. Na alemanha as casas sao com os telhados igual desenho de criança (sabem, bem triangular). Pela primeira vez, fiz um turismo bem bem a gosto do momento. Sem mapa, sem pesquisa anterior, sem nada de informação! Desci na estação de trem e fui andando de acordo com minha curiosidade! Foi uma delicia! No fim do dia, achei o ponto de informação turistica e comprei um mini livro sobre a cidade. Lá tem um morro mais alto que tem uma vista de toda a cidade, estava sol (mas frioooo), fiquei pelo menos uma hora no topo, quase que meditando, só em minha própria companhia. Foi muito relaxante e gostoso! A noite jantei com meu primo, sua especialidade: wraps.
No dia seguinte (estava bemmm bemmm frio, tipo menos 7!), fui a Ludwigsburg. Fui visitar o castelo, o maior castelo de estilo barroco da alemanha. Foi interessante! Nada a ver com os palacios que eu ja tinha visitado na França ou em Vienna, onde a quantidade de turista é enorme, vc tem que ir no ritmo da multidao, fugindo de bandos com seus guias nas mais diferentes linguas. Era uma visita guiada em ingles, com uma hora e meia de duração. O castelo tem 452 comodos! Esses reis eram todos maniacos!!! E claro que cada comodo é enorme, nada a ver com meu grande chateau que moro com seus 15m². No começo eu fico fascinada! ver a decoração no original, saber a historia de tudo. Depois tudo aquilo vai de certa forma me indignando, me irritando, me incomodando....como pode tanto luxo!!! Um comodo para jogar xadrez, outro para jogar cartas, um para o cha da tarde, um para fumar cachimbo e charuto, outro para ler as cartas strangeiras, outro para assinar os documentos oficiais, outro pra conversar com amigos mais intimos.....e assim vai....imagine 452!!! tem comodo para o que vc quiser!!! E saibam que a cozinha nao ficava no castelo....pois em 1700 nao existiam as Brastemps, entao as cozinhas fediam aos animais mortos. A cozinha ficava a 200m do castelo. E tb nao tinham banheiros!!! Credo, isso é muito nojento!! Eles faziam suas necessidades numa poltrona com um piniquinho....blerque!! imagine a coitada da pessoa que tinha que recolher isso......ahhhh que nojo!!!E cada comodo tem uma cor diferente,(pense que em 1700 nao havia tanta tecnologia, entao nao era facil fazer tecidos coloridos). Um quarto vermelho, um azul, um amarelo, um com flores, um com passaros, e assim vai....da-lhe imaginação pra 452 comodos!!!
O guia era um velhinho, bem velhinho mesmo, aqueles que ja tremem, um velhinho alemão falando em ingles.....no final da visita fiquei ate esperando ele falar: e na verdade eu trabalhei nesse castelo.
Você entra no castelo e o velhinho tranca as portas......estavamos num grupo pequeno de 8 pessoas. E como eramos poucos, ele mostrou o lado dos empregados (que normalmente nao faz parte da visita), gosto de conhecer o outro lado da historia, e é ai que vai me indignando!
Depois fui conhecer o outro mini castelo do bosque que o rei caçava e fez um castelo so pra jogar jogos......affff e eu morando em duas pessoas com cozinha, quarto, sala, sala de jantar, tudoooo em um so comodo em 15m²!!!
Mas de qualquer forma é interessante conhecer isso!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Alemanha

