primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

segunda-feira, 4 de abril de 2011

pequenas grandes conquistas em terra francesa

Queria contar minhas pequenas mas grandes conquistas! Primeiro fiz o cartao para andar de bici pela cidade!!! Mas como aqui é tudo por carta, francês adora cartas....ainda vai chegar meu cartão!
Outra conquista: Consegui colocar credito no cartao de metro na maquina. Isso eu preciso explicar, como já disse aqui é tudo com máquina, não tem gente para te atender, tem um lugar que tem informações e recarga de cartao de trasnporte, como não sabia fazer na maquina sempre ia lá no primeiro dia do mês (pq aqui vc recarrega o cartao por mês, paga preço fixo e pode usar ilimitado, não importa se é onibus ou metro). Um dia peguntei para o senhor: posso fazer isso na maquina. E na gentileza francesa ele me respondeu: claro! E eu: como faço. Ele: só apertar os botoes. Nossa que simpatia!! Adorei essa explicação, super clara! Sai morrendo de odio da simpatia! Mas decidida a aprender para o proximo mês! Dia primeiro de abril estava eu diante da máquina.....com perseverança descobri como fazia! Na verdade, eu precisava inserir meu numero do meu cartao para recarregar, ou seja, não era só apertar botoes! Mas eu consegui!!!!!!Isso vai facilitar muito a minha vida!!!
Mais uma: finalmente consegui nadar na psicina publica!! (tinha visto isso em filmes e queria muito nadar lá) é bem barato e a psicina é boa, mas tem um mundo de gente!! Tem até transito!! Tem raia de nadar braço, raia de nadar peito, raia de nadar perna e vc vai mudando conforme sua vontade, mas mantenha o ritmo, senão tem trombada!! Até tem ultrapassagem na psicina!! Nunca tinha visto isso! Adorei! Espero que não tenha sido apenas um suspiro de exercicio e que eu consiga manter toda semana!!
outra: fui ao OFFI, centro de imigrantes para ter meu visto até setembro, e para isso paguei nada menos que 340 euros (fora tudo que já paguei no Brasil para o consulado! Pensa que é fácil ser empregada na França?! Tem que querer muito, ter muita paciência e dinheiro!) Fiz radiografia de pulmão para ver se tenho tuberculose (não tenho!), eles olham as vacinas e outras questoes de saúde...e volilà já posso ficar em solo francês (até setembro!).
A melhor conquista: fiz carteirinha na biblioteca! Nossa, esse lugar é meu sonho! Eu amo livros! As vezes ainda tem dias que me pergunto: Pq mesmo to aqui?? Sinto falta de casa, familia, amigos, quero ir embora!! Na quinta-feira passada estava assim....eis que por um acaso, encontro a biblioteca da Part-Dieu (um bairro), aqui cada bairro tem uma boa e grande biblioteca, eu frequento outra com as crianças. Quando vi a sessão de psicanalise!! Lembrei pq to aqui e não queria mais ir embora! Fiquei socia na hora e emprestei 10 livros de psicanalise sobre bebê!! Fiquei muito muito realizada! Agora só falta le-los!!
Quero comentar tb algumas curiosidades:
Aprendi que tem criança que acorda de mau-humor....não sabia que isso existia...eu nunca acordo de mau-humor, ninguem na minha casa acordava de mau-humor, não imagina que isso poderia acontecer com criança....mas pode!!!Ai, dalé paciencia para vc tb não ficar de mau-humor! hahaha
Outro dia, vi uma mudança de casa aqui. Achei um maximo! como essa cidade não tem espaço pq tudo é estreito e muito antigo, e não tem elevador, a mudança ocorre pela janela!! Fiquei uns 20 minutos admirando a organização! Adorei!
Mais uma: aqui as crianças passeiam muito muito mesmo com escola, mas é bem diferente do Brasil, qaundo eu saia com a escola, iamos de onibus da escola, aqui as crianças e prof vão no trasnporte publico normal....no metro, no onibus....acho isso fantástico! Pq isso não daria certo no Brasil? Pq o transporte é lotado, ou não passa nunca, ou alguém poderia "pegar"uma criança, ou os outros não iriam respeitar o grupo de crianças, ou alguma poderia "fugir"....não sei....sei que isso não tem no nosso pais....
Outra: sobre a minha pequena menina: eu canto para ela uma cançao que minha mãe cantava para mim, que eu sinto como muito minha, mas cantava apenas para a Sofia (a minha paixao, filha da minha prima), canto para ela na hora que dou a mamadeira (melhor momento do dia!!) e as vezes quando estamos juntas no metro. Canto baixinho no pé do ouvido. E um dia ela cantou uma pequena parte junto comigo! Podem imaginar minha felicidade!!!Ela é muito linda!!!Na ultima quarta, fomos só eu e ela numa contação de historia para bebê, não sei quem gostou mais, eu ou ela! Foi lindo!
Sobre o menino: ele tb agora é um fofo comigo! E quarta-feira passada brincamos de coelhinho sai da toca, e "jogamos" capoeira! Mostrei videos no youtube e ele adorou! Mostrei crianças jogando capoeira e ele tb quer fazer!
Bom, essas são as novidades da nova "mulher babada" estou sempre babada pela meninhinha...antes me incomodava, queria logo colocar a roupa para lavar...agora já desisti....vai ser sempre assim!


1 comentário:

  1. Ai Vivis, o que um fds decente não faz com a gente! Posso até sentir seu bom-humor lendo o blog! hahahaa
    beijoss

    ResponderEliminar