primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Espanha- Madrid

Nossa estou chocada!!! Meu Deusssss como o ser humano tem capacidade de se adaptar! Descobri que já me adaptei a esperar patada de todos a todos os momentos! Este fim de semana fui a Madrid! Foi simplesmente MARAVILHOSO! Voltei muito mexida dessa viagem! Sinto que cada vez que viajo me transformo, me modifico em algo que ainda não sei nomear....
Fiquei na casa de duas ex-alunas minhas de Sampa, que alias me receberam com muito carinho, passeamos bastante, conversamos muito e aproveitamos tudo!!! Mas lá descobri que estou traumatizada....eu perguntava para a Re: mas posso chamar o garçon? mas podemos sentar aqui? mas pode tirar foto disto? e fui percebendo pela reação dela, que não eram normais aquelas perguntas....Pois é...aqui na França se vc chama o garçon, ele fica puto, não vem e ainda vai te deixar esperar uma eternidade!
Está dificil de escrever isso, pq queria transmitir a real noção de como é um grande esforço conviver com franceses, sem ficar dura, triste, mau-humorada ou grossa....
A minha primeira surpresa: as pessoas conversam, as ruas tem barulho de gente!!! é eles emitem sons!!!!!!Nossa fiquei muito feliz em ver pessoas passeando, conversando e sorrindo!!!
As pessoas falam com vc na rua, mesmo sem te conhecer!!! Nosssaaaaaa que saudades disso!!!!!
Os homens te paqueram! Pois é!!! eles te olham! Falam com vc!!! Meu Deus!!
E minhas alunas estavam dizendo que lá eles são meio grossos...mas desculpe, nada se compara aos franceses.....Bom, depois do meu ex-chefe ano passado, e esta experiencia na frança, nunca mais foi ter medo de cara feia e de grosseria!!Já estou mega vacinada!!!
Madrid é linda, grande cidade, mas não é lotado de gente, bom metro, as pessoas gostam de sair, se divertir, tem muitos bares, festas, alegria! No domingo estava tendo maratona e eventos de semana santa. Nossa eu fiquei completamente apaixonada pela cidade!
Sem contar que eles falam a minha lingua!!! Eu adoro ouvir espanhol e falar espanhol! é lindo!!!
Mas, sabe que me surpreendi comigo mesma, não sabia que a lingua francesa já estava tão dentro de mim....eu já sonhei umas três vezes em francês, mas nada de dialogos profundos....mas lá, minhas reações espontaneas saiam em francês!!!!!As vezes precisava pensar que não era para falar francês e sim espanhol!!!
Eu experimentei todas as comidas tipicas que queria: paella, churros com chocolate, tapas, e bebidas: vinho de la Rioja, Sangria e outra que esqueci o nome....A comida deles é muito muito boa!!!!
Fui ao museo do Prado (mas esse foi bem corrido, vi só o principal, Goya e Velazquez -Las meninas), e fui ao museu Thyssen que tem bastante arte do impressionismo que eu adoro! Este fiz com calma, do jeito que gosto, ouvindo a historia do artista, do quadro, do movimento ao qual pertence aquela obra de arte, etc
Andei muito, como adoro! No domingo comecei as 9h30 e terminei as 18h30!!! Amei tudoooooooo!! Vi os principais pontos turisticos, tudo no sol, calor (30 graus!) e um clima de cidade de gente feliz!! (mesmo eles estando em brava crise, com desemprego de 20%)
Lá fui de aviao, e não gostei de ir de aviao...o trem aqui é mil vezes melhor, mais facil e sem dor de cabeça...o aviao atrasou 2h na volta! E ele era tao pequeno que eu, euzinha, quase alcançava o teto (com a mão eu alcançava!). Como atrasou muito chequei aqui o metro já estava fechado! Drogaaaaaaaaaa, tudo que me mato de economizar, teria que gastar em TAXI, pq nem onibus funciona..nada...ou vai à pé ou de taxi....bom, tudo bem que aqui é seguro, e isso é algo que tenho que enfatizar como muito positivo! aqui não tenho medo!!!Isso é um tipo de liberdade. Eu tava P. da vida que teria que gastar meu dinheiro com isso, e vim conversando com o taxista, ai ele me perguntou: "da onde vc é?" Acho que a curiosidade veio por dois motivos: um eu tenho sotaque e não falo bem, e outro: eu estava sendo simpatica e querendo conversar! Bom, eu disse que era Brasileira e ele disse: "Nossa deve estar sendo muito dificil para vc morar aqui na França, eu conheço o Brasil, adoro lá! Vc tem um pais lindo e as pessoas sao muito mais agradaveis!" Viu, até eles sabem disso!!!
Então, sabe....realmente não sei se quero ficar na França.....eu já achava eles antipaticos, mas a gente se adapta, começa a achar normal....mas agora lembrei....isso realmente, na minha opinião, não é normal...
Mas, entendo melhor, agora que moro na França o conceito de psicanalise de pulsão de morte....eles vivem em pulsao de morte.....
Bom, é isso....acho que quero ir para outro país!!