Já que depois das provas do mestrado, tivemos uma semana de ferias (denovo!!!!), fui para alemanha - Stuttgart- visitar meu primo. Foi MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO bom! Acho que nasci pra viajar!!! Pra mim é uma das melhores coisas dessa vida! Foram 4 dias de bastante frio (tipo menos 3, menos 7, dias de maxima 0). Mas todos os dias fez sol e dias lindos! Nao vimos neve mas o chao, gramado, todo branco e laguinhos congelados! Adorei brincar no lago congelado! Alias os pontos altos da viagem: Brincar no lago congelado, brincar com o tratorzinho do parquinho das crianças e a sauna! O melhor de tudo foi conhecer meu proprio primo!! Essa vida é engraçada, dizemos que viajar nos permite conhecer novas pessoas, eu venho até a Europa pra conhecer meu primo brasileiro, minha propria familia! Que alias, aprendeu a falar espanhol e dançar salsa na alemanha! Isso é que é exemplo de mundo globalizado!
Alias, virei uma fã dele! Ele mora 6 meses na Alemanha e 6 meses na Tailandia. Isso é que é ter capacidade de adaptação!! Ele é super disciplinado, faz esporte TODOS os dias!!! ( e eu aqui me esforçando para fazer algum exercicio pelo menos uma vez na semana....mas voltei de la inspirada pra ir a natação regularmente....vamos ver quanto tempo isso vai durar....). E o mais legal, sao suas historias de vida! experiencias incriveis que eleja passou na Africa, em tribo indigina no Brasil, historias de viagens, etc! Acho que se um dia eu escrever um livro sobre as aventuras de morar no exterior ele precisara escrever um capitulo!! Ele é observador, conta sobre as sutilezas das diferenças culturais. Adorei uma frase que ele disse: "tem hora que cansa ser estrangeiro". É isso!!! mesmo que tenham vantagens enormes morar em outro pais, seremos sempre ESTRANGEIROS, por mais que nos adaptemos.....
Achei (quero deixar claro que aqui conto minhas vivencias, minha opniao, minhas sensaçoes) a Alemanha (o pouco que conheci dela) um pais moderno, super correto, país de engenheiros, tecnologico, limpo, organizado. Muitoooo diferente da França. Adorei o metro e Stuttgart, preciso nos horarios, limpo, bem sinalizado, mesmo nao falando e nem lendo alemao, era facil de se localizar. Alias achei a lingua menos complicada do que eu imaginava, achava que era impossivel aprende-la, mas depois de 4 dias, fiquei ate com esperanças: quem sabe um dia poderei pelo menos ler em alemao! Consegui ate comprar um cafe sozinha em alemao! eu sabia falar: Oi, cafe por favor, obrigada! Ate fisicamente, os alemaes sao diferentes (dos franceses) : sao altos, bem brancos, mas bem brancos mesmo!! Bem loirinhos (mas tem morenos tb!!).
Fizemos bons passeios! Fomos ate a montanha mais alta de Stuttgart que é alta devido aos escombros da guerra. A cidade tinha sido completamente destruida na guerra, por isso é moderna, foi reconstruita em 1950. (como ja disse, tudo depende do seu ponto de referencia, quando vc mora numa cidade museu, onde tudo é velho e muitas coisas datam de 1500 1700 1800, achamos 1950 extremamente moderno!!). Subimos na torre de stuttgart e tomamos uma cerveja! Claro, nao da pra ir a Alemanha e não tomar cerveja!! alias, cerveja lá é muitooo boa (olha que eu nao gosto de cerveja, gosto é de vinho!). Indo pra essa torre, passamos um parquinho de criança, esses que tem balanço e escorregador, mas lá tinha uma mini escavadeira. Algo moderno com alavanquinhas pra escavar um mini terreninho! Meu primo comentou que sempre teve vontade de brincar lá, quem sabe quando tiver m filho...Ahh não!! Nao precisamos ter filhos pra deixar nosso lado criança se divertir! Brincamos felizes no tratorzinho escavadeira!!! Passeamos no centro (aproveitamos os Soldes! Adoro soldes europeus!!! Casaco de lã 5 euros, saia de 4 euros!!! me sinto ate rica!!!). Passeamos na universidade que ele trabalha, almoçamos no Resto Universitario, vimos seu secador de lixia, laguinho congelado, fomos a Salsa! Essa tb merece comentarios a parte! Ver alemaes dançando salsa é algo fantastico! Bem oganizado!! Como pode existir uma salsa organizada??!! Passos devidamente contados! E o melhorfoi a mulher de camisola, achando que estava abalando...
E o melhor de tudo! A Sauna!! Achava que eu nao gostava de sauna....mudei de opiniao.....e rompi com padroes....a sauna era sem roupa!!! Imagine, um monte de homem e mulher juntos em saunas e todos pelados!! Mas e um respeito incrivel, ninguem te olha! E quase como se vc fosse invisivel! O maximo que eu tinha feito era um topless em Saint Tropez onde eu era a unica com a parte de cima do biquine....bom, agora ja fiz nudismo.....Adorei! E vc passa da sauna super quente pro frio, pro lado de fora, no vento e passa gelo no seu corpo, e o melhor : vc nao fica doente depois!!!
A musica que me faz pensar na Alemanha é: "aqui ta quente, ta frio, muito quente, ta frio". Sei que nao é uma musica de nada de qualidade, mas bem representativa!! como andamos bastante no frio, tinha com frequencia a sensação que não gosto: suar de calor e estar com frio.....
a musica que me faz pensar na França é: "quando vc passa eu sinto o seu cheiro...". (so uma brincadeirinha, verdadeirinha....)
Depois conto os outros dias...já escrevi muito....

