primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

J en ai mare

J en ai mare quer dizer: nao aguento mais, chega, to de saco cheio.
J en ai mare do frio, da falta de sol....
Como podem ser felizes se brincam com tantas roupas, gorro, cachecol, luvas, casacos e mais casacos?!?!
Os bebes nao tem nem movimento dos bracos....
Na verdade deve ser tb por isso q no geral nao ha um clima de felicidade por aqui....
Tem outras expressoes frances que me marcam
je suis desole: quer dizer que pena, sinto muito, mas eu escuto assim: pena mas o problema e seu!
Tu te depeches: vai rapido
tu te debrouilles: se vira
ça coute cher: isso custa caro
J'ai le droit: eu tenho o direito
Essa ultima frase é muito muito usada, no começo eu achava lindo. Até escrevi sobre ela no começo do ano. Como é lindo uma criança saber de seus "direitos". Mas depois de passar 11 meses ouvindo isso da boca de varias crianças que deturbam seu verdadeiro significado.....j'en ai mare dessa frase também!!!
voila!!
Depois lembro de outras....
O pior e qdo me chamam de madame! Detesto!
Ja to comecando a entrar em crise dos 30; ja tenho cabelo branco e ainda me chamam de madame. E pra acabar!!
Perguntei: mas pq me chamam de madame. Pq eu ja estou na idade de estar casada.....affeeee....socorrro!!
Bom, to aqui congelando no Square!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

porta de escola

Um dos meus trabalhos atuais (tenho 3), é buscar tres crianças na escola e cuidar delas até os pais chegarem em casa. Eu gosto disso! O que não é contraditorio com o fato de as vezes nao gostar nada nada de fazer isso! Como sempre, tudo que é com criança é intenso, dinamico, transbordante de sentimentos. Ainda mais quando sao 3 crianças e 3 irmaos!! (uma menina e dois meninos). eles sao vivos, curiosos, alegres, dinamicos, duracel 9nao termina nunca a bateria!! quando estao quase dormindo, o olho chega a estar pesado, eu acho qe vai começar o meu sussego....tchammmmmmm eles começam uma super batalha entre eles! e eles nao tem do um do outro, rola solto socos, ponta pes, tapas na cara, etc Eu por enquanto so preciso ficar esperta quando estou de costas, pq o pequeno pula em mim de repente!!
Acho um maximo observar a relação entre irmaos, nossa essa vida é mesmo complexa!! Acho que ter irmaos e fundamental! Talvez possa ser tema do meu doutorado!!!
Observar as crianças no parque, square, aqui fala s-qua-re nao como em ingles! è bem bizarro como eles falam!!!
Mas na verdade, sentei aqui para contar uma cena que achei linda. Estava eu, na porta da escola, esperando meus anjinhos/diabinhos e olhando o Re-encontro dos pequenos com seus pais ou babas (muitosssssss tem babas! todas estrangeiras!!!). Vi uma mae que veio buscar dois menininhos bem pequenos, tipo 3 anos. E o menino diz: (em frances claro!) "Oi Mamae, como foi seu dia? Vc esta bem?"Aiiiiii que lindo!!!!!! ja apaixonei por ele. Agora ele é meu foco de observação na porta da escola!! e na semana seguinte, no reencontro ele diz: "mamae, vc esta tao bonita hoje!" Aiiiiii ganhou mais pontinhos comigo!! assim sim da vontade de ter filhos.....
pena que essas cenas duram segundos, no geral as crianças ficam mais tempo aprontando, gritando, chorando, testando, reclamando, disputando, infernizando....ops empolguei!!! Mas fica aqui com 3!!!
Ontem teve uma cena que achei fofa. O menos de 4 anos me perguntou: Vc vai dormir aqui? Disse que nao, ele responde: "Ah! nao!!! Ficamos ficar sozinhos!!" E se mostra bem preocupado! Expliquei que esperaria a mae chegar, nao deixaria eles sozinhos....mas por via das duvidas, ele me fez dormir de maos dadas com ele!! fofo!!!
Bom, estou aqui, na casa deles, fazendo babysitting....ja sao quase 2h da manha!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Friooooooo!!!