Liberdade

A familia foi viajar na quinta-feira e então eu fiquei super mega feliz!!!!!!!Na quinta a tarde, eu estava tendo crise de 3 meses aqui! Pois é, já se passaram três meses!!!O tempo voa! Eu estava sentindo falta: falta não só da familia e amigos, era algo mais....eu me expliquei como falta de afeto, carinho, gentilezas, sabe, algo leve do dia a dia, sorisos, alegrias (desculpe, mas no geral esse povo aqui não tem isso!). Cheguei em casa, e resolvi aproveitar meu tempo livre, fiz um belo passeio com o cachorro, que se chama Freud. Eu estava com vontade de fazer isso há tempos, mas primeiro era muito frio e também não tinha tempo....Andamos por 1h e meia pelos caminhos no meio do campo e floresta. Foi muito muito gostoso, é um caminho de estudos geologico, explica a composição do solo, das pedras douradas que são tipicas dessa região. Aqui, onde moro, há mais de 190 milhões de anos era mar! Eu fui andando, pq queria chegar numa tal de ruina de castelos da época medieval, mas não achei, agora já duvido que tenha.....Mas foi muito interessante, pq não sabia exato onde ia dar aquela estrada, e nem se ia dar em algum lugar, mas estava gostoso o passeio....e pensei que é assim a vida: vamos andando, vivendo, mas não sabemos exatamente onde vai dar, onde vamos chegar, o que nos espera depois da curva.....mas é muito gostoso continuar vivendo, seguindo em frente! Depois do passeio relaxante, fiz um belo jantar para mim e tomei um bom vinho bordeux nacional!!!! (tenho que aproveitar o lado bom deste lugar!)
Na sexta-feira, acordei feliz abri todas as janela e coloquei uma música! Adoro escutar musica, e quando fiz isso fiz uma grande descoberta: o que me angustia e me cansa é algo simples: falta de liberdade!!!!
Vou explicar, eu morava sozinha em sampa (por 3 anos) de repente voltei a morar com uma familia toda, detalhe, uma familia que não é a minha, nem mesmo da minha nacionalidade, de outros costumes muito muito diferentes, e que eu ainda sou "empregada", é meu local de trabalho! Quando acordo, não posso nem fazer barulho, qualquer coisa me preocupa, o nheccc da porta da geladeira me deixa tensa, afinal não quero acordar ninguem, fico com as janelas fechadas, ou seja, não tenho liberdade nenhumaaaaaaaaaaaaaa! Bom, sei que é por um tempo....e vamos lá...continuar andando por esta estrada!
Depois da aula, fui à natação, e desta vez, a psicina estava mais vazia, não precisava fazer ultra-passagens! Acho que não contei que lá tem um secador de cabelo pendurado na parede, como aquelas maquinas de secar a mão, mas fica no alto para secar o cabelo. Achei isso fantástico!
Depois fui a uma palestra sobre psicanálise de bebe (de graça!), mas minha capacidade de prestar atenção em psicanalise e em frances ainda está curta...até 50 mim vai tudo bem, depois o esforço é grande, dá vontade de falar: já ta bom, já pode falar em português! Quando acabou, fui com todo meu francês falar com a conferecista (tinha pesquisado sobre ela e seus trabalhos), expliquei que sou brasileira, que vim aqui para estudar psicanalise de bebe e queria saber se nos dois centros que ela trabalhava eu poderia tentar estágio. E ela disse: "não, já está completo para este ano e o próximo. Boa sorte." Assim, acabou! Nada de dar outros contatos, dicas, conversar mais....Ok! Merci!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

quanto tudo parece normal....