sábado, 14 de janeiro de 2012

historia de terror

Ontem, na sexta-feira 13 fui a um seminario de Lacan as 21h15 num hospial psquiatrico. So isso ja era um terror!!! nao sei nada de lacan nem em portugues...em frances entao....O representante do representavel é o significante. Quoi?? Hum?? C est quoi ça? Entao, nao entendo nada.....O seminario foi ate as 23h30 (lembre-se de uma sexta-feira!!!). Acaba o seminario! Ebaaaa vivaaaa, posso ir pra casa! procuro a saida com minha amiga, e esta fechada. Claro, fechavasse os portoes as 22h. Ok, procuramos outra saida, tem varias, o hospital é enorme. Sao varios edificio velhos (como tudo em paris). Noite de lua cheia. Quase meia noite. Tudo escuro. Frio. ventando. Arvores sem folhas balançando.
Eu estava com medo, ja estava com medo desde a hora de entrar que tinha que passar um corredor de arvores secas no escuro com um arco no fundo. Ainda comentei com minha amiga: tenho medo....esse lugar deve ter varias almas de mortos e desaparecidos. Quando chegamos ao fim do corredor, estava la: monumento dos mortos e desaparecidos da guerra tal...aqui tudo é de guerra....
Bom, chegamos a outra saida e....advinha: FECHADA!!! Comecei a ficar com muitoooo medo. Comentei: Aqui deve ter muitos pacientes internados. Olhamos as janelas dos edificios: um paciente nos observando.....
Encontramos outras 4 psicanalistas perdidas, tb trancadas....Aquelas que passaram 2h30 discutindo qual seria a logica fundadora do Inconsciente....e o significante e o significado...o recalque originarios....o desejo irrealizavel....tipo intelectuais, serias....todas nessa hora com MEDO!
Vimos um carro passando! Todas sairam correndo como crianças! Achamos a saida!!
Ufa!!! essa é pra deixar mais marcas da intensidade dos momentos vividos aqui! nqo podia ser apenas um seminario comum.....

Aniversario de 1 ano

Exatamente agora é meia noite. Zero hora do dia 15 de janeiro. Hoje faz um ano que cheguei na França!! Lembro como se fosse ontem, quando entrei no aviao, a viagem, o medo de nao saber me comunicar, o dia que cheguei, o encontro com a familia...Tudo! acho que lembro ate a cor do céu...tudo tudo!!! tenho muito o que comemorar!!!
Agora durante meu babysitting o pequeno de 4 anos acabou de acordar gritando e chorando com um pesadelo!! Uma boa maneira de marcar meu aniversario de França!!! mas ele se acalmou rapido, so com beijinhos e colinho!!
Amanha vou pra Alemanha pra comemorar mais essa minha estadia na Europa!!!

detalhes que me fazem pensar

Um frances me perguntou: No brasil tb tem empregada? Sim. E elas vem de que pais?
Como aqui os empregados e faxineiras e babas (como eu) sao estrangeiros, a pergunta é valida! e respondi que elas sao brasileiras mesmo....Ele ficou com cara de reflexao profunda....

Voto no Brasil é obrigatorio. Isso espanta os franceses!!

Aqui os mendigos leem na rua! (ja contei, mas é que ainda me surprendo com isso! tem outros detalhes que ja nao me surpreendem mais... acostumei...)

Aqui nao existe porteiro. Isso faz Muitaaaa diferença em varios aspectos.

A relaçao homem-mulher e mil vezes mais igualitaria que no Brasil.

No Brasil nao existe o costume de fazer babysitting.

Aqui eles nao sao adeptos as cirurgias plasticas. Eles fazem bastante exercicio fisico. Cuidam bastante da saude.

A arvore de natal é pinheiro de verdade!

Eles comemoram o dia de reis, come-se la galette du Roi, quem acha o que esta escondido na galette ganha uma coroa... (eu achei as 3 vezes que comi!! e ganha-se na sorte!!)

..... tantos tantos outros detalhes....

Voltando a rotina

Depois das provas e das varias visitas, devo voltar a rotina. Por exemplo, agora estou num babysitting! Adoro babysitting!!! Crianças dormem e eu ganho dimdim fazendo minhas coisas!!! Na quinta-feira fui ao Museu do Louvre com o pequeno que eu cuido regularmente, ele queria ver a exposiçao sobre o egito. So isso ja me faz pensar em um monte de coisa! Imagine que lindo! Um menino de ' anos e meio que te pede para ir ao Louvre!! Bom, so com esse detalhe ele ja sera diferente das nossas crianças do brasil. E eu adoro aproveitar momento de trabalho para conhecer Paris, ainda mais o Louvre que eu so tinha entrado uma vez! os primeiros 45 min foi lindo! Ele se interessava por tudo, perguntava tudo, tirava foto, depois....Hummmm...depois queria brincar de pega-pega e esconde-esconde entre as obras de mais de 4000 mil anos!!! Corria e escorregava de joelho no chao de marmore.....Visitamos uma parte que eu nao conhecia: apartamentos do napoleao, parte da idade media, e um lugar de esculturas que é simplesmente maravilhoso! Adoro esculturas (ja contei isso quando cheguei na frança e fui ao museu de Lyon). La tem uma energia diferente, um lugar calmo, sereno....vontade de voltar la! (sem um pequeno querendo subir nas esculturas....).

