primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

quarta-feira, 13 de abril de 2011

quanto tudo parece normal....

Agora que já estou bem acostumada com as crianças e minha rotina (já tenho rotina!! Meu Deus, eu realmente moro na França!) tudo parece mais tranquilo....mas sempre tem que ter algo para dar uma complicadinha! Na sexta-feira passada eu conheci as "orties" Vcs sabem o que é isso? é uma droga de uma planta que quando vc toca ela te "pica", deixa uma coceira HORROROSA!!! Eu detestei essa droga desta planta! Meu pé ficou com uma bola inchada e cheio de bolinhas e dava picos de coceira que dava até calafrio! Fiquei assim de sexta fim de tarde até sabado na hora do almoço!
Então, onde moro é cheio dessa planta!
Ontem, chegando em casa com as crianças (não tinha ninguem em casa) as pilhas do controle do portão cairam em algum lugar que não sei onde, ou seja, perdi as pilhas! Como entrar em casa??já falei que aqui perto de casa não tem nada, só vaquinhas....estou a 20km da cidade, não dava para voltar só para comprar pilhas, e tem ainda a questao de saber onde comprar. E com criança, tudo funciona bem se nada sai do horario! Demorar mais 30 min para jantar, significaria 30 min de choro no meu ouvido...
Bom, vamos pular o muro! O muro é de pedras, da para escalar fácil! Porém com um bebê e um menino de 5 anos, mais duas mochilas, não fica tão facil....a menininha estava com medo das ortis e chorava muitoooo! Bom, deu tudo certo! E hoje comprei novas pilhas! Era só para ter mais emoção na vida....
Hoje, quarta-feira, dia de ficar 13h com crianças (está aumentando minhas horas de trabalho, mas o salario não...engraçado isso, né?!) Estou exausta, pois as crianças estão cada dia crescendo mais e demandando mais....a Menininha, já não é mais um bebê....já sabe falar umas tres frases inteiras! Acho lindo isso! Hoje ela saiu de oculos escuros e disse: "la lunette de Celeste". Bom, mas a questão é que agora ela revindica "seus direitos", afff como dá trabalho isso!!! E as vezes já tenho que "brigar" com ela! Mas é dificil, pq ela faz uma cara tão fofa de dó, que é dificil aguentar firme e continuar a bronca! Agora, quando ela acorda, ela me chama!
O menino também precisa aprender algumas coisas que considero muito muito importantes, e já entendi que quem vai educa-los enquanto eu estiver aqui, será eu mesma....ele não assume seus erros e ações, acho isso preocupante, e tem serias dificuldades de perder! Affff como dá trabalho!
Mas hoje teve algo fofo, ele descobriu que eu sou adulta!! Ele me disse que eu não era adulta, eu disse que sim e expliquei que se eu não fosse adulta não estaria ali cuidando deles, dirigindo, trabalhando, morando em outro pais sozinha, etc. Ele ficou algum tempo em silencio (algo rarissimo!) refletindo....e disse que ele já viajou para outro pais....e disse que eu sempre falo do meu irmão e que só criança faz isso....Eu expliquei de novo e ele ficou quieto (isso foi de manhã). Agora a noite ele me disse:"Então não faz muito tempo que vc é adulta, pq isso começa com 25 anos e vc só tem 27 anos!" Adoro ver o raciocinio das crianças! Ele está impactado com o fato de eu ser adulta!! Deve ser pq eu adoro brincar e faço isso de verdade com ele!
Hoje a tarde fomos ao teatro de fantoche (mas eu achei meio chato!), teve um momento em que o personagem perguntou para as crianças: o que tem na cozinha, e a "minha" menininha, de só 22 meses respondeu: pain et gâteau! Meu Deus, além de estar prestando atenção, ela comprende a pergunta e sabe dar a resposta! Isso é bem complexo!! Adorooooo ver isso!! (sabem que meu desejo é estudar bebê e sua linguagem?!). Depois fomos comprar comida para o cachorro, e tudo vira diversão, na loja vimos peixinhos, coelho, papagaio, fizemos corrida no carrinho de supermercado, escalaram paredes...eu deixo eles serem crianças!! Depois fomos a uma pracinha de criança (aqui tem muito disso, e é tudo super bem cuidado!) E foi interessante, pois as "minhas crianças" que são "criadas" por mim (brasileira) são mais alegres, fazem "pequenas bagunças"- como por exemplo subir o escorregador ao contrario, são mais simpaticas, comprimentam os outros, emprestam os brinquedos, fazem barulho, cantam, dançam, jogam futebol, enfim....normal...e as outras mães ficavam me olhando com cara de "vc vai deixar tudo isso?! que horror!" Teve uma mãe que perguntou: "de quem é essa menina?" E eu me levantei. Ela disse: "vc vai deixa-la subir sozinha no escorregador?" Afffff claro que vou! Eles precisam aprender a explorar e só tinha 3 degraus, era para bebe!!
Sinto que aqui tem regra em excesso, não podem ser felizes!
Por exemplo, se eles fossem meus filhos de verdade, eu não levaria o menino no tennis, o professor é horroroso! (parece o motorista do onibus de Nice, sabe aquele bem grosseiro!), ele grita muito com as crianças e fala coisas que eu acho muito grosseiras!
Bom, gostei de descobrir que SI um dia, eu for mãe, acho que não serei aquelas neuroticas, super protetoras, se cair, levanta! A vida é assim!!! Precisa arriscar sempre!
Ontem, a menina caiu no jardim e sangrou a boca. Eu limpei, fiz carinho e pronto! O menino disse: " mas vc não acha isso grave?" E eu disse: "não....criança que brinca se machuca!"
Só mais uma vitoria: hoje consegui encher o tanque sem derrubar disel para fora!!!Pronto! Já passei no teste de frentista!!!(eu ainda estava precisando melhorar essa profissão!)
....
Estava terminando de escrever quando escuto choro do menino....o que era? Ele fez xixi na cama de novo! Sabe o por quê? Pq eu troquei o lençol hoje!! Claro, a lei de Murfe é intrenacional!!!

1 comentário:

  1. Oi Vi
    adoro a sua descrição de um dia "comum" rsrs.
    cheguei da viagem: cruzeiro começando no RJ, Ilhéus, Salvador, Maceió, Recife, Tenerife, Malta, Casablanca, Dubrovnic e Veneza. Tomei um onibus e fui para Milão, um dia no Lago Maggiore na Isla dei Pescatore onde tenho uma amiga. Mais um dia em Milão para comprinhas mínimas e voo de volta para SP. Vou publicar (claro) um blog com as fotos. Tenho saudades de todos. Ontem foi aniversário do Thiago mas estava fora de SP e não pude ir. Mas vou marcar um daqueles Karaokê-pizza com a turma para matar saudades. bjs bjs e estou adorando vc escrever no blog. Publique fotos tbem.

    ResponderEliminar