Oficialmente ainda não é inverno. Eu sei disso!! Vai ficar pior! Eu sei disso tb! Mas já estou sofrendo de friooooooo!!! Fico até com raiva da incomprensão alheia! Eu realmente acho que 1 grau é friooooo!!!! Acordar e ver mais um dia de nuvens, tudo escuro, ventando e um PUTA frio é complicado!!! Voce acha que da vontade de sair na rua?! O dia começa depois das 7h30 e termina lá pelas 17h30!! Agora para explicar sobre meu frio, digo para o franceses: "Vc se imagina na praia do nordeste brasileiro as 13h com 40 graus? E o Brasil ainda é tropical, é humido!!" Ai, eles começam a ter uam certa ideia do que meu frio é coisa séria!!! Fico cansada de sentir frio!! nem adianta dizer: mas vc precisa saber usar as roupas certas....eu ja comprei todas as roupas indicadas aqui, tomo cha fervendo sempre que posso, faço exercicio quando consigo (quanto mais frio, é melhor fazer mais exercicio, o corpo se protege mais, sentte menos frio!). Ontem passei tanto frio, que quando cheguei em casa fiquei colada no aquecedor!
O mais bizarro é que consigo suar e sentir frio! Isso é muitoooooo estranho! é assim, todas as partes que estao protegidas ficam quentes e como ando rapido fico com calor, mas sinto um frio congelante no rosto, na orelha, meu nariz arde de frio! meus olhos ficam lagrimejando!! Viu como é serio meu frio!!!
E eu estou tentando me fazer de "forte" ainda nao estou usando todas as minhas "armas" contra o frio! Sabado ate sai de vestido (de lã!) com meia calça (grossas e duas!!). Pq enquanto eu ja to com meu super casacao, encontro francesas de meia calça fina!!! como conseguem!!!!
Bom, era isso, um desabafo, de alguem que se sente morando num gigante frezer!

domingo, 13 de novembro de 2011

Nova fase

Essa semana foi muito intensa! Eu na verdade estava com um problema serio de visto! A prefeitura de paris nao estava querendo me dar o visto de estudante! Foi uma das piores coisas que ja passei! Fui um periodo de muita humilhação! Mas agora acabou!!!! Estou com meu visto!!!!!!!
pronto, nao preciso mais ter medo de policia!!!!
Fui para Lyon tirar meu visto e encontrei a minha linda pequena menininha que cuidava. Foi lindo, fiquei so dois meses sem ve-la, mas ja mudou tanto! Tirou a fralda, ja mudou a voz, ja fala de tudo, brinca de boneca que é lindo de ver!!! Vi o menino tb! Ele ja esta começando a ler e escrever!! Ele tb ficou muito feliz de me ver, mas logo que cheguei perto dele, ele começou a me bater!! Ainda bem que sou psicologa e consigo entender os seus motivos!!!
Foi maravilhoso voltar para Lyon, mesmo sendo apenas um dia!! la é lindo! aconchegante! Bem mais barata que Paris!!! Sempre gostei de Lyon!! Mas um dia de bate e volta e continuar minha semana, me deixou bem cansada!
Fui e voltei de covoiturage, acho que ja contei disso....é uma especie de carona oficial. tem um site, vc acha quem esta indo fazer o mesmo percurso que vc, o motorista "vende" um lugar no carro dele. E dessa vez so encontrei gente simpatica!! Fui e voltei de furgao!! foi engraçado!! Adorei!!
E trabalhei normal ate sabado as 19h, e este domingo so curti as amigas! Para mim é fundamental minhas amigas! Nao sei viver sem amigos!!! Fui a missa da Medalha Milagrosa agradecer que deu tudo certo! Depois jardim do Luxemburgo que a cada estacao fica lindo de um jeito (estava sol, isso é raro! precisava aproveitar!!), depois fui encontrar outra amiga nos Invalides (perto da ponte que mais adoro, Alexandre III), depois vim dormir na casa dela!
Enfim, descansei!!
O bom, é como agora tenho o visto, posso "programar" meus proximos meses! Meu desejo é: terminar mestrado em junho, passar um mes na italia em julho, depois viajar um mes por ai e voltar para casa!!! Sim voltar ao Brasil em setembro!!! Esse sao os planos! mas claro que ate la muita coisa pode acontecer! (mas para garantir ja quero comprar minha passagem de volta!!!)
Bom, isso tudo significa que terei que trabalhar muito para ter dinheiro para tudo isso e tempo de terminar o mestrado em junho!!!
Vamos ver o que sera possivel!!!