Mestrado

Bom, no meio de tudo o que vivo aqui, as vezes tenho a sensaçao que o mestrado é so um mero detalhe....Entre tudo o que aprendo, vivo, penso, repenso, questiono, aprecio, o mestrado fica pequeno....Mas ele ta valendo a pena! To gostando! Ja acabou o primeiro semestre (que foi de 4 meses sendo 4 semanas de ferias!! Isso é a frança!) Fiz as primeiras provas...Nao sei o que esperar de resultado...sei que os franceses sao bem rigorosos, nunca existe uma nota maxima, pois o maximo seria a perfeiçao, e se a pesssoa chegar a perfeiçao achara que nao precisa estudar mais. A nota aqui é de 0 a 20. Mas sabe-se que o maximo dos maximos sera 18. Foram 3 provas, cada uma com apenas uma questao, para escrever folhas e folhas de psicanalise em frances....Se os profs entenderem o que eu tentei escrever em frances ja fico feliz!!!

Noticias do ano passado

Nossa! Eu nao escrevo desde o ano passado!! falando em nossa, o sucesso de musica brasileira aqui na França é: "Nossa, nossa assim vc me mata, ai se eu te pego, ai ai ai se eu te pego...". Como pode? Em todos os lugares toca essa musica! Ate na pizzaria de uma micro cidade de 5000 habitantes no sul da França!! Conheci mais uma cidade linda da França: Bordeaux. Passei o ano novo la, com minhas amigas brasileiras! Foi uma das viagens mais gostosas que eu ja fiz! Estavamos em 5 meninas brasileiras! Adorei! Conhecemos Saint Emilion (regiao de um dos mais famosos vinhos do mundo!). A cidade é uma gracinha, bem pequenininha, antiga (claro!!). Bordeaux é uma cidade grande da frança, cidade tb do periodo romano como Lyon, achei que lembra Lyon em alguns aspectos. é uma cidade mais calma, tudo bem organizado, bonito, é aconchegante! E fomos tb a Praia!!! Subimos as dunas de Pyla. é um lugar bem bonito, é o outro lado do oceano atlantico! primeira vez que vejo o oceano atlantico do outro lado.....Foram so tres dias, mas muito bem aproveitados! Ficamos na casa de uma familia francesa, mas o pai é marroquino (isso faz diferença). Fomos tratadas como princesas! Foi uma delicia! E vinho e champagne no almoco, jantar, quase ate no cafe da manha!!
O natal tb foi uma delicia! Na casa da minha amiga mais antiga! Com meus primos (3 primos) do brasil!!Fizemos amigo roubado e com direito a comida brasielira: farofa, mousse de maracuja, lentilha, arroz, peru....Hummm que delicia!!!! Comemoraçao dia 24 e 25! Um verdadeiro natal em familia!!!
O mes de dezembro foi agitado, muitas visitas! O que me alegra o coraçao!
Uma amiga do brasil ficou 15 dias aqui no grande palacio que moro! passeamos bastante (na medida do possivel, entre trabalhar em uma loja na epoca do natal, e me prepara para prova do mestrado...). Fui em lugares que nao conhecia de Paris! o cemiterio pere lachaise (onde estao enterrados grandes personagens da historia, da poesia, da literatura, edith piaf, Alan Kardec, etc); Foi um passeio interessante! Tb fui ao Museu do Salavador Dali, a la Defense, que é o bairro moderno de Paris, edificios altos de escritorios. Fomos tb a um grande bosque que tem em Paris, com um lago bonito! Vimos a torre Eiffel de todos os angulos possiveis, ela é realmente uma presença marcante de Paris, onde vamos, ela esta nos olhando....Sera que é isso tb que deixa Paris, um pouco misteriosa, charmosa....Fomos a um jazz pitoresco! Com velhinhos de 70 a 80 anos dançando rock dos anos 60 em jazz, com gravata borboleta, suspensorios, chapeuzinho xadrez...num lugar bem caracteristico, como um porao de uma casa....Coisas de Paris!!! Enfim, aproveitei bastante!! Mas ainda tenho muito o que conhecer dessa cidade magica e intrigante!!