Agora que já estou bem acostumada com as crianças e minha rotina (já tenho rotina!! Meu Deus, eu realmente moro na França!) tudo parece mais tranquilo....mas sempre tem que ter algo para dar uma complicadinha! Na sexta-feira passada eu conheci as "orties" Vcs sabem o que é isso? é uma droga de uma planta que quando vc toca ela te "pica", deixa uma coceira HORROROSA!!! Eu detestei essa droga desta planta! Meu pé ficou com uma bola inchada e cheio de bolinhas e dava picos de coceira que dava até calafrio! Fiquei assim de sexta fim de tarde até sabado na hora do almoço!
Então, onde moro é cheio dessa planta!
Ontem, chegando em casa com as crianças (não tinha ninguem em casa) as pilhas do controle do portão cairam em algum lugar que não sei onde, ou seja, perdi as pilhas! Como entrar em casa??já falei que aqui perto de casa não tem nada, só vaquinhas....estou a 20km da cidade, não dava para voltar só para comprar pilhas, e tem ainda a questao de saber onde comprar. E com criança, tudo funciona bem se nada sai do horario! Demorar mais 30 min para jantar, significaria 30 min de choro no meu ouvido...
Bom, vamos pular o muro! O muro é de pedras, da para escalar fácil! Porém com um bebê e um menino de 5 anos, mais duas mochilas, não fica tão facil....a menininha estava com medo das ortis e chorava muitoooo! Bom, deu tudo certo! E hoje comprei novas pilhas! Era só para ter mais emoção na vida....
Hoje, quarta-feira, dia de ficar 13h com crianças (está aumentando minhas horas de trabalho, mas o salario não...engraçado isso, né?!) Estou exausta, pois as crianças estão cada dia crescendo mais e demandando mais....a Menininha, já não é mais um bebê....já sabe falar umas tres frases inteiras! Acho lindo isso! Hoje ela saiu de oculos escuros e disse: "la lunette de Celeste". Bom, mas a questão é que agora ela revindica "seus direitos", afff como dá trabalho isso!!! E as vezes já tenho que "brigar" com ela! Mas é dificil, pq ela faz uma cara tão fofa de dó, que é dificil aguentar firme e continuar a bronca! Agora, quando ela acorda, ela me chama!
O menino também precisa aprender algumas coisas que considero muito muito importantes, e já entendi que quem vai educa-los enquanto eu estiver aqui, será eu mesma....ele não assume seus erros e ações, acho isso preocupante, e tem serias dificuldades de perder! Affff como dá trabalho!
Mas hoje teve algo fofo, ele descobriu que eu sou adulta!! Ele me disse que eu não era adulta, eu disse que sim e expliquei que se eu não fosse adulta não estaria ali cuidando deles, dirigindo, trabalhando, morando em outro pais sozinha, etc. Ele ficou algum tempo em silencio (algo rarissimo!) refletindo....e disse que ele já viajou para outro pais....e disse que eu sempre falo do meu irmão e que só criança faz isso....Eu expliquei de novo e ele ficou quieto (isso foi de manhã). Agora a noite ele me disse:"Então não faz muito tempo que vc é adulta, pq isso começa com 25 anos e vc só tem 27 anos!" Adoro ver o raciocinio das crianças! Ele está impactado com o fato de eu ser adulta!! Deve ser pq eu adoro brincar e faço isso de verdade com ele!