sábado, 5 de novembro de 2011

Outono e outros

Ja estamos realmente no outono, as folhas das arvores mudam de cores, estao amareladas, marron, todas caindo.....é bonito ver a natureza se transformando a cada dia!
Sabe aqui tem varias coisas muito boas que talvez eu sinta falta quando voltar para o Brasil. Uma delas é a tranquilidade e a segurança de andar pelas ruas nao importa a que horas! Os vinhos a preço de cafe expresso, os bons queijos, as comidas congeladas da Picard, os enormes cogumelos, o contato intenso com artes e historia (isso fica no ar!), as maravilhosas bibliotecas que estao em todos os lugares e super acessiveis! Ver as pessoas indo trabalhar de bicicleta, patinete e afins.... a organizaçao dos onibus e sua eficiencia! o passe mensal de transporte publico que vc pode usar quantas vezes quiser! A piscina publica, o saumon barato! Nao tem buraco nas ruas! o caminhao vassoura que limpa as ruas, os depositos de vidros....enfim ha muitas coisas para admirar, porque nao implantar no Brasil?! Podemos adquirir os bons habitos e experiencia dos outros! Sem perder nossas qualidades!!!A participaçao popular nos assuntos de interesse a todos os cidadoes, por exemplo é algo que admiro! A quantidade de palestra gratuita sobre tudo o que vc quiser! os maravilhosos cursos de culinaria!
As praças e parques em perfeito estado para proveito de todos, de crianças a senhores e senhoras! Admiro o sistema de lixo aqui tb, todas as esquinas tem lixos e separacao para reciclado e organico, as pessoas nao destroem os sacos, nao roubam a estrutura do lixo, etc.
WiFi em praças, parques, bibliotecas, etc! Por toda a cidade!!!
Enfim, tem muita coisa boa!
Tem muita coisa dificil também, ainda nao contei aqui as coisas que me custam muito, no sentido emocional.....tem muita coisa que me machuca, me faz sofrer....nao gosto de divulgar o lado negativo das coisas, mas pensei que nao precisa ser visto como divulgaçao do sofrimento, mas sim contar o outro lado da moeda, que tb faz parte da realidade. Sofro com o ar de mau-humor que reina nas expressoes! Sinto falta da afetividade, do sorriso, da leveza, da alegria, do doar-se ao outro! Tem muitos momentos que sou tao mal tratada que tenho vontade de voltar na hora! Um dia conto mais detalhes dessa parte da historia, se contar agora colocarei toda minha indignaçao, minha raiva, minha tristeza e tenho medo, pois é, tenho medo de frances!!!! tenho medo de ser rastreada, multada por divulgar na internet palavras ruins sobre alguem, sobre um povo, sobre uma cultura. Mas nem tudo sao flores!!!
Como tudo na vida.....tudo tem dois lados da moeda, as vezes até mesmo varios lados! Tem gente que gosta de morar "no exterior", morar "fora". (ainda vou escrever sobre esses termos, morar fora, no exterior, exterior de que???)
Mas, pelo que me conheço, nao me vejo como uma pessoa para morar fora das minhas raizes por muito tempo! Hoje digo, quero logo voltar para casa!!! Quero terminar o mestrado e voltar!! Nunca se sabe a que caminhos a vida nos leva....mas até agora tenho enorme desejo de voltar!! Por enquanto aproveito o que tem de bom por aqui!!!
Espero levar comigo esse sentimento se estar aberta para as novas experiencias!
Bom, por hoje é so!
saudades dos que amo!!!
Enfim, tem

