primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Espanha- Madrid

Nossa estou chocada!!! Meu Deusssss como o ser humano tem capacidade de se adaptar! Descobri que já me adaptei a esperar patada de todos a todos os momentos! Este fim de semana fui a Madrid! Foi simplesmente MARAVILHOSO! Voltei muito mexida dessa viagem! Sinto que cada vez que viajo me transformo, me modifico em algo que ainda não sei nomear....
Fiquei na casa de duas ex-alunas minhas de Sampa, que alias me receberam com muito carinho, passeamos bastante, conversamos muito e aproveitamos tudo!!! Mas lá descobri que estou traumatizada....eu perguntava para a Re: mas posso chamar o garçon? mas podemos sentar aqui? mas pode tirar foto disto? e fui percebendo pela reação dela, que não eram normais aquelas perguntas....Pois é...aqui na França se vc chama o garçon, ele fica puto, não vem e ainda vai te deixar esperar uma eternidade!
Está dificil de escrever isso, pq queria transmitir a real noção de como é um grande esforço conviver com franceses, sem ficar dura, triste, mau-humorada ou grossa....
A minha primeira surpresa: as pessoas conversam, as ruas tem barulho de gente!!! é eles emitem sons!!!!!!Nossa fiquei muito feliz em ver pessoas passeando, conversando e sorrindo!!!
As pessoas falam com vc na rua, mesmo sem te conhecer!!! Nosssaaaaaa que saudades disso!!!!!
Os homens te paqueram! Pois é!!! eles te olham! Falam com vc!!! Meu Deus!!
E minhas alunas estavam dizendo que lá eles são meio grossos...mas desculpe, nada se compara aos franceses.....Bom, depois do meu ex-chefe ano passado, e esta experiencia na frança, nunca mais foi ter medo de cara feia e de grosseria!!Já estou mega vacinada!!!
Madrid é linda, grande cidade, mas não é lotado de gente, bom metro, as pessoas gostam de sair, se divertir, tem muitos bares, festas, alegria! No domingo estava tendo maratona e eventos de semana santa. Nossa eu fiquei completamente apaixonada pela cidade!
Sem contar que eles falam a minha lingua!!! Eu adoro ouvir espanhol e falar espanhol! é lindo!!!
Mas, sabe que me surpreendi comigo mesma, não sabia que a lingua francesa já estava tão dentro de mim....eu já sonhei umas três vezes em francês, mas nada de dialogos profundos....mas lá, minhas reações espontaneas saiam em francês!!!!!As vezes precisava pensar que não era para falar francês e sim espanhol!!!
Eu experimentei todas as comidas tipicas que queria: paella, churros com chocolate, tapas, e bebidas: vinho de la Rioja, Sangria e outra que esqueci o nome....A comida deles é muito muito boa!!!!
Fui ao museo do Prado (mas esse foi bem corrido, vi só o principal, Goya e Velazquez -Las meninas), e fui ao museu Thyssen que tem bastante arte do impressionismo que eu adoro! Este fiz com calma, do jeito que gosto, ouvindo a historia do artista, do quadro, do movimento ao qual pertence aquela obra de arte, etc
Andei muito, como adoro! No domingo comecei as 9h30 e terminei as 18h30!!! Amei tudoooooooo!! Vi os principais pontos turisticos, tudo no sol, calor (30 graus!) e um clima de cidade de gente feliz!! (mesmo eles estando em brava crise, com desemprego de 20%)
Lá fui de aviao, e não gostei de ir de aviao...o trem aqui é mil vezes melhor, mais facil e sem dor de cabeça...o aviao atrasou 2h na volta! E ele era tao pequeno que eu, euzinha, quase alcançava o teto (com a mão eu alcançava!). Como atrasou muito chequei aqui o metro já estava fechado! Drogaaaaaaaaaa, tudo que me mato de economizar, teria que gastar em TAXI, pq nem onibus funciona..nada...ou vai à pé ou de taxi....bom, tudo bem que aqui é seguro, e isso é algo que tenho que enfatizar como muito positivo! aqui não tenho medo!!!Isso é um tipo de liberdade. Eu tava P. da vida que teria que gastar meu dinheiro com isso, e vim conversando com o taxista, ai ele me perguntou: "da onde vc é?" Acho que a curiosidade veio por dois motivos: um eu tenho sotaque e não falo bem, e outro: eu estava sendo simpatica e querendo conversar! Bom, eu disse que era Brasileira e ele disse: "Nossa deve estar sendo muito dificil para vc morar aqui na França, eu conheço o Brasil, adoro lá! Vc tem um pais lindo e as pessoas sao muito mais agradaveis!" Viu, até eles sabem disso!!!
Então, sabe....realmente não sei se quero ficar na França.....eu já achava eles antipaticos, mas a gente se adapta, começa a achar normal....mas agora lembrei....isso realmente, na minha opinião, não é normal...
Mas, entendo melhor, agora que moro na França o conceito de psicanalise de pulsão de morte....eles vivem em pulsao de morte.....
Bom, é isso....acho que quero ir para outro país!!

Sem comentários:

Enviar um comentário