primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

terça-feira, 1 de maio de 2012

Saindo do casulo

Passei um tempo no casulo, como uma borboleta! Eu precisava se voltar a mim mesma.....sem dividir meus momentos.....passaram varios meses!! quase 3 meses!! Muita muita coisa aconteceu! Claro, normal! Ainda bem! Sinal de que vivo a vida!! Terminei de escrever meu mestrado!! Ainda não entreguei, mas já está registrado em letras sobre folhas, não preciso mais passar horas diante de uma tela de computador vendo a folha do word em branco!!!! Não é nada fácil fazer mestrado!!! Afeeee!!! em outra lingua que não a sua então.....vixi Maria!!! Mas sobrevivi!!
A primavera chegou! eu estava ansiosa para chegar essa estação! Queria o sol, o calor, as flores! é bonito ver como as folhas vao renascendo todas verdinhas nas árvores, as flores vao colorindo o cenário, enfeitando as ruas! O sol.....bom....esse vem quando quer.....acabamos de passar quase duas semanas de chuva constante....ja estava virando peixe, sapo.....Hoje está sol!! Como é maravilhoso ter sol!!! Isso muda tudo! A energia, as cores da paisagem, as pessoas na rua, a alegria no ar!!! teve uma semana em março que fez calor! Super animei, troquei minhas roupas do armario de frio para calor......ilusão......logo voltou cachecol, casacao, duas calças......Isso me cansa!!! Adoro suar no sol!! Mesmo quando vc está indo trabalhar, toda maquiada, de chapinha, e começa a suar só porque estacionou o carro um pouco mais longe e teve que dar uma andadinha, e a maquiagem começa a escorrer, o cabelo enrolar, as articulaçoes criam riozinhos.....ai que deliciaaaaaaaa!!!! Bom, aqui to na esperança de ver o verão chegar!!
Sobre meus trabalhos, parei de trabalhar como vendedora final de fevereiro! Isso foi maravilhoso!!! Comecei a ter fim de semana! Podia passear! Voltei a aproveitar Paris!
Fiz alguns pelos passeios: Chateau de Versailles, Chateau de Vaux-le-Vicomte, Canal Saint Martin.....Fui um fim de semana para Nantes, uma cidade bonita que também tem um castelo para visitar. É a cidade de marionetes gigantes, da bolacha LU (marca famosa aqui na França- Petit beurre), e foi uma cidade que teve muitos escravos, tem um bonito memorial para os escravos. A cidade tem casas que estão se afundado...são todas tortas! é interessante de ver, principalmente para arquitetos, engenheiros.....Nesses 3 meses que não escrevi já teve 4 semanas de férias.....(é incrível a quantidade de férias escolares!) 2 semanas de férias de primavera, e agora duas semanas de ferias de pascoa....Na primeira férias so estudei, escrevi, estudei, li, escrevi....não tenho muitas novidades para compartilhar.....a não ser que queiram saber sobre os varios livros e autores  de psicanalise que eu li!!Fiquei um mês na casa de uma amiga que foi viajar ao Brasil. Foi incrivel a sensação em estar numa casa onde vc nao sente frio. No meu enorme palacio que moro, voce chega, tira o casacao, o cachecol....(como se faz em todos os lugares fechados que entramos)....em dez minutos, vc coloca outra blusa de la, recoloca o cachecol e veste o casacao....toma chá e aumenta a calefação......ou seja, minha enorme casa parace um congelador!!! Além disso na casa dela tem tantas portas!!! parece um sonho!! Eu podia comer na cozinha, dormir no quarto e estudar na sala! Nossaaaa que maravilha!!! Recebi visita de uma grande amiga que mora em Genebra e isso foi super gostoso também! Cada dia que passa tenho mais certeza que um dos grandes pontos da fellicidade são os amigos que temos!!!
Na segunda ferias fui para Bordeaux.  Também fiquei escrevendo para o mestrado, mas deu para aproveitar! Essa região da França é bem bonita mesmo!! Aliás a França é um país bem bonito! Cada microcidadizinha que vc passa e bem cuidada, organizada, tem seu charme....Temos o que aprender com eles......Em Bordeaux fui em outros castelos....teve um que fiquei apaixonada.Estou avaliando para compra-lo!! Nada mal morar num castelo de verdade, né!? Eu já moro em um mesmo...(ta certo que moro na cela de um cavalo.....)
Em abril foi meu aniversario, foi gostoso! Fomos a um restaurante brasileiro. Foi gostoso, estavamos em 25 pessoas. Mas passei vergonha....que falta de organização dos brasileiros.....Eu tnha reservado 10 dias antes para que eles se preparassem....humm.....não tinham todos os pratos do cardapio, e so uma garçonete para todo o retsaurante! e é a mesma pessoa que fazia as bebidas.....affeeeee.....mas foi bom!
Eu continuo a cuidar das crianças e elas também foram na festa! Elas são muito fofas!!! Adoro estar com elas!!
Comecei um estagio faz um mes. Estou trabalhando num Hospital Dia de Crianças Graves (hospital psiquiatrico infantil). Estou aprendendo muito! é meio longe...1h30 da minha casa....é outra cidade. Alias é bem bonitinha a cidade, chama-se Melun. Tenho que pegar trem....pagar o trem....caro.....o estagio não paga nada, nem o transporte......decidi que tentaria não pagar o trem.....tem tanta gente que faz isso por anos e nunca é pego....me ensinaram a engambelar, a trapacear.....para mim era muito tenso.....ficava estressada durante toda a viagem!! Chegava na outra cidade já cansada de tanto medo de ser pega.....bom, advinha!!! Fui pega!!! Claro, tem gente que não sabe fazer coisa errada!!! PQP ....paguei multa!!! Bom....ok! Agora pago o trem.......
Conheci algumas pessoas no mestrado que são muito legais! Fiz duas amigas e uma é francesa!!
Agora estou numa outra fase.....fase de começar a me despedir......a ideia é voltar logo mais ao Brasil!!!
Já comecei a sonhar com a volta! Mas as vezes tenho medo....engraçado....agora o medo é invertido....é de voltar! Sonho que estou em festas de familia, comendo coisas tipicas nossas, na praia, tomando sol.....e de repente começo a não me sentir bem no lugar....começo a estranhar.....a falta de organização, a falta de segurança começa a me assustar, a me irritar......fico vendo as pessoas atravessando a rua onde não pode, desrespeitando as regras......crianças na rua passando fome....pedindo dinheiro....usando drogas.....fico angustiada.......
Minha madrinha, sempre me escrevia quando eu contava das coisas diferentes da França: "Voce ainda vai sentir falta de tudo isso ai!". Eu sempre soube e sei que ela tinha e tem razão! Todos nós sabemos disso!!Mas saber com a razõo, nao impede de sentir no coração.......

Sem comentários:

Enviar um comentário