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Minha pequena comunidade

Aqui em Paris tenho algumas amigas: Naty, Mari, Mari, Andrea, e a Ju que moramos juntas! E em Lyon temos mais duas brasileiras: Mafer e Bia. Bom, somos no minimo 8 brasieliras (solteiras!) na França! Nós formamos uma pequena familia, mais que isso, pq somos amigas, suporte uma das outras, companheiras e familia. É algo muito especial, muito intenso...eu sinto como uma pequena comunidade. Sempre estamos juntas aqui na enorme mansão de 15m² de 10 comodos! explico: 1. hall de entrada, 2. banheiro, 3. cozinha, 4. sala de jantar, 5. sala de visita, 6. quarto, 7. quarto de visita, 8. closet do andar superior, 9. quartinho de bagunça, 10. closet do terreo. Pois é! eu disse que era uma mansão! Mas não se preocupem, se vierem me visitar eu dou um mapa do ape, com direito a GPS para os mais perdidos!!
Bom, voltando ao assunto, adoro essa pequena grande comunidade! Ela me é fundamental para suportar os desafios de morar num lugar onde me sinto como um E.T!
Veja, mesmo com 9 meses e meio de França ainda tem coisas simples que demoro uma eternidade para entender....me sinto uma burra! Hoje pela primeira vez fui nadar na psicina publica aqui em Paris.
(adoro isso de psicina aquecida, limpinha e boa e barata para todos! nisso consigo ver o fraternite, igualite, liberte, porque na maioria do tempo acho que essas palabras sao bonitas de ler....e no dia a dia acho que esses valores estão bem escondidos...precisa procura-los!)
Bom, cheguei na psicina, segui a plaquinha e......não achei a psicina!!!! Como??? É algo simples certo?!! Bom, procurei...procurei....achei homens pelados....nada de psicina...Ok, não custa perguntar. "Descupa, por favor, onde entro na psicina??", a respsota é simples: "só abrir aquela porta!". Claro, a única que não tentei!
Antes já tinha tentado colocar minha mochilinha no armario automatico, li as instruções...fácil! aperta os botoes, clicka nao sei onde e.....não deu certo!! Obvio!! bom, deixa fora do armario mesmo!!!
na verdade, antes já tinha me perdido no meu proprio bairro, eu moro aqui há um mês e meio. e a psicina é bem pertinho! So queria fazer um caminho diferente....mas as ruas em Paris não sao paralelas....sao sei la o que...diagnais, com becos sem saida, com passagens secretas....sei que nem sei onde fui parar....
Enfim, algo que era para durar maximo uma hora, contando com 45 min de natação, durou 2 horas sendo so 30 min de natação....
Tem muitos outros exemplos de desafios do cotidiano! Eu me irrito quando não consigo sair da estação de metro!!! Tem estações que tem tipo 15 saídas, tipo a perto da minha casa (eu nem desço mais nessa estação, porque nao sei sair dela!!!) e vou seguindo as flechas e não da certo!!!
Ou quando não sei usar o elevador...o elevador tb merece um capitulo a parte, muitos mal cabe uma pessoa (ta vendo como eu preciso emagrecer logo, daqui a pouco não vou caber nos poucos elevadores existentes em Paris).
E alguém pode me explicar porque tanta falta de imaginção de colocar o mesmo nome em ruas diferentes? Na verdade muda, umas chamam Rue blabla, outra boulevard blabla, outra Chemin blabla....So muda o tipo da rua...o nome é o mesmo!!!já é dificil achar as ruas, agora com nome igual, ninguém merece!!
Bom, tudo isso era para contar um pouco de como minha pequena grande familia na França me é importante, sinto um lugar de muitos e profundos aprendizados!