Hoje a tarde fomos ao teatro de fantoche (mas eu achei meio chato!), teve um momento em que o personagem perguntou para as crianças: o que tem na cozinha, e a "minha" menininha, de só 22 meses respondeu: pain et gâteau! Meu Deus, além de estar prestando atenção, ela comprende a pergunta e sabe dar a resposta! Isso é bem complexo!! Adorooooo ver isso!! (sabem que meu desejo é estudar bebê e sua linguagem?!). Depois fomos comprar comida para o cachorro, e tudo vira diversão, na loja vimos peixinhos, coelho, papagaio, fizemos corrida no carrinho de supermercado, escalaram paredes...eu deixo eles serem crianças!! Depois fomos a uma pracinha de criança (aqui tem muito disso, e é tudo super bem cuidado!) E foi interessante, pois as "minhas crianças" que são "criadas" por mim (brasileira) são mais alegres, fazem "pequenas bagunças"- como por exemplo subir o escorregador ao contrario, são mais simpaticas, comprimentam os outros, emprestam os brinquedos, fazem barulho, cantam, dançam, jogam futebol, enfim....normal...e as outras mães ficavam me olhando com cara de "vc vai deixar tudo isso?! que horror!" Teve uma mãe que perguntou: "de quem é essa menina?" E eu me levantei. Ela disse: "vc vai deixa-la subir sozinha no escorregador?" Afffff claro que vou! Eles precisam aprender a explorar e só tinha 3 degraus, era para bebe!!
Sinto que aqui tem regra em excesso, não podem ser felizes!
Por exemplo, se eles fossem meus filhos de verdade, eu não levaria o menino no tennis, o professor é horroroso! (parece o motorista do onibus de Nice, sabe aquele bem grosseiro!), ele grita muito com as crianças e fala coisas que eu acho muito grosseiras!
Bom, gostei de descobrir que SI um dia, eu for mãe, acho que não serei aquelas neuroticas, super protetoras, se cair, levanta! A vida é assim!!! Precisa arriscar sempre!
Ontem, a menina caiu no jardim e sangrou a boca. Eu limpei, fiz carinho e pronto! O menino disse: " mas vc não acha isso grave?" E eu disse: "não....criança que brinca se machuca!"
Só mais uma vitoria: hoje consegui encher o tanque sem derrubar disel para fora!!!Pronto! Já passei no teste de frentista!!!(eu ainda estava precisando melhorar essa profissão!)
....
Estava terminando de escrever quando escuto choro do menino....o que era? Ele fez xixi na cama de novo! Sabe o por quê? Pq eu troquei o lençol hoje!! Claro, a lei de Murfe é intrenacional!!!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

