primeiro desafio: fazer o blog!

Olá!! meu primeiro desafio será fazer este blog!
Na verdade não sou muito boa (ou nada boa) com tecnologia! (meu negócio são pessoas!!)
Nem sei (ainda) usar direito o facebook e afins....
Pretendo apenas deixar registrado minhas experiências vividas na Europa, mais na França que é onde estou morando agora!
Quero que seja algo intimo só para os amigos!

"Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé"
Saint-Exupéry

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

De volta a terra do sol

Nossaaaa fiquei muito tempo sem escrever...por vários motivos....inclusive os concretos, tipo fiquei sem computador ..isso é clássico!! Acho que os computadores são programados a sempre darem grandes problemas em momentos criticos e de sua essencial imporantância. Quem não conhece alguém que ficou com graves problemas no computador na época de entrega do trabalho final? Então, o meu não foi diferente.....ele simplesmente se apagou....não ligava mais....depois quando tinha computador, eu não tinha internet....essas coisas da vida! Alias, as tecnologias resolveram se virar contra mim! Até meu super power celular que tinha comprado ficou na França....antes de eu ir embora ele tb pifou..perdi os contatos, não funcionava internet....Depois do fim do mestrado fui viajar!! isso foi o melhor! Quando as pessoas perguntm: O que vc mais gostou de morar fora? Resposta imediata: viajar!! Amo viajar! isso na Europa é facil, rapido, seguro, barato!! é maravilhosooooooooooooo!! Adoro conhecer novas coisas, novas pessoas, novos lugares, hostorias, comidas, culturas,etc!! Adoro conhecer o novo! Mas passei tanto tempo com TUDO tão novo e diferente que agora estou tão feliz de rencontrar o seguro! Minha linda CASA e minha familia e meus amigos!!! Meu avião aterissou já faz uns dias...mas eu ainda não aterissei....não sei explicar...é louco de mais ir e mais louco voltar! Eu sabia disso na teoria, estava com medo da volta...mas também calma e tranquila com a decisão de voltar....mas quando cheguei...nosssa!!! louco, louco, louco!! A sensação que tenho e que acabei de acordar de um sonho, de um sono profundo e não sei precisar por quanto tempo dormi e nem onde acordei! Bom, cheguei com 5 horas de difernça...tinha fome de almoço as 10h da manhã...sono de matar qualquer bebe as 7h30 da noite....isso em uma semana e meia passou....ainda estou comendo tudo o que me fez muita falta: feijao, arroz com tempeo de cebola e alho, bife com cebola, churrasco, farofa, mandioca, polenta, coxinha de frango, empadinha, pão de queijo, couve, mamão, goiaba, manga, banana frita, pastel, caldo de cana, bolacha passatempo, muito guaraná, agua de coco, suco de laranja! suco de limão, suco de abacaxi..sucos de frutas naturais! vitaminas! Enfim, minha lista não acabou ainda!!! Adoro ouvir radio! mesmo que em londrina a grande moda seja sertaneja..não faz mal..até issso tava com saudades!!!
Nos primeiros dia que dirigi foi estranho....fazia as coisas dentro das regras...as pessoas não gostam...aqui não é para diminuir a velocidade no farol amarelo e ir parando, aqui é preciso acelerar para não ser multado quando virar vermelho e vc estiver passando....aqui vc não espera o pedestre passar, vc acelera para ele aprender a não atrapalhar os carros.....vc não pode andar na maxima permitida..pois as pessoas colam na sua bunda.....agora já reacostumei...embora ainda de mais passagem a pedestres....
Ver uma padaria!! issso foi uma emoção!!  Pão francês na chapa com manteiga  e suco de laranja enorme, um copo todo só de laranja, sem ser uma laranja (já meio podre) com muita agua e muito caro em euros num mini copo.....E na padaria vendia também outras coisas além de pão....tipo presunto (que vc compra por gramas, tipo 100 gramas para 2 pessoas, acho... e não uma caixinha com apenas duas fatias de presunto...), Guaraná, cerveja, broa de fuba, pao de queijo..nossa tantas coisas!!! E a pessoa que pega o pão não é a mesma que pega seu dinheiro!! e ainda tem um TV passando futebol!! isso é realmente uma padaria brasileira!!!
As baratas confesso que não estava com saudades.....mas tb não sei o que é pior...barata de sao paulo ou rato de paris?