Filosofando sobre curiosidades

Tem varias coisas que queria comentar sobre os detalhes da vida cotidiana, detalhes que mostram a diferença de cultura, de hábitos, etc.
O que me faz gostar de morar "fora", (humm...essa expressão me faz pensar varias coisas...fora do que exatamente? Do país? da cultura?...deixa pra lá...isso é coisa de quem trabalha com associação livre....).
Bom, uma das coisas que me faz gostar de morar em outro país, é justamente o encontro com o diferente! Por exemplo, mesmo estando aqui há 9 meses e meio!! Ainda me surpreendo com a quantidade de objetos jogados no lixo, ou seja, colocados na calçada sem que ninguém os pegue!!! isso mesmo, fica dias e dias e semanas, coisas do tipo: computador, geladeira, fogao, microondas, colchão, cama, sofa, mesa, aramario....e o mais legal é que as pessoas colocam bilhetes sobre as coisas. Exemplo: computador de memoria tal, do ano tal, com defeito apenas em X. Assim, caso alguém queira pegar já sabe extamente pq a pessoa dispensou o objeto!
Acho isso curioso...tão diferente da gente! Fico pensando que temos muitos problemas no Brasil, e agora, mais do do que antes, acredito que as grandes causas sejam: a gritante diferença social e a corrupção. A educação e a saúde, podemos arrumar diminuindo a corrupção e a enorme diferença entre milhionarios e extramamente pobres. Corrupção falo da nossa tb, a do dia a dia, não só dos grandes escandalos dos cofres públicos. Digo, a de "pegar" pequenas coisinhas "achadas" por ai, desviar só um detalhe da lei...etc.
Aqui os mendigos leem na rua! Pois é! é INCRIVEL!!! Eles deitados, sentados, nas praças, pedindo dinheiro e lendo enormes livros!!! Acho isso encantador!! pq temos tantos analfabetos? A vontade de entender o mundo que nos cerca é natural do ser humano, a escrita faz parte do dia a dia, como podemos ter tantas pessoas que não sabem ler???!!!
Adoro o encontro com outras culturas que são mais diferentes ainda da nossa. Ex. Adoro encontrar as africanas negras altas, grandes no metro, na rua, com seus vestidos e turbantes lindos, enormes, e super coloridos de cores vivas e vibrantes! As indianas com suas roupas transpassadas, também coloridas, (mas em tons mais sobrios comparados com as africanas), com suas tatuagens na mão e o "terceiro olho", bolinha vermelha pintada entre as sombrancelha.
As mulçumanas com seus longos véus, ainda me causam sentimentos variados....tento não ser pre-conceituosa, ou seja, tento não pensar com meu "pensamento de brasileira ocidental de biquine na praia", tento pensar que pode ser uma escolha delas também. Sei que tem muitos livros, filmes, documentarios que contam dos maus tratos que elas passam, da submissão, etc. Mas se eu pensar só por esse angulo, vou pensar de acordo com meus valores....sim, existem aquelas que concordam com a cultura que foram criadas.....Mas sempre olho elas com mais profundidade, como se eu quisesse tentar "ler" em seus olhos, se elas estão felizes dessa forma ou não. Me intrigo, fico curiosa, tenho vontade de perguntar: olá! tudo bem? Sera que vc poderia me contar se de verdade verdadeira vc já se questionou sobre seu véu, sua cultura? Vc realmente gosta disso? Calma, sou cara de pau, mas tento preservar o respeito! Não fiz essa pergunta para ninguém (pelo menos por enquanto!!)
Ainda mais aqui na França que é proibido o véu que cobre todo o rosto, e elas levam multa se o usarem....é um tema bem polêmico.
Quado trabalhei na galeria Lafayette, ficava olhando todos que passavam, lá era bem divertido de reparar as diferenças de nacionalidade (acho que quero estudar antropologia!!). E as de véu me intrigavam muito!!! As vezes achava "hipocrita"(não é bem esse o termo, quero dizer contraditorio, no meu pensamento ocidental de brasileira), tem umas que são mais modernas, que usam calça bem justinha, salto alto, um kilo de maquiagem, esmaltes vermelhos em unhas super compridas, e um véu para cobrir o cabelo....hum....isso dá é mais curiosidade.....
Outras que cobriam o corpo todo, mas com cada birdado lindo naquelas burkas.....
Os judeos também já sei reconhecer, não só os homens, que isso é facil, mas as mulheres pelo estilo de roupa.
Adoro ver também as diferenças dos traços físicos: cor de pele, formato dos olhos, nariz, boca, dentes, tipo de cabelo....é engraçado, como somos todos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes!!!
Adoro reparar também na relação dos pais com seus filhos, as africanas com seus bebes enrolados nos lenços, pendurados em suas costas.....nossa! que habilidade, dentro do onibus, elas fazem aqueles "nós" nos panos e colocam seus microbebes com muita facilidade em suas costas....
Tenho a impressão que grande parte das mães francesas, estão com seus filhos, pq a vida é assim: crescer, casar e ter filhos. Vejo que eles fazem muitas coisas que para mim seriam ideais: ex. levar no parque, ir ao zoo, dar lanchinho da tarde, mas a imprssão que tenho é que fazem isso de obrigação, não vejo muitos sorisos, muitos afetos, vejo olhares vazios, longes...longe daquela situação!
Bom, ainda tem muitas outras coisas...mas preciso parar agora....outro dia continuo.