curiosidades

Sabe, esqueci de contar algumas curiosidades interessantes de Nice: lá tem suportes com saco de plastico para coco de cachorro! Fantastico! E "tomada" para carros eletricos!
E em Monaco tem muitos desfibriladores! (falei que era um asilo a ceu aberto!) acho que deve ser para os velhos ricos que quando perdem dinheiro no cassino devem ter problemas de coração! Tem aparelhos na rua! Placas: desfibrilador a 50 m! Interessante, né?!

Nice-Monaco-Cannes

Esse fim de semana fui a Nice! Cote d azur! Mar meditareneo! Adorei! Foi uma viagem fantastica! Foi um fim de semana de bastante calor para a primavera francesa! Saimos sexta de manha de Lyon, passamos a tarde em Monaco. Principado de monaco, pequenininho (30 000 hab), super luxuoso, carros maravilhosos, yates enormes, predio de marmore, tudo lindo! Jogamos 5 euros no cassino (ou melhor, perdemos 5euros...). Chegamos em Nice e la pegamos um onibus de 1 euro que vai a Monaco! A noite ficamos no hotel para descansar para o outro dia. Sabado passeamos por Nice, fomos a uma igreja russa (Nice teve uma importante imigraçao russa.) E andamos pelo promenade d anglais (que lembra o Rio -copacabana), até a colina das ruinas do castelo de Nice (epoca medieval), depois andamos pela velha Nice, que é bem bonitinha, ruas estreitas, cheio de turista (a cidade toda so tem turista), vimos capoeira brasileira! Comemos comida italiana (tem bastante italiano la). A praia de Nice é de pedras, nao de areia, fazer castelinho, so da si empilhar uma pedra sobre a outra! mas a cor do mar é facinante! Tem muita mulher fazendo top less, na maior naturalidade do mundo! As pessoas sao mais simpaticas, teve até gente que sorriu para a gente ou até mesmo que ajudou na rua! Nossa, foi inacreditavel! mas mesmo sendo diferente de Lyon e Paris ainda estavamos na Fraça, entao claro que tinha aqueles bem bem antipaticos! No domingo pegamos um onibus, e o motorista era tao grosso que ficamos com medo dele! (aqui nao tem cobrador) ele gritava com as pessoas para elas andarem para o fundo do onibus e fazer espaço para entrar mais gente, os passageiros gritavam que nao tinha mais espaço (vejam como tudo é relativo nessa vida, para mim, que morei em sampa e peguei metro da Sé as 18h e andava de onibus, achava que estava bem confortaval e tinha bastanta espaço!!!) Para entender a grosseria aqui, acho que so passando por ela...nem sei como descrever a cena, mas era horrivel! Nos rimos muito e ficamos ate com medo de ser expulsas do onibus, afinal aqui nao se pode fazer nenhum barulho que incomode aos outros....nos perguntamos se na praia poderia falar alto, afinal os outros estao lendo .....
Ainda no sabado, fomos para Cannes, la a praia é de areia, e tomamos um pouco de sol! mas sem entrar na agua, que para nosso parametro brasileiro, estava bem bem gelada, claro que tinham pessoas nadando! A noite, ainda saimos em Nice, mas foi dificil achar um lugar legal....Sabe tem muita gente de mais idade nessa regiao (desculpe, nao quero insultar ninguem, mas parecia asilo a ceu aberto!). Depois de dormir duas/tres horas, comecamos o domingo comendo marmita na praia -cagnes de-mer (perto de nice) Alias estamos nos aprimorando na capacidade de viajar gastando quase nada. Depois tentamos ir a uma pequena villa medieval, ou ao museu do renoir, mas nada deu certo...vimos uma feirinha de domingo muito engraçada, as vezes acho a europa algo surreal! Comemos Socca que é uma comida tipica de Nice (para mim era qualquer coisa de farinha frita...nem era saudavel e nem era gostoso!), depois ficamos uns 45 min esperando o onibus, e ele nao chegava, estava atrasado (aqui isso é meio raro, se esta escrito que o onibus sai as 15h30 as 15h29 ele esta saindo). Eu falei para a Julia: sera que deveriamos nos preocupar? Sera que so hoje ele nao passa aqui e todo mundo sabe, menos a gente? A Julia disse: nao, fica calma, ele vai chegar....Bom, so para confirmar olhamos de novo a tabela de horarios e la dizia : especialmente hoje 10 de abril este ponto esta fora de uso. Ahhhhhhhhhhhh! que droga! so teria outro onibus em 1 hora e nosso trem sai de Nice as 17h!!!!Corremos como loucas ate o outro ponto e chegamos la junto com o onibus! No final conseguimos aproveitar so 15 min de sol na praia de Nice mesmo! Na hora de ir embora começou dar aquela leve depressao de domingo fim de tarde, mas conseguimos supera-la cantando varias musicas brasileiras! De pagode e sertaneja a Raul seixas, Rita Lee, Ney Mato grosso, samba, axe...Tudo que conheciamos! Quem canta, seus males espanta! Foi um fim de semana maravilhoso!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Comemorando aniver em Lyon

Bom, realmente está bem comemorado meu aniver! Fim de semana em Paris, noite com champagne em casa e presente das crianças, com torta de maça e hoje fui com o pessoal da escola num barzinho em Lyon! O bar não era muito bom, música muito alta, não dava para conversar, mas como ainda não conheço nada aqui, fui por indicações. Mas o mais legal era que tinha gente de tudo quanto é parte do mundo: Brasil, Venezuela, Mexico, Africa do Sul, Suecia, Taiwan, Indonesia, Coreia do Sul....isso é muito muito interessante!! E gente dos 20 aos 32 anos!! Voilà!
To feliz!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