ir ao supermercado tb foi uma grande emoção!!! Só comprei coisas maravilhosas (como as já citadas acima!) Ir ao posto de gasolina parece mágico! vc nao precisa nem sair do seu carro! vem uma pessoa simpática que sorri, faz qualquer piadinha do momento, pergunta quanto ele poe no seu tanque, vc pode pagar sem mesmo sair do carro!!!!! Vc não precisa ficar com a mão cheirando a gasolina!!!! Ele pode mesmo oferecer de lavar seu vidro!! Alias, assisti a limpeza de carro aqui tb é ujma experiencia a parte!!!Vc não precisa passar algum tempo para comprender a maquina, ou pagar a ducha por minutos que vc mesmo usa para lavar seu carro.....
e sentar dois minutos para tomar um caldo de cana e um cara já puxar papo, já dá o telfone, e já te convida pra jantar!! tudo muitooooooooooo diferente!!!
Fico impressionada cmo as pessoas ajudam sem vc nem pedir!! Fiquei estarrecida quando no aeroporto, eu que já estava na posição: pegar mala sozinha de 32 kg da esteira...e de repente veio alguém, me viu, tirou a mala para mim, colocou no acrrinho e ainda me perguntou se eu tinha outra!!!! vcs podem imaginar a emoção??? Fiquei pasma!!!!! Quase dei um abraço forte para agradecer!! Até os comissarios da TAM que oferecm balinhas sorrindo e brincam com crianças quando elas passam!!! isso é brasileiro!!!!
O som do aviao, alé da boa música, as pessoas conversando!! Tipo: uma pessoa de um corredor com a do outro corredor: " Vc tb vai pro inetrior de minas gerais!? Que legal! minha tia mora lá! então me da seu telefone que quando vc for, eu vou te chamar para comer um bolo de fubá...".e assima conversa rola solta!!!
Fui em médicos...ver as secretarias conversando com secretarias de outros consultorios para marcar exames: " Oi Flor! Tudo bem? é a fulana...e ai resolveu aquele seu encontro? Entao querida to ligando pq a paciente XX precisa passar par afzer um exame.. ..ah so dia tal...mas ela queria antes....ahh ve ai fofa!! Ah nao mas o que o cú tem a ver com as calças, encaixa a paciente.."Acho lindooooooooooooooooooooooo!! Sei que vcs vao dizer...issso são modos! que horror, que falta de educação! Eu já achei lindo a proximidade entre as pessoas, a vontade de achar uma soulção!!!
Agora a experiencia é contraria é de reobservar a nossa cultura!! as vezes se lmoço fora, fico tao observando as pessoas, as relaçoes, a maneira de se comprimentar, de olhar, que minha mãe diz: "para filha, ta ficando chato, vc nem pisca...."
Fui a sampa, mas bem rapido, so para ver a familia que eu estava morrendo de saudades, e na segunda-feira aindei pela av. paulista. Sei que muitos não gostam de sao paulo, mas eu amo!!! Andei naquela avenida me esperrando em todos pq é lotada de gente, mas eu tava morrendo de felicidade!!! As roupas são mais coloridas! Adoro o clima!!
e este inverno de 28 graus!!!! adoroooooooooooooo e ver as pessoas vestidas de inverno: botas, casacos....pensei será que elas querem seguir a moda, ou realmente estão com frio aos 18 graus??!!!
Ver todos falando no celular em todos os lugares!!!
Bom, é isso...sou muito brasileira...adoro este país! mesmo como todos os problemas! sou otimista! Acho que estamos melhorando e acho que temos tudo para crescer, aprender e a melhorar! temos só 200 anos de vida....tudo começa mesmo desde 1800.....
vou aproveitando essa sensação de redescobrir o conhecido....aos poucos minha cabeça, meu corção tb vao aterrisar no Brasil! na terra do sol, do calor humano, do sorriso, da musica, das festas, da criatividade, da vontade de crescer, a terra de gente que olha para o futuro!!
(sei que alguns poderiam dizer: mas é terra de coisas ruins tb...sim como por exemplo um prefeito cassado ser candidato....e tantos outros, mas esses não quero escrever, podemos olhar para o que temos de bom e lutar para resolver o que temos de problemas!!)
tb poderia contar coisas maravilhosas que tem lá e não tem aqui...tipo vinhos bons e baratos, transporte publico que funciona de verdade, a qualidade de vida, a cultura, a quelidade do ensino, os museus, a segurança....e enfim há milhares de coisas otimas lá tb! mas só quis contar um pouco das sensações de chegar.....isso não é um julgamento, não tem certo nem errado, o que escrevo não é verdade absoluta! são apenas os meus sentimentos, as minhas observaçoes e sensações!!

Sem comentários:

Enviar um comentário