pequenas grandes conquistas em terra francesa

Queria contar minhas pequenas mas grandes conquistas! Primeiro fiz o cartao para andar de bici pela cidade!!! Mas como aqui é tudo por carta, francês adora cartas....ainda vai chegar meu cartão!
Outra conquista: Consegui colocar credito no cartao de metro na maquina. Isso eu preciso explicar, como já disse aqui é tudo com máquina, não tem gente para te atender, tem um lugar que tem informações e recarga de cartao de trasnporte, como não sabia fazer na maquina sempre ia lá no primeiro dia do mês (pq aqui vc recarrega o cartao por mês, paga preço fixo e pode usar ilimitado, não importa se é onibus ou metro). Um dia peguntei para o senhor: posso fazer isso na maquina. E na gentileza francesa ele me respondeu: claro! E eu: como faço. Ele: só apertar os botoes. Nossa que simpatia!! Adorei essa explicação, super clara! Sai morrendo de odio da simpatia! Mas decidida a aprender para o proximo mês! Dia primeiro de abril estava eu diante da máquina.....com perseverança descobri como fazia! Na verdade, eu precisava inserir meu numero do meu cartao para recarregar, ou seja, não era só apertar botoes! Mas eu consegui!!!!!!Isso vai facilitar muito a minha vida!!!
Mais uma: finalmente consegui nadar na psicina publica!! (tinha visto isso em filmes e queria muito nadar lá) é bem barato e a psicina é boa, mas tem um mundo de gente!! Tem até transito!! Tem raia de nadar braço, raia de nadar peito, raia de nadar perna e vc vai mudando conforme sua vontade, mas mantenha o ritmo, senão tem trombada!! Até tem ultrapassagem na psicina!! Nunca tinha visto isso! Adorei! Espero que não tenha sido apenas um suspiro de exercicio e que eu consiga manter toda semana!!
outra: fui ao OFFI, centro de imigrantes para ter meu visto até setembro, e para isso paguei nada menos que 340 euros (fora tudo que já paguei no Brasil para o consulado! Pensa que é fácil ser empregada na França?! Tem que querer muito, ter muita paciência e dinheiro!) Fiz radiografia de pulmão para ver se tenho tuberculose (não tenho!), eles olham as vacinas e outras questoes de saúde...e volilà já posso ficar em solo francês (até setembro!).
A melhor conquista: fiz carteirinha na biblioteca! Nossa, esse lugar é meu sonho! Eu amo livros! As vezes ainda tem dias que me pergunto: Pq mesmo to aqui?? Sinto falta de casa, familia, amigos, quero ir embora!! Na quinta-feira passada estava assim....eis que por um acaso, encontro a biblioteca da Part-Dieu (um bairro), aqui cada bairro tem uma boa e grande biblioteca, eu frequento outra com as crianças. Quando vi a sessão de psicanalise!! Lembrei pq to aqui e não queria mais ir embora! Fiquei socia na hora e emprestei 10 livros de psicanalise sobre bebê!! Fiquei muito muito realizada! Agora só falta le-los!!
Quero comentar tb algumas curiosidades:
Aprendi que tem criança que acorda de mau-humor....não sabia que isso existia...eu nunca acordo de mau-humor, ninguem na minha casa acordava de mau-humor, não imagina que isso poderia acontecer com criança....mas pode!!!Ai, dalé paciencia para vc tb não ficar de mau-humor! hahaha
Outro dia, vi uma mudança de casa aqui. Achei um maximo! como essa cidade não tem espaço pq tudo é estreito e muito antigo, e não tem elevador, a mudança ocorre pela janela!! Fiquei uns 20 minutos admirando a organização! Adorei!
Mais uma: aqui as crianças passeiam muito muito mesmo com escola, mas é bem diferente do Brasil, qaundo eu saia com a escola, iamos de onibus da escola, aqui as crianças e prof vão no trasnporte publico normal....no metro, no onibus....acho isso fantástico! Pq isso não daria certo no Brasil? Pq o transporte é lotado, ou não passa nunca, ou alguém poderia "pegar"uma criança, ou os outros não iriam respeitar o grupo de crianças, ou alguma poderia "fugir"....não sei....sei que isso não tem no nosso pais....
Outra: sobre a minha pequena menina: eu canto para ela uma cançao que minha mãe cantava para mim, que eu sinto como muito minha, mas cantava apenas para a Sofia (a minha paixao, filha da minha prima), canto para ela na hora que dou a mamadeira (melhor momento do dia!!) e as vezes quando estamos juntas no metro. Canto baixinho no pé do ouvido. E um dia ela cantou uma pequena parte junto comigo! Podem imaginar minha felicidade!!!Ela é muito linda!!!Na ultima quarta, fomos só eu e ela numa contação de historia para bebê, não sei quem gostou mais, eu ou ela! Foi lindo!
Sobre o menino: ele tb agora é um fofo comigo! E quarta-feira passada brincamos de coelhinho sai da toca, e "jogamos" capoeira! Mostrei videos no youtube e ele adorou! Mostrei crianças jogando capoeira e ele tb quer fazer!
Bom, essas são as novidades da nova "mulher babada" estou sempre babada pela meninhinha...antes me incomodava, queria logo colocar a roupa para lavar...agora já desisti....vai ser sempre assim!


Meu aniver

Hoje é meu aniversário!! 27 anos!!! Essa idade está me assustando....não estava preparada mentalmente para fazer 27 anos.....as pessoas ficam falando que está chegando perto de 30 anos! e isso é inimaginável para mim ainda! Quando era pequena imaginava que nessa idade eu já estaria estabilizada, com minha casa, marido, filhos....e não imaginava que estaria me aventurando pela europa! Estudando francês e viajando....Fui comemorar meu aniver em Paris com minhas amigas brasileiras! Foi muito MUITOOOOO BOM!! Aproveitei ao máximo que podia! Cheguei na sexta a noite, fiquei conversando com minha prof de francês do Brasil (que agora mora em Londres) e Mari (minha mais antiga amiga!) fomos dormir tarde. No dia seguinte fomos (eu e Ju) aproveitar o raro dia de sol e calor de Paris! O dia estava maravilhoso! Fomos ao topo da Tour Eiffel! Nossa!!! Que cidade linda!!! As contrucoes são brancas e os quarteiroes são como triangulos. Ficamos por lá mais ou menos 1h30!! Mas eu como uma turista bem preparada (ironia), fui com a maquina sem bateria....não pudemos tirar muitas fotos....Vai ficar tudo na nossa memória! lá tem a distancia do Brasil estamos mais ou menos 10.000 km longe.....(um pouco menos que isso!) Depois saimos andando pela cidade, fomos a praça do Trocadeiro (lá como estava muito quente, eu tirei minha meia calça -que ainda uso debaixo da calça jeans- e troquei de blusa em pleno publico, mas não precisam se preocupar, pq ninguem viu. O que confirma minha teoria que francês não te olha nem mesmo estando pelada!!), andamos pela avenida que mais tem museu, fomos a Madelaine, depois à Opera. Até agora tudo andando! Depois fomos a Montmartre, pois nos fins de semana de sol fica lotado de gente tocando musica, fazendo apresentações....ficamos lá vendo a passagem da cidade linda!!Depois fomos ao Halles - poupidou- jantar e casa! Precisamos nos arrumar para sair! A balada foi otima! Dançamos até as 5h da manhã! Depois ainda tentei ir ver o nascer do sol em Montmartre, mas chegando lá estava chovendo.....mesmo assim subi toda a escadaria de lá de salto!!! Dormi as 8h da manhã e acordei as 11h30! Almocei com a Mari na casa dela e depois....andar pela cidade! Pensei em ir a museus já que estava chovendo....mas eu e mais os milhoes de turistas da cidade mais visitada do mundo tiveram essa mesma ideia!! Então não fui a nunhum museu, pq não queria perder mais de uma hora em fila....fui andando pelo outro lado da Quai e foi bem interessante, essa cidade é muito mais muito mas muito maravilhosa mesmo!! Tenho uma amiga que diz que devemos isso a megalomania do Napoleao! Depois andamos por Marais, conhecemos outra igreja linda, um observatorio, depois fui na place de vosges e já tinha que voltar a Lyon. Mas considero que foi bem aproveitado meu fim de semana de aniver!!! Volto com dor de garganta e varias varias bolhas no pé, na sola, nas laterais, no dedinho.....em tudo! Mas isso não tem problema....já já passa!!!Dessa vez me senti mais proxima da cidade, sabe quando vc começa a ligar uma coisa na outra e formar um pequeno mapa da cidade na cabeça....então, isso é gostoso também!!
Tenho muitas outras coisas da semana passada que quero escrever, mas agora preciso ir trabalhar.....
Estou feliz de estar aqui na França para meu aniver, mas parece que não é meu aniver....não sei explicar....mas parece que não estou realizando essa ideia.....varias vezes as meninas diziam Parabens e eu pensava: pelo que? e elas diziam: pelo seu aniver! Ah!! é mesmo...é meu aniver!!!
Agora a noite, comemorei meu aniver com a familia, teve torta de maça que é a especialidade da "patroa" com direito a velhinha e parabens em francês que é bem diferente do Brasil...nada de bater palmas e cantar longa música....aqui parece algo meio sem graça ....meio triste...mais voilà....estou na França!! O menino fez presentes para mim! Que adorei de verdade!! Tipo uns porta copos: um de coração (viu ele me ama!), um de estrela, um quadrado e um redondo! Adorei, pq sei que ele fez para mim com carinho! Ganhei um filme francês da mãe. Jantei com ela, com direito a champagne!!! Conversamos por duas horas!!! Foi gostoso! Falamos das diferenças Brasil- França! E